Pinacoteca recebe exposição “Em Volta do Tempo”, de Renata Egreja, em outubro

As telas da artista plástica paulista Renata Egreja serão a atração da programação da Pinacoteca “Fórum das Artes”, de Botucatu, a partir do dia 10 de outubro. A exposição “Em volta do tempo”, é resultado do Prêmio de Artes Visuais do ProAC LAB 2020, incentivado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.  Na cidade de Botucatu ela recebe o apoio das secretarias de Cultura e Educação, em parceria com o Museu Botucatu. A mostra mescla trabalhos inéditos de Egreja, apresentando 5 telas grandes sobre tela e 10 aquarelas, além da instalação imersiva “Mesa Posta” (2021), que convida o espectador a mergulhar na obra e observá-la desta perspectiva, com cores e formas sugerindo sons e movimento, propondo um estado de encantamento. A exposição, que ocupará duas salas e o átrio da Pinacoteca, faz parte de um projeto que remete a experiência de retorno à terra natal. Lugar em que a artista cresceu e agora regressa com um olhar

Polícia Militar apreende seis armas de fogo e mais de 20 quilos de maconha em Araçariguama

Polícia Militar apreende seis armas de fogo e mais de 20 quilos de maconha em Araçariguama


A Polícia Militar apreendeu seis armas de fogo e mais de 20 quilos de maconha em uma ação que também resultou na prisão de dois homens, de 32 e 63 anos. O flagrante ocorreu nesta segunda-feira (9), em Araçariguama, no interior do Estado.

Uma equipe da PM descobriu que uma grande quantidade de entorpecentes chegaria na Estrada Itatuba e foi até o local verificar. No endereço, os militares se depararam com dois suspeitos, sendo que um fugiu ao perceber a presença da equipe.

O homem que permaneceu no local foi abordado e próximo a ele se encontrava uma motocicleta com os sinais identificadores suprimidos e sem placas.

Questionado, o suspeito disse que o veículo pertencia ao homem que fugiu. Sobre estar traficando entorpecentes no local, no entanto, o abordado negou, mas confessou que possuía algumas armas de fogo em sua residência.


O homem levou os policiais até o seu imóvel, onde foram encontradas duas garruchas de calibre 22, um simulacro e diversas munições. Outras quatro cartucheiras, dos calibres 28,36 e 40, foram localizadas em um matagal próximo, indicado pelo próprio suspeito como local usado por ele para esconder o armamento.

Saindo do matagal, os militares abordaram outro homem que confessou ter adquirido grande quantidade de drogas para a venda e levou os PMs até a sua casa. No local, foram localizados 32 tijolos de maconha em um matagal, além de três papelotes e cinco cigarros da mesma substância, totalizando 21 quilos de entorpecentes. Também foram encontrados itens para embalar e pesar as substâncias, como sacos plásticos e balança de precisão, anotações do tráfico e R$ 520 em espécie.

As drogas, armas, munições, a motocicleta e outros objetos foram apreendidos para perícia e o dinheiro recolhido, assim como um celular.

Os dois homens foram presos em flagrante e levados à Delegacia Sede da cidade, onde foi verificado que contra um deles havia um mandado de prisão em aberto.

A ocorrência foi registrada como tráfico de entorpecentes, posse irregular de arma de fogo de uso permitido, captura de procurado e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Os dois autores permaneceram detidos à disposição da Justiça. O terceiro envolvido, que fugiu, já foi identificado e é investigado.

Comentários