Fatos sobre a Catedral de Botucatu que você realmente precisa saber

Fatos sobre a Catedral de Botucatu que você realmente precisa saber
Foto Jefferson Faria

A Catedral Metropolitana de Botucatu, que leva o nome de Catedral Sant'Ana foi construída com ampla ajuda dos moradores, empresários e empreendedores de uma época de ouro, por volta dos anos 1920 e fez dela uma réplica da Catedral da Sé, de São Paulo.

A história do prédio está intimamente ligada com a elevação de Botucatu como Arquidiocese e vale lembrar que a pedra fundamental do monumento foi lançada em 8 de dezembro de 1927, por Dom Carlos Duarte Costa.

A cerimônia contou com a presença do então presidente do Estado, o equivalente ao cargo de governador atualmente, Júlio Prestes. 

Para a época, como já dissemos, foi necessário que voluntários doassem materiais e que também trabalhassem nas obras, que é inspirada e tem como irmã a Catedral da Sé, em São Paulo, que é pelo Arquiteto e Engenheiro alemão Maximilian Emil Hehl.

Fatos sobre a Catedral de Botucatu que você realmente precisa saber
Foto Jefferson Faria


As portas do prédio são uma relíquia à parte, uma obra de arte entalhada em madeira e foram doadas pelo industrial da época Camillo Peduti.

Vale lembrar ainda que a antiga imagem de Sant’Ana foi doada pelo ex-prefeito e industrial da cidade Pedro Losi. Já o vitral que ostenta a imagem da padroeira da cidade, foi presente da família Pedutti.

O engenheiro Adolpho Dinucci, doou as telhas e também o trono episcopal. Trono esse que representa um trabalho majestoso de alunos da Escola Industrial e oferecido pelo Clero da Diocese.

Aspecto gótico transforma a catedral no principal atrativo do centro histórico de Botucatu


O aspecto medieval em estilo gótico sem dúvida fazem dela a principal atração do Centro Histórico de Botucatu, localizado no alto da cidade, entre as Avenidas Santana e Dom Lúcio.

Durante anos foi diante desse monumento que se concentrou as principais festas, feiras e atrações, entre eles as festividades de aniversário da cidade e a Festa de Sant'Ana.

O prédio fica na praça Dom Luiz Maria de Sant'Ana e é recomendada a visitação turística entre os meses de junho e agosto, na época de florada dos Ipês.

O chão rústico de paralelepípedos que circunda o Largo da Catedral é uma curiosidade à parte, pois é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Os Vitrais da Catedral tem uma certa brasilidade rústica pois foram montados na década de 1970, a pedido do arcebispo de Botucatu dom Vicente Marchetti Zioni.

Vitrais da Catedral de Botucatu são inspirados no trabalho de Antônio Pain Filho


Foi através desse respeitado arcebispo que foram instalados 12 vitrais na igreja, todos inspirados na obra do pintor Antônio Pain Filho.

O trabalho do artista  retrata de maneira bem brasileira Nossa Senhora,  e recebem títulos de Madona do Sabiá, Virgem do Maracujá, Madona da Roça, Virgem das Samambais, Virgem da Orquídea, Virgem do Cruzeiro, Madona do Cafezal, entre outros.

O interior da Catedral é uma curiosidade à parte, pois já possuiu outra cor bem diferente, era azul claro com detalhes em rosa. Porém foi no início dos anos 2000, que ela passou a ostentar as cores de hoje.

Em 2015, a cruz posicionada no alto da torre esquerda foi vítima de um temporal e entortou, por essa razão precisou ser retirada e reparada, sendo colocada no mesmo ponto em 2016. O interessante disso é que essa cruz fica a mais de 50 metros do solo, e vendo de longe não parece que ela tem na verdade três metros de altura.

Fatos sobre a Catedral de Botucatu que você realmente precisa saber



No subsolo da Catedral existe uma cripta, chamada de Capela da Ressurreição. É nesse local que estão sepultados bispos e arcebispos de Botucatu, sendo um dos principais pontos de oração e reflexão dos fiéis católicos. 

Nesse local estão sepultados o Monsenhor Paschoal Ferrari, que contribuiu para a instalação da Diocese de Botucatu, o primeiro bispo  da cidade Dom Lúcio Antunes de Souza, Dom Luiz Maria de Santana, Dom Henrique Goland Trindade, Dom Vicente Marchetti Zioni e Dom Antônio Mucciolo.

Por incrível que pareça o monumento foi inaugurado antecipadamente em 8 de dezembro de 1943, quando na realidade ainda faltavam dois para a conclusão das obras. Já as escadarias é uma construção de 1956.

Fatos sobre a Catedral de Botucatu que você realmente precisa saber



Já falamos que o piso de paralelepípedos é tombado pelo Condephaat, portanto acho que não é necessário repetir que a Catedral também tem esse privilégio. Ela é um monumento de interesse histórico, não apenas de Botucatu, mas sim de todo Estado de São Paulo.

O fato de ser tombada impede interferências externas sem autorização do Condephaat, na verdade, todos os prédios na área delimitada pelos paralelepípedos é histórica e não pode ser alterada. 

A construção do prédio é bastante curiosa pois o engenheiro Cav. J. Sachetti, que assina a construção da Catedral , trabalhou uma peculiaridade, vista de cima a igreja matriz tem o formato de uma cruz. 

Vale deixar claro, que nem sempre a Catedral foi tão bem iluminada, em 2011 a administração pública decidiu trocar o sistema de iluminação do Largo da Catedral através do Programa “Ilumina Botucatu”, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a CPFL Paulista. 

Através desse programa foram instalados oito postes modelo “veleiro”, com quatro luminárias cada e lâmpadas de vapor metálico de 250 watts.

Entre 2016 e 2020 o interior da Catedral passou por manutenção geral, recuperando o piso, renovando a parte elétrica, reforma da Cripta, adequação do piso inferior para salas de atendimento, Secretaria Paroquial e espaço para as Pastorais.

Fatos sobre a Catedral de Botucatu que você realmente precisa saber


No dia 20 de setembro de 2017 a imagem do Cristo que fica na Cúpula da Catedral, passou por uma pintura geral que comtemplou ainda a cúpula. Para esse trabalho foi realizado o processo de impermeabilização, devido a infiltração e a exposição ao tempo da estrutura.

Em março de 2022 diante da autorização do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), teve início à recuperação da área externa da Catedral e em setembro do mesmo ano teve início a pintura do exterior da matriz de Botucatu.


Por Renato Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

O assassino de crianças Maníaco da Bicicleta oferecia doces às vítimas

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro