Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina

Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina, isso é importante pois grupos de mulheres indígenas do país empreendem uma caminhada desde o dia 14 de março em direção à cidade de Buenos Aires. Elas chegarão no dia 22 de maio na capital federal, dia da plurinacionalidade dos territórios. Para o bloco sul, a caminhada total será de cerca de 1.900km, e, para o bloco norte, 1.200km, segundo estimativas recentes das ativistas. Também partiram grupos do leste e oeste do país, reunindo mulheres de diferentes nações indígenas. "Caminhamos para propor que o terricídio seja considerado um crime de lesa humanidade e lesa natureza", afirmam, em comunicado. "Sabemos que não é o melhor momento para sair dos territórios. No entanto, se ficamos em casa, continuam nos matando." O conceito de terricídio foi criado pelo movimento de mulheres indígenas para englobar as diversas formas de assassinato das formas de vida. Trata-se de feminicídio, ecocídio

Culinária Guarani disponível em livro de receita on-line


A culinária Guarani está disponível em livro de receita on-line, disponibilizado pela Associação Indígena Guarani Mboapy Pindó de Aracruz, que lançou a publicação em 2016. O livro de receitas Tebi'u Eté, pode ser consultado através do site “Issuu.com.

A publicação digital é bilíngue Português/Guarani e apresenta as receitas, através de imagens e textos, apresentando os segredos no preparo tradicional e rica alimentação Guarani.

Alimentos básicos da culinária Guarani são também bastante comuns em nossas cozinhas, como o milho, mandioca, amendoim, palmito, batata-doce, feijão, mel, peixe e carne.

Nas páginas as sugestões vão desde o consumo dos alimentos frescos, até cozidos e assados na brasa, sem muito tempero.

A obra não abre mão de Alguns dos produtos relacionados a cerimônias sagradas como por exemplo o Kagwidjy, ou seja, milho cozido que deve ser mastigado por uma jovem virgem, cujo guspe serve para fermentar o milho por meio da saliva.

A obra traz ainda, informações da chegada deste povo indígena ao Espírito Santo, no final dos anos 1960 através da peregrinação guiada pela líder espiritual Tatatxi Ywá Reté, fundando aldeias na região de Aracruz.

Tebi'u Eté significa Alimento Sagrado em língua guarani, e se você ficou interessado vale dar uma conferida no LINK

Comentários