Inquisição acusou duas mulheres de Jundiaí por bruxaria no século XVIII




Se você acredita que a inquisição aconteceu apenas no outro lado do mundo, achando que no Brasil não existe resquícios da caça às mulheres acusadas de feitiçaria, então você não sabe de nada inocente.

Em 1754, a Justiça Eclesiástica de Jundiaí, interior de São Paulo, acusou Thereza Leyte e Escholástica Pinta da Silva, mãe e filha, pela prática de bruxaria.

No Tribunal do Santo Ofício elas foram incriminadas por terem estabelecido pacto com o demônio. A acusação dava conta de que elas teriam matado o primeiro marido de Escholástica, Manoel Garcia, com práticas de feitiçarias.

Quem traz à tona essa história é a pesquisadora e filóloga Narayan Porto em sua pesquisa de mestrado "Feitiçaria Paulista: Transcrição de Processo-crime da Justiça Eclesiástica na América Portuguesa do século 18".

Em seu trabalho de pesquisa Narayan analisou os manuscritos originais encontrados na Cúria Metropolitana de São Paulo sobre o processo crime referente as essas duas mulheres acusadas de feitiçaria. 

O Tribunal do Santo Ofícío


A pesquisadora busca ainda esclarecer como o Tribunal do Santo Ofício agiu na Europa e na América portuguesa e sua atividade no Brasil colonial.

O interessante dessa investigação é que ela foi realizada do ponto de vista da filologia ou seja, trazer o texto da forma como ele foi criado pelo autor. Portanto, ao mesmo tempo em que revela a história das supostas feiticeiras, o estudo verificou questões relacionadas ao tipo de papel utilizado na escrita, a tinta, as abreviaturas e outros aspectos da língua portuguesa do século 18.

O trabalho foi apresentado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP como parte do  projeto Bruxas Paulistas, sob orientação do professor Marcelo Módolo, do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa.

A Inquisição no Brasil 


No Brasil, a inquisição se consolidou por meio do Tribunal do Santo Ofício, que recebia visitas de inquisidores vindos de Portugal para investigar comportamentos e práticas diferentes dos estabelecidos pela igreja católica.

Porém o movimento católico que foi criado para combater heresias e ameaças à fé cristã e começou no período colonial Europeu.

A caça às bruxas já vinha ocorrendo em países como França, Itália e Portugal a partir do século 12.

Esclareça suas dúvidas com os vídeos da TV USP



Com informações - Jornal da USP 

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

Dexco vai inaugurar em Botucatu com estimativa de geração de 350 empregos diretos

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo