Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina

Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina, isso é importante pois grupos de mulheres indígenas do país empreendem uma caminhada desde o dia 14 de março em direção à cidade de Buenos Aires. Elas chegarão no dia 22 de maio na capital federal, dia da plurinacionalidade dos territórios. Para o bloco sul, a caminhada total será de cerca de 1.900km, e, para o bloco norte, 1.200km, segundo estimativas recentes das ativistas. Também partiram grupos do leste e oeste do país, reunindo mulheres de diferentes nações indígenas. "Caminhamos para propor que o terricídio seja considerado um crime de lesa humanidade e lesa natureza", afirmam, em comunicado. "Sabemos que não é o melhor momento para sair dos territórios. No entanto, se ficamos em casa, continuam nos matando." O conceito de terricídio foi criado pelo movimento de mulheres indígenas para englobar as diversas formas de assassinato das formas de vida. Trata-se de feminicídio, ecocídio

Mito ou verdade: Dez curiosidades sobre as Três Pedras

A beleza vem acompanhada de um contexto de mistério com mitos e lendas que se acumulam ao longo dos anos, atiçando a curiosidade de moradores locais e visitantes.

Uma história com índios adoradores de deuses antigos, aparições e aterrissagem de extraterrestres e bolas de fogo que sobrevoam a região e que adicionam à paisagem elementos que as transformam em grande atrativo.

Atrativo esse que recebe atenção de adeptos do esporte de aventura, com atletas percorrendo suas trilhas nas mais diversas modalidades durante todo o ano.

Nesse post elencamos 10 curiosidades que você precisa saber ao visitar essa região que se destaca na geografia regional.

Confira  a lista de curisosidades

1)      As Três Pedras estão em ponto estratégico da Cuesta, na divisa entre as cidades de Botucatu, Pardinho e Bofete, porém a formação rochosa que é um dos principais atrativos visuais da cidade de Botucatu está em território da vizinha Bofete.



2) As Três Pedras integram a formação geológica conhecida como Gigante Deitado que pode ser admirado pela rodovia Marechal Rondon próximo à Bofete. No caso, as pedras formam o pé do gigante.

3)      A extensão total das Três Pedras supera 600 metros, a primeira tem aproximadamente 40 metros de altura, a do meio cerca de 50 metros de altura e 200 metros de comprimento. A terceira pedra possui 30 metros de altura e 80 metros de extensão.

4)   Opções diversas de entretenimento são oferecidas ao redor das Três Pedras, armazens  e restaurantes estão instalados em mirantes bem posicionados da Cuesta. Estabelecimentos preparados para receber turistas oferecem alimentação típica e música ao vivo.

Esportes radicais como rapel, tirolesa e o cicloturismo são serviços oferecidos por agências especializadas.

5)      As Três Pedras  podem ter servido de ponto de referência para os indígenas sul-americanos que percorriam o lendário Caminho do Peabiru. Caminho utilizado muito antes do descobrimento, ligando o litoral ao interior do continente. 

6)      Uma das lendas locais diz que um tesouro Jesuíta está enterrado nas proximidades ou em cavernas das Três Pedras. Por volta do século XVIII padres foram cercados por indígenas  e para enterraram o tesouro e foram mortos pelos índios em seguida.

Outra versão dessa história diz que escravos abriram uma vala guardaram o ouro e em seguida os padres mataram todos e enterraram junto com o tesouro.

7)      O sacerdote capuchinho Frei Fidélis da Mota (Frei Fidelis Maria di Primiero) foi tranferido para Botucatu em 1952 e escreveu os livros  “Hércules e América Pré Histórica” e “Fomos e Somos a Atlântida”, onde divulga que os indígenas da região realizavam nessas pedras o culto negro da serpente ou cultos negros da antiga Suméria.

8)     Fídelis criou todo um imaginário popular em torno das Três Pedras, ele defendia que a pedra do meio, era um Templo construído por indígenas há 3.000 AC, no caso o Templo da Serpente  

9)    Existe a fama de que avistamentos de óvnis são comuns nas Três Pedras. Luzes que se movem entre uma direção e outra, ou próxima da Pedra do Meio é assunto entre antigos moradores da região.  Existem ainda aqueles que acreditam que o local serviria de ponto de aterrissagem desses objetos. Essa fama coloca Botucatu no roteiro do ufoturismo.

10)      Turistas e pesquisadores que visitam a região relatam fenômenos estranhos como a interferência magnética nas bússolas. Um grupo de pesquisadores da revista UFO, em 2010, relataram que a agulha de uma bússola de precisão, em alguns pontos, apontava para a direção à pedra do meio. 

-----------------------------------

Renato Fernandes Jornalista com ampla experiência, antes de ingressar na redação do Segue Rumo passou por importantes meios de comunicação da cidade onde reside (Botucatu), como Diário da Serra (20 anos), folha Serrana, Folha Regional, Revista O Lojista, blog O Grito Notícias, Solutudo. Experiente no jornalismo web e formado em Análise em Mídias Digitais e ampla experiência em SEO atuando ainda na redação, edição, revisão de textos, e produção de conteúdo para o Youtube


Comentários