Obras de Auguste Rodin em exposição na Pinacoteca em Botucatu



Um conjunto de 10 esculturas originais e 76 fotografias documentais da vida do artista francês Auguste Rodin será exibido gratuitamente na Pinacoteca Fórum das Artes, em Botucatu, entre os dias 3 de agosto a 15 de dezembro de 2019.

A exposição, "Figura e modernidade:  Auguste Rodin" conta com o patrocínio da CPFL Energia, e tem curadoria de Valéria Piccoli, passou pelo Instituto CPFL, em Campinas, com permanência entre 20 de março a 29 de junho de 2019, tendo recebido 10.710 visitantes.

Segundo Valéria Piccoli a exposição apresenta fundições recentes de obras clássicas do artista, realizadas sob supervisão do museu francês.

Fazem parte também, um conjunto de 76 fotografias em que o artista aparece trabalhando em seu ateliê, acompanhado de modelos de suas esculturas ou mesmo de amigos e mecenas.

“O material é constituído de fac-símiles de itens dos arquivos do Musée Rodin e ajudam a compor um percurso cronológico pela vida do artista, mostrando outros artistas e intelectuais que ele admirava e com quem se relacionava. Mais curioso é que algumas dessas fotos revelam como Rodin utilizava a fotografia no processo de composição de suas esculturas ”, completa ela.

A Pinacoteca é o único museu no Brasil a possuir um acervo representativo do artista, tornando essa itinerância uma iniciativa de grande interesse para o público dos museus e espaços culturais do interior do estado.

A exposição também mostra o papel da instituição enquanto equipamento do Estado. “A exposição oferece ao público paulista uma oportunidade única de conhecer um grupo de obras de um artista que é, reconhecidamente, um precursor da escultura moderna. A Pinacoteca cumpre cada vez mais, por meio desta iniciativa, sua missão de promover a experiência do público com a arte, estimular a criatividade e a construção do conhecimento para além de sua sede na cidade de São Paulo”, resume o diretor-geral do museu, Jochen Volz.

 A relação da Pinacoteca com o escultor Auguste Rodin (1840-1917) se iniciou em 1995, no contexto das exposições Rodin: Esculturas e Rodin e a Fotografia, realizadas em parceria com o Museu Rodin, de Paris. As mostras receberam, juntas, mais de 183 mil pessoas e marcaram também o início das exposições internacionais de grande porte na instituição.

Naquele ano, o museu conseguiu, graças à campanha de doação junto ao público, adquirir A Musa Trágica (1890-92). Em seguida, seria a vez de O Gênio do Repouso Eterno (1899-1902), doada ao museu pelo Shopping Center Iguatemi no mesmo ano.

Trata-se da 11ª cópia disponível no mundo e considerada uma das mais monumentais do artista, com cerca de dois metros de altura e 500 quilos. Até o ano de 2005, o museu incorporaria ainda mais oito esculturas: Torso masculino do Beijo (c. 1886), Torso do filho de Ugolino (1882), Bacanal (1880-1990), Musa de Whistler - Estudo para o monumento "Tipo C” (c. 1905-1906), Torso da Sombra (1880), Toalete de Vênus e Andrômeda (c.1890-1987), A sacerdotisa (c. 1899-1995) e Homem que caminha sobre coluna (1877-1990).

SOBRE A PINACOTECA DE SÃO PAULO

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até́ a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade. Instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

O acervo original da instituição foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Hoje este acervo ultrapassa o número de 10 mil obras. Em 2004, a Pinacoteca incorporou o edifício do Largo General Osório que, originalmente, abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. O edifício foi totalmente reformado pelo arquiteto Haron Cohen e passou a chamar-se Estação Pinacoteca, hoje Pina_Estação, para receber parte do programa de exposições temporárias.

PINACOTECA FÓRUM DAS ARTES

A criação da Pinacoteca Fórum das Artes nasce da ideia de transferir o MAC Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins  para o edifício do antigo Fórum de Justiça, projeto de autoria do escritório Ramos de Azevedo, principal  ícone da arquitetura do século XX e cedido pelo Governo do Estado para  Botucatu com finalidades culturais e educativas.

A partir do convênio estabelecido com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio da UPPM, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico,  iniciaram-se as obras de reforma e adequação para que o edifício atendesse de forma qualificada, todos os setores necessários à implantação de um novo museu.

A Pinacoteca Fórum das Artes é um  complexo cultural vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, que sediará o MAC - Museu de Arte Contemporânea Itajahy Martins, exposições da Pinacoteca de São Paulo, de outras Instituições afins e exposições temporárias, de artistas locais e projetos de Arte Contemporânea, na Galeria Fórum das Artes.

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e o Fórum das Artes apresentam, de 3 de agosto a 15 de dezembro de 2019, Figura e modernidade: Rodin no acervo da Pinacoteca de São Paulo, que reúne a coleção completa da Pinacoteca referente ao artista francês.

A exposição marca a abertura  da Pinacoteca Fórum das Artes ao público com a exposição do escultor francês Auguste Rodin,  consolidando a parceria de Botucatu com a Pinacoteca de São Paulo.

Reabre a sede definitiva do MAC Itajahy Martins com as exposições Diálogos em contexto, obras do acervo do MAC, a exposição Memorial Itajahy Martins com obras e objetos do fundador do MAC, doados pelo artista e pela família;  a exposição A casa: jogos de luz de cor exposição individual de Amélia Piza, artista plástica botucatuense, a primeira diretora do MAC e a exposição Conexão Gráfica na Galeria Fórum das Artes com gravuras doadas pelo Instituto Itaú Cultural.

Um complexo de arte e cultura para o deleite da cidade de Botucatu e toda a região.

A Pinacoteca Fórum das Artes - MAC Itajahy Martins, fica na rua General Teles, 1040.
Os horários para visitação de quarta a sexta é das 8h30 às 17 horas e aos sábado, domingo e feriado das 11 às 17 horas.

Agendamento de visitas educativas: segunda a sexta das 9h às 17h
Fone: (14) 3811-1481 – forumdasartes@botucatu.sp.gov.br

Entrada Gratuita | Classificação livre

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando