Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina

Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina, isso é importante pois grupos de mulheres indígenas do país empreendem uma caminhada desde o dia 14 de março em direção à cidade de Buenos Aires. Elas chegarão no dia 22 de maio na capital federal, dia da plurinacionalidade dos territórios. Para o bloco sul, a caminhada total será de cerca de 1.900km, e, para o bloco norte, 1.200km, segundo estimativas recentes das ativistas. Também partiram grupos do leste e oeste do país, reunindo mulheres de diferentes nações indígenas. "Caminhamos para propor que o terricídio seja considerado um crime de lesa humanidade e lesa natureza", afirmam, em comunicado. "Sabemos que não é o melhor momento para sair dos territórios. No entanto, se ficamos em casa, continuam nos matando." O conceito de terricídio foi criado pelo movimento de mulheres indígenas para englobar as diversas formas de assassinato das formas de vida. Trata-se de feminicídio, ecocídio

Análise de um fundo "Inteligente" Santander


Até poucos dias atrás este era um dos fundos de renda fixa que o Santander administrava para seus clientes.

Um fundo simples com liquidez diária em que o gestor comprava títulos públicos atrelados a inflação ou adquiria quotas de outros fundos com o mesmo objetivo.

É praticamente o mesmo que você sentado no sofá da sua casa em frente ao computador comprando títulos do Governo por meio da plataforma TESOURO DIRETO. Simples não?

Mas para esse gestor não parece ser tão simples assim. Veja a taxa de administração ao lado direito da imagem: 5,5% ao ano. Na época a taxa Selic - taxa de referência do mercado - era 6%. Ou seja, o fundo ficava com QUASE TODO SEU RENDIMENTO. Abaixo da taxa destaquei o risco: BAIXO.

No centro da imagem na " Rentabilidade Acumulada" mostra quanto o fundo rendeu em 2018.

Apenas 11,20% do CDI ! ou seja, o CDI rendeu 6,42% no ano de 2018 e este fundo Inteligente Santander rendeu para o cliente míseros 0,72% o ano todo.

O fundo cobra muito alto para uma administração com risco baixo pois não exige tanto conhecimento e dedicação para dar retorno ao cliente ... nem mesmo um fundo de ações cobra isso. Este fundo devia rentabilizar para o cliente no mínimo o mesmo que a poupança rende.

E aí, acha este fundo tão inteligente assim ? com certeza para o banco é.

______________________________________________________

Por: Fernando de Camargo 
Conselheiro Financeiro - Graduado em Gestão Financeira com certificação da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - Tel: (14) 3354-3672 -  (14) 9975-42707 


------------------------------------------------------------------------------------

Comentários