Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

Carreta de fertilizante cai no Rio Paranapanema

Carreta de fertilizante cai no Rio Paranapanema


Uma carreta carregada com fertilizantes caiu no Rio Paranapanema, em Itatinga (SP), ao errar a entrada para a balsa e passar direto pela margem invadindo as águas.

O acidente aconteceu na manhã de sexta-feira (3), e foram captadas pelo circuito de segurança de monitora o acesso à balsa que que liga Itatinga ao município de Paranapanema.


Em alta velocidade e desgovernado, pelo caminho em direção ao rio, parte da carga da carreta caiu pelas laterais do veículo. O motorista saiu sem ferimentos após a cabine da carreta ficar quase que totalmente submersa.

A carroceria ficou parcialmente na água e parte da carga caiu no leito do rio.

A operação da balsa mantem as saídas a cada meia hora e não foi afetada pelo acidente.



Comentários