Polo Cuesta ampliará interesses em comum dos municípios

Consórcio Polo Cuesta, antes apenas dedicado ao Turismo, passará a ser multifinalitário e com foco ainda maior no desenvolvimento regional essa decisão foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (15), no auditório Cyro Pires da Prefeitura de Botucatu, quando membros aprovaram a mudança de finalidade do consórcio. Até então, o consórcio era unifinalitário, ou seja, atendia exclusivamente a um único interesse: no caso, o turístico. Com a mudança para consórcio multifinalitário, todos os municípios envolvidos poderão atuar juntos em diferentes áreas de interesse comum. “Acreditamos que essa mudança irá atender melhor aos interesses das cidades, ajudando as administrações municipais a tratarem de forma mais efetiva os desafios em comum de todos. Seja no meio ambiente, na saúde, na infraestrutura e outras áreas, nas quais serão criadas câmaras técnicas. Isso não quer dizer que o turismo será deixado de lado. Pelo contrário. Pensar o desenvolvimento regional fortalecerá ainda mais

Culinária Guarani disponível em livro de receita on-line


A culinária Guarani está disponível em livro de receita on-line, disponibilizado pela Associação Indígena Guarani Mboapy Pindó de Aracruz, que lançou a publicação em 2016. O livro de receitas Tebi'u Eté, pode ser consultado através do site “Issuu.com.

A publicação digital é bilíngue Português/Guarani e apresenta as receitas, através de imagens e textos, apresentando os segredos no preparo tradicional e rica alimentação Guarani.

Alimentos básicos da culinária Guarani são também bastante comuns em nossas cozinhas, como o milho, mandioca, amendoim, palmito, batata-doce, feijão, mel, peixe e carne.

Nas páginas as sugestões vão desde o consumo dos alimentos frescos, até cozidos e assados na brasa, sem muito tempero.

A obra não abre mão de Alguns dos produtos relacionados a cerimônias sagradas como por exemplo o Kagwidjy, ou seja, milho cozido que deve ser mastigado por uma jovem virgem, cujo guspe serve para fermentar o milho por meio da saliva.

A obra traz ainda, informações da chegada deste povo indígena ao Espírito Santo, no final dos anos 1960 através da peregrinação guiada pela líder espiritual Tatatxi Ywá Reté, fundando aldeias na região de Aracruz.

Tebi'u Eté significa Alimento Sagrado em língua guarani, e se você ficou interessado vale dar uma conferida no LINK

Comentários