Mulher envia maconha e k4 para o irmão preso na Penitenciária de Avanhandava

Agentes da Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava apreenderam, na manhã desta quarta-feira (26), drogas escondidas em fundo falso de um pote de margarina. A encomenda teria sido enviada à unidade pela irmã de um preso. Durante vistoria realizada na presença do destinatário, a equipe localizou duas porções de maconha, pesando cerca de 16 gramas no total, e 550 pedaços de papel contendo k4, a maconha sintética. CONFESSOU Questionado pelos servidores, o detento confirmou que havia encomendado os entorpecentes com a sua irmã, que é devidamente cadastrada no rol de visitas do estabelecimento penal. A direção da Penitenciária de Avanhandava registrou boletim de ocorrência e instaurou procedimento interno para apurar o caso.

Culinária Guarani disponível em livro de receita on-line


A culinária Guarani está disponível em livro de receita on-line, disponibilizado pela Associação Indígena Guarani Mboapy Pindó de Aracruz, que lançou a publicação em 2016. O livro de receitas Tebi'u Eté, pode ser consultado através do site “Issuu.com.

A publicação digital é bilíngue Português/Guarani e apresenta as receitas, através de imagens e textos, apresentando os segredos no preparo tradicional e rica alimentação Guarani.

Alimentos básicos da culinária Guarani são também bastante comuns em nossas cozinhas, como o milho, mandioca, amendoim, palmito, batata-doce, feijão, mel, peixe e carne.

Nas páginas as sugestões vão desde o consumo dos alimentos frescos, até cozidos e assados na brasa, sem muito tempero.

A obra não abre mão de Alguns dos produtos relacionados a cerimônias sagradas como por exemplo o Kagwidjy, ou seja, milho cozido que deve ser mastigado por uma jovem virgem, cujo guspe serve para fermentar o milho por meio da saliva.

A obra traz ainda, informações da chegada deste povo indígena ao Espírito Santo, no final dos anos 1960 através da peregrinação guiada pela líder espiritual Tatatxi Ywá Reté, fundando aldeias na região de Aracruz.

Tebi'u Eté significa Alimento Sagrado em língua guarani, e se você ficou interessado vale dar uma conferida no LINK

Comentários