Os motivos que fazem de Botucatu Top Destino Turístico Cultural

Os motivos que fazem de Botucatu Top Destino Turístico Cultural
Foto Jefferson Faria

Botucatu é Top destino turístico em Turismo Cultural do Estado de São Paulo. A premiação foi realizada na tarde desta quarta-feira (7), em São Paulo. Agora você vai conhecer alguns dos motivos que fazem da cidade um destino imperdível em qualquer época do ano.

Ao acompanhar o trabalho que a cidade desenvolve em sinergia entre Cultura, Turismo e Lazer; e Poder Público, iniciativa privada e instituições, é possível entender porque Botucatu é tão badalada e procurada e multipremiada. 

São inúmeras atividades turísticas culturais que acontecem durante todo o ano. Muitas vezes há mais de uma atividade no mesmo dia. E o melhor, a grande parte é aberta ao público, através da secretaria Adjunta de Turismo, que coordenada, organiza e dá ritmo aos eventos.

Um dos motivos é a própria cidade que se desenvolveu no topo da Cuesta, o que proporciona lindos cenários, paisagens deslumbrantes, mirantes e cachoeiras. A área urbana mistura modernidade e preserva o que há de melhor do período republicano, com prédios históricos de grandes arquitetos restaurados e entregues para o uso da população.

Outro fator que culmina na forte cena turística e cultural, e que oferece acesso a todos às atividades é que a cidade é um celeiro artístico. Berço da música caipira, Botucatu tem DNA musical e criativo e, atualmente, o turismo é o grande potencializador e propagador dos artistas, através das atividades desenvolvidas na Cidade, com editais, como o programa Musitur, que leva música aos pontos turísticos da cidade. Há ainda o Festival das Aves, o Programa de Incentivo à Produção Artística (Pipa). (leia mais abaixo).

Além de Top Destinos, Botucatu venceu o Prêmio de Capital Cultural do Governo do Estado em 2021 e 2022. Entenda os atributos, programas e atividades que colocam a cidade como Top destino em turismo cultural.

Os motivos que fazem de Botucatu Top Destino Turístico Cultural


Organização e infraestrutura Cultural de Botucatu é fundamental


A cidade respira cultura, arte e há organização, harmonia e sinergia entre Poder Público, instituições e iniciativa privada, o que oferece programação variadas com música, artes, teatro e festivais aos visitantes.

Botucatu também possui boa rede hoteleira, restaurantes, lanchonetes e demais serviços encontrados em cidades de médio-porte. Uma cidade preparada para receber todo tipo de turista.

Além disso foi berço de grandes nomes da música sertaneja, como Raul Torres, Angelino de OliveiraAntenor Serra, o Serrinha. 

Foi aqui em Botucatu que surgiu também grandes talentos literários como Maria José Duprê, (que morou no distrito de Vitoriana)  autora de clássicos como "A Montanha Encantada", "A Ilha Perdida" e "Éramos Seis". Além do consagrado autor de novelas da Rede Globo Alcides Nogueira e do premiado escritor infanto juvenil Francisco Marins.

Equipamentos públicos, institucionais e privados para a cultura


Os motivos que fazem de Botucatu Top Destino Turístico Cultural
Foto Jefferson Farias
  • Com uma arquitetura do período republicano, Botucatu tem a única pinacoteca do interior do estado. Instalada em um prédio projetado na década de 1920, pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo – o mesmo que construiu a Pinacoteca do Estado de São Paulo. 

O local já recebeu exposições como Rodin: Figura e Modernidade em parceria com a Pinacoteca de São Paulo; exposição Luso Afro Brasil - encontros: arte, história e memória; Exposição Vale do Rio Omo : o povo e a natureza; exposição Migrações à mesa, em parceria com o Museu da Imigração.

A Pinacoteca também abriga diversos eventos das secretarias de Cultura, Educação e incentiva e apoia a formação de artes, com salas para leitura. Também abriga oficinas e as sessões de Cinema Pontos MIS, em parcerias com o Museu da Imagem e do Som

Os motivos que fazem de Botucatu Top Destino Turístico Cultural

  • O Complexo da Estação Ferroviária de Botucatu também recebe atrações como exposições e musicais. A construção é em estilo Art déco e é possível visitar a cúpula do salão de entrada e os salões superiores onde funcionava a administração.
  • O Mercado Municipal foi restaurado em 2016, o local recebe atrações musicais como o Jazz no Mercadão.
  • A Igreja de Santo Antônio é considerada um dos mais importantes mirantes da cidade. Periodicamente, recebe atrações musicais ao pôr do sol, que encantam milhares de visitantes em dias de atividades.
  • A cidade ainda conta com outros espaços, como o Teatro Municipal, Museu Histórico e Pedagógico, Casa da Juventude, espaços autônomos de arte, bares e cinemas.
Os motivos que fazem de Botucatu Top Destino Turístico Cultural
  • Recursos Humanos - a infraestrutura física necessita da ativação dos espaços. Botucatu é rica em artistas, celeiro cultural e criativo.
  • A cidade possui a Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Jovem, Banda Sinfônica, Grupos de Teatro,

Projetos, planejamento e execução cultural


Os equipamentos e recursos aliados a um trabalho de excelência propicia aos visitantes e moradores uma programação permanente, com programas que vão de levar música aos pontos turísticos (MusiTur), Festival das Aves, Lei Aldir Blanc, Virada SP, e o PIPA (Programa a Produção Artística e Cultural).

O Musitur promove atrações como a Orquestra e banda Sinfônicas Municipal com músicos da cidade no Parques da Marta e da Pedra do ìndio, em Rubião Júnior e na Orla do Rio Bonito. Também são realizadas atividades como o Jazz no Mercadão, no Rio Bonito e em Rubião; feiras turísticas com artesanato, gastronomia, arte e cultura.

Atividades culturais diferenciadas


As orquestras em pontos turísticos e eventos culturais se aliam ao à iniciativa privada com festivais de blues e jazz, festivais de bandas, festival de inverno e programação de Natal.

Há também Festival de inverno, a Semana Angelino de Oliveira (música regional), Projeto Banda na Praça, Oficinas culturais, Circuito Cultural Sesi, Projeto Guri, Pontos MIS - em parceria com o Museu da Imagem e do Som.

Botucatu também recebe circuitos estaduais e nacionais, como a ViradaSP, Lei Aldir Blanc, Proac, Circuito Sesi, entre outros.

 A cidade conta com espaços autônomos de arte, produtores também autônomos realizam uma gama de festivais de Rock, Blues e Jazz e MPB. Há ainda, academias e grupos de dança, grupos de teatro, bares culturais e temáticos.


Botucatu está localizada no centro do Estado


Botucatu é localizada no topo da Cuesta de Botucatu, a 840 metros acima do mar. A cidade está a 220 quilômetros da capital, no centro-oeste paulista, com acesso pelas rodovias Castelo Branco e Marechal Rondon.

O clima é agradável, com biomas de Mata Atlântica e Cerrado, lindas paisagens, flora e fauna, mirantes, cachoeiras e diversos atrativos naturais, urbanos e rurais.

Além do turismo cultural, Botucatu destaca-se também no ecoturismo, bioturismo, turismo e esportes de aventura e turismo rural.


Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

O assassino de crianças Maníaco da Bicicleta oferecia doces às vítimas

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro