Hospital das Clínicas emite carta aberta alertando sobre a variante Ômicron

Hospital das Clínicas emite carta aberta alertando sobre a variante Ômicron


O Hospital das Clínicas de Botucatu (HCFMB)  emitiu uma carta aberta à população onde pede  esforços nas medidas protetivas e cuidados essenciais, como evitar aglomerações, manter o uso de máscara e do álcool gel, e ressalta que está atuando acima da capacidade e todas as unidades do complexo.

Confira o documento

Carta aberta do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) à comunidade

Seguimos enfrentando mais um momento delicado em função da pandemia da Covid-19.

Apesar de a atual variante Ômicron ser considerada como “leve”, é importante destacar que não deve ser descrita como branda. Sua capacidade de transmissão é considerada a mais alta de todas as outras cepas identificadas até então.

A vacinação tem uma grande importância neste cenário, principalmente em Botucatu, palco de uma pesquisa inédita da vacina Oxford-AstraZeneca, que possibilitou a vacinação em massa da população. Como já amplamente divulgado e comprovado por pesquisas científicas e autoridades de saúde, as vacinas contra a Covid-19 evitam a hospitalização e a morte em mais de 90% dos casos, mas não o contágio e a transmissão do vírus.

Frente ao cenário atual e considerando o aumento do número de casos de síndrome gripal não só em Botucatu, mas em toda a região que depende do seu atendimento, o HCFMB instituiu uma Comissão formada por profissionais de saúde de diferentes áreas, que visa trabalhar na implantação de medidas importantes para garantir a assistência não só ao município de Botucatu, mas das 68 cidades que o HCFMB atende, com abrangência de cerca de dois milhões de pessoas. 

Com o avanço da variante Ômicron e a redução das medidas essenciais de prevenção, o número de pacientes internados em nosso complexo hospitalar com Covid-19 aumenta consideravelmente. Os espaços para isolamento estão limitados e o alto número de profissionais afastados por síndrome gripal impacta no atendimento. Em paralelo, o número de pacientes com diferentes tipos de doenças que precisam de atendimento aumenta a cada dia.

O HCFMB reitera mais uma vez que neste momento está atuando acima da capacidade e todas as unidades do complexo não podem mensurar o tempo de atendimento.  Continuamos todos os dias analisando o fluxo de atendimento e reforçando a conscientização e prevenção entre a população, servidores e principalmente pacientes.

Por fim, pedimos a todos que mantenham os cuidados essenciais, como o uso de máscara, álcool gel e que evitem aglomerações. Com essas medidas, cuidamos da nossa saúde e do próximo. O HC evidencia seu compromisso em promover atendimento digno e de qualidade a todos os pacientes neste momento

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