Polo Cuesta inicia construção de Planejamento Estratégico para o Turismo Regional

O Consórcio Polo Cuesta, em parceria com o Instituto Jatobás, deu início à construção de um Planejamento Estratégico para o turismo. Este documento irá auxiliar os municípios da região a compreender, estruturar e integrar ações para este setor nos próximos anos. O primeiro encontro foi realizado no último dia 25 de novembro, na Fazenda dos Bambus, em Pardinho, e contou com a presença de dirigentes municipais de turismo da região, que agrega nove cidades: Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Paranapanema, Pratânia, Pardinho e São Manuel. “Trata-se de uma iniciativa inédita para o consórcio, que em 2021 está completando 20 anos. Estamos em um momento de transformação. Precisamos planejar para executar com sucesso todos os nossos sonhos para este setor”, diz Thiago Henrique Donini, diretor executivo do Polo Cuesta. “Queremos nos estruturar, unir e organizar como progredir, olhar os futuros possíveis e construí-los, beneficiando a nossa região. Especialmente a economia local que o

Funcionários do comércio terão reajuste de 10,42% na região de Botucatu

Funcionários do comércio terão reajuste de 10,42% na região de Botucatu

Os funcionários do comércio de Botucatu e região terão um reajuste salarial na ordem de 10,42%, tomando como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado em 8 de setembro.

O dissídio foi assinado entre o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sincomerciários) e Sindicato do Comércio Varejista de Botucatu, no dia 19 de outubro, durante uma reunião entre as lideranças sindicais que iniciou às 10 horas vindo a terminar por volta das 17h30.

A aprovação do reajuste foi definida com atraso, pois a data base da categoria ocorre no dia 1º de setembro, entretanto como os valores do dissídio acompanham o INPC, já há três anos foi necessário adiar a reunião. Entretanto, quem sai no lucro com a decisão são os comerciários, que terão esse repasse na folha de pagamento de forma retroativa.

Com a alteração o piso dos comerciários na área de abrangência do sindicato que representa os comerciários ficará entre R$ 1.600,00 a 1.700,00 com pagamento retroativo a setembro, entretanto em alguns casos, como as micro e pequenas empresas, existe a possibilidade de aplica o valor até 31 de dezembro, porém para ter direito a esse parcelamento é necessário aderir ao Repis.

Com esse parcelamento as empresas de menor porte terão a opção de dividir o reajuste como piso especial sendo necessário o pagamento de até 6% até dezembro e 4% a no início do próximo ano.

Vale lembrar que os valores do reajuste é o maior dos últimos três anos, ressaltando que os valores do reajuste superam a soma dos dois últimos, lembrando que em 2019 o reajuste foi e 4,5% e em 2020, apenas 2,94%, ou seja, a soma de ambos totaliza 7,44%.

Atualmente o Sincomerciários atende mais de 10.000 trabalhadores tendo sua base territorial as cidade de Pereiras, Pratânia, Lençóis Paulista, São Manuel, Borebi, Bofete, Anhembi, Areiópolis, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista e Pardinho, ou seja, esse reajuste vale para todos esses municípios.

Comentários