Pinacoteca recebe exposição “Em Volta do Tempo”, de Renata Egreja, em outubro

As telas da artista plástica paulista Renata Egreja serão a atração da programação da Pinacoteca “Fórum das Artes”, de Botucatu, a partir do dia 10 de outubro. A exposição “Em volta do tempo”, é resultado do Prêmio de Artes Visuais do ProAC LAB 2020, incentivado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.  Na cidade de Botucatu ela recebe o apoio das secretarias de Cultura e Educação, em parceria com o Museu Botucatu. A mostra mescla trabalhos inéditos de Egreja, apresentando 5 telas grandes sobre tela e 10 aquarelas, além da instalação imersiva “Mesa Posta” (2021), que convida o espectador a mergulhar na obra e observá-la desta perspectiva, com cores e formas sugerindo sons e movimento, propondo um estado de encantamento. A exposição, que ocupará duas salas e o átrio da Pinacoteca, faz parte de um projeto que remete a experiência de retorno à terra natal. Lugar em que a artista cresceu e agora regressa com um olhar

Prefeitura de Botucatu entrega mais uma escola de Ensino Integral

Prefeitura de Botucatu entrega mais uma escola de Ensino Integral


A Prefeitura de Botucatu fará nesta sexta-feira, 14, a entrega de mais uma escola de Ensino Integral, desta vez no Conjunto Habitacional Humberto Popolo, a Cohab I, região sul da Cidade. 

A nova unidade escolar atenderá alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental,  e possui aproximadamente 1.600 m² de área construída, com 10 salas de aula e capacidade para atendimento de até 300 alunos em período integral.

A unidade foi construída com a colaboração de servidores públicos municipais. Com isso, a Prefeitura conseguiu economizar aos cofres públicos mais de 30% do valor orçado.

Inicialmente a escola atenderá 150 alunos oriundos do Conjunto Habitacional Eng. Francisco Blasi (Cohab do SESI) e Parque Residencial 24 de Maio, em sua maioria estudantes da EMEF Nair Amaral, os quais serão transportados pelos veículos da frota escolar municipal.

“É uma alegria poder entregar mais uma escola de ensino integral ao Município. Esta é a quarta escola que inauguramos e com certeza será mais um instrumento que trará um aprendizado de qualidade aos nossos alunos. Esta escola receberá o nome da Profª. Elza Judith Carmelo Torres, em uma justa homenagem para uma educadora que se dedicou muito a seus alunos”, comentou o Prefeito Mario Pardini.

A Rede Municipal de Ensino conta atualmente com cinco escolas de período integral, localizadas nos bairros Jardim Cambuí, Jardim Itamarati, Residencial Cedro, Residencial Maria Luiza e Jardim Monte Mor.

Botucatu conta com 64 escolas na Rede Municipal, com cerca de 15 mil alunos matriculados, da Educação Infantil ao Ensino de Jovens e Adultos e Educação Especial.

Arte na escola

A nova escola recebeu um presente muito especial do artista plástico Gustavo Varolli. As paredes brancas ganharam tons coloridos, com desenhos que expressam a natureza, como árvores, flores, folhas, animais e pássaros.

De acordo com Gustavo Varolli, a intenção ao colorir as paredes da escola foi de transformar o espaço em um local mais acolhedor para os alunos na volta às aulas e que os estudantes percebam que a natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.

Serviço: EMEFI Prof.ª Elza Judith Carmelo Tôrres - Av. Jaime de Almeida Pinto, s/n - Cohab I - Botucatu


Comentários