Exposição “Birds na Pina - Aves de Botucatu” já está aberta para visitação

A exposição de fotografias “Birds na Pina” já está aberta ao público. Os visitantes poderão contemplar imagens de cerca de 70 espécies de aves que vivem em Botucatu, registradas por diversos fotógrafos. Promovida pela Secretaria Adjunta de Turismo, a exposição oferece aos seus visitantes experiências interessantes, como uma mostra de comedouros caseiros, vídeos sobre o tema e cantos de aves disponíveis no espaço audiovisual, jogo da memória exclusivo, painéis sobre os biomas locais e tótens de pássaros gigantes. Quem passar por lá também poderá vivenciar a experiência de entrar em uma gaiola humana, e participar de oficinas, passarinhadas, rodas de conversa, visitas guiadas, contações de histórias e encontros com os fotógrafos e outros convidados. No próximo sábado, dia 30, às 11h30, no espaço da exposição, será feito o lançamento do “Guia de aves da Demétria 2”, de Gersony Jovchelevich, que apresenta 76 novas espécies locais, todas ilustradas com fotos e breves informações para facil

Por que investir nas ações na Bolsa de Valores brasileira é o futuro?


O Brasil sempre teve os maiores juros do mundo tornando os empréstimos para pessoas físicas e empresas muito caras e assim reprimindo o consumo e impossibilitando das empresas crescerem. Nesta década, inicialmente em 2015, a taxa básica de juros da economia - a Selic, chegou a 14,25% ao ano e continuou até 2016.

“Coincidentemente” foi o período mais agudo da crise brasileira com queda superior a 7% do PIB. Porém, com a economia em baixa, e juros altos de 14,25% e ainda com o Governo tentando baixar a alta inflação, acima de 10% ao ano, os investimentos em renda fixa (especialmente os Títulos do Governo conhecidos como Tesouro Direto), se tornavam muito atrativos. Pois sem fazer absolutamente nada os investidores ganhavam rentabilidades acima de 14,25% ao ano. Eu mesmo cheguei a lucrar 16%.

Passada aquela tempestade, hoje a economia teve uma leve melhora e o juros (a Selic) caiu para 6,5% ao ano com a inflação controlada em torno de 4%. Isso torna os investimentos em renda fixa menos interessantes, porém o custo do dinheiro fica mais barato para as empresas investirem e assim crescerem.

Consequentemente se as projeções para as empresas são melhores agora então investir nelas se torna mais confiável além de mais rentável do que a renda fixa.

Se essas projeções se confirmarem por meio da aprovação da Reforma da Previdência e outras reformas também necessárias para o país, investir nas empresas no mercado financeiro se tornarão muito mais interessantes sob a ótica da rentabilidade e o seu patrimônio no longo prazo pode crescer muito mais do que os 6,5% pagos hoje na Selic pelo Governo.

Mostramos para vocês



Na primeira imagem é o conjunto das ações que compõem o índice Ibovespa. As ações subiram devido a estabilização dos juros e da inflação e com a expectativa da aprovação das reformas.


A segunda imagem é taxa dos juros Selic, em queda e portanto pagando menos para investimentos mais conservadores como a renda fixa.


______________________________________________________

Por: Fernando de Camargo 
Conselheiro Financeiro - Graduado em Gestão Financeira com certificação da ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - Tel: (14) 3354-3672 -  (14) 9975-42707 

Comentários