Mito ou verdade: Onze curiosidades sobre as Três Pedras


A beleza vem acompanhada de um contexto de mistério com mitos e lendas que se acumulam ao longo dos anos, atiçando a curiosidade de moradores locais e visitantes.

Uma história com índios adoradores de deuses antigos, aparições e aterrissagem de extraterrestres e bolas de fogo que sobrevoam a região e que adicionam à paisagem elementos que as transformam em grande atrativo.

Atrativo esse que recebe atenção de adeptos do esporte de aventura, com atletas percorrendo suas trilhas nas mais diversas modalidades durante todo o ano.

Nesse post elencamos 11 curiosidades que você precisa saber ao visitar essa região que se destaca na geografia regional.


Confira  a lista de curiosidades


1)      As Três Pedras estão em ponto estratégico da Cuesta, na divisa entre as cidades de Botucatu, Pardinho e Bofete, porém a formação rochosa que é um dos principais atrativos visuais da cidade de Botucatu está em território da vizinha Bofete.



2) As Três Pedras integram a formação geológica conhecida como Gigante Deitado que pode ser admirado pela rodovia Marechal Rondon próximo à Bofete. No caso, as pedras formam o pé do gigante.

3)      A extensão total das Três Pedras supera 600 metros, a primeira tem aproximadamente 40 metros de altura, a do meio cerca de 50 metros de altura e 200 metros de comprimento. A terceira pedra possui 30 metros de altura e 80 metros de extensão.

4)   Opções diversas de entretenimento são oferecidas ao redor das Três Pedras, armazens  e restaurantes estão instalados em mirantes bem posicionados da Cuesta. Estabelecimentos preparados para receber turistas oferecem alimentação típica e música ao vivo.

Esportes radicais como rapel, tirolesa e o cicloturismo são serviços oferecidos por agências especializadas.

5)      As Três Pedras  podem ter servido de ponto de referência para os indígenas sul-americanos que percorriam o lendário Caminho do Peabiru. Caminho utilizado muito antes do descobrimento, ligando o litoral ao interior do continente. 

6)      Uma das lendas locais diz que um tesouro Jesuíta está enterrado nas proximidades ou em cavernas das Três Pedras. Por volta do século XVIII padres foram cercados por indígenas  e para enterraram o tesouro e foram mortos pelos índios em seguida.

Outra versão dessa história diz que escravos abriram uma vala guardaram o ouro e em seguida os padres mataram todos e enterraram junto com o tesouro.

7)      O sacerdote capuchinho Frei Fidélis da Mota (Frei Fidelis Maria di Primiero) foi tranferido para Botucatu em 1952 e escreveu os livros  “Hércules e América Pré Histórica” e “Fomos e Somos a Atlântida”, onde divulga que os indígenas da região realizavam nessas pedras o culto negro da serpente ou cultos negros da antiga Suméria.

8)     Fídelis criou todo um imaginário popular em torno das Três Pedras, ele defendia que a pedra do meio, era um Templo construído por indígenas há 3.000 AC, no caso o Templo da Serpente. Tendo inclusive, desenvolvido um dicionário Sumério durante seus estudos sobre o local.

9)    Existe a fama de que avistamentos de óvnis são comuns nas Três Pedras. Luzes que se movem entre uma direção e outra, ou próxima da Pedra do Meio é assunto entre antigos moradores da região.  Existem ainda aqueles que acreditam que o local serviria de ponto de aterrissagem desses objetos. Essa fama coloca Botucatu no roteiro do ufoturismo.

10)      Turistas e pesquisadores que visitam a região relatam fenômenos estranhos como a interferência magnética nas bússolas. Um grupo de pesquisadores da revista UFO, em 2010, relataram que a agulha de uma bússola de precisão, em alguns pontos, apontava para a direção à pedra do meio. 

11)      A Famosa formação rochosa das Três Pedras pode ter servido de inspiração para a escritora Maria José Duprê, quando escreveu o clássico "A Montanha Encantada". Durpê nasceu em Botucatu e residiu em Vitoriana, sendo também autora da obra "A Ilha Perdida", o livro mais vendido da série vagalume.

-----------------------------------
Conheça nossas redes sociais


Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

Dexco vai inaugurar em Botucatu com estimativa de geração de 350 empregos diretos

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo