O tempo é uma invenção

O tempo não existe, é uma mera invenção da humanidade. Trata-se simplesmente de uma projeção quando tratamos do futuro e lembrança quando imaginamos o passado. É tudo uma grande farsa.

O que temos é o hoje, o agora, sem âncoras. Existe a insegurança do agora, essa que nos força a posicionarmos no centro de uma gangorra com preocupações imaginadas, tendo como base o sobe e desce equilibrado entre esses dois conceitos; passado e futuro.

Não percebemos que estamos nesse centro, onde quase nunca realmente sentimos esse movimento. Acordamos pela manhã, trabalhamos, rimos, choramos, criamos e dormimos para que no dia seguinte possamos começar tudo de novo.



Entretanto, não existe o dia seguinte, apenas o agora, o momento, período esse que é tão rápido que já passou e o desperdiçamos com futilidades. Esquecemos que o agora é um momento, um estalo um instante que se foi imediatamente após ser percebido.

Se o tempo não existe, o que fazemos aqui? Vivemos. Sim, estamos vivos no espaço e não no tempo. Estamos vivos porque precisamos manter o ciclo da vida e todos aqueles pelos quais somos responsáveis.

Responsabilidade passageira e, também baseada em projeções.

Os sábios antigos perceberam muito cedo que a preocupação do homem em manter sua linhagem segura, seria a primeira fraqueza humana, e para garantir uma segurança fictícia enxergaram então a possibilidade de controlar toda a raça com a criação do calendário, relógio e outros instrumentos de medições. A segurança da rotina familiar, da lavoura ritmada pelas fases da lua e foi então que inventaram a forma mais eficaz de escravizar o homem e posiciona-lo em um certo período do espaço delimitando em forma de período de tempo.

Seria como nos colocar em uma caixa limitada pelo claro e escuro, verão e inverno, dia cheio de vida e noite cheia de medos, almoço no início da tarde e jantar no entardecer e essa criação delimitadora, passou a definir nossas vidas.

Temos hora para tudo e o dia se fez curto para tantos afazeres, andamos com as algemas no pulso em forma de relógio, e não satisfeitos em se auto escravizar criamos uma novidade, levamos no bolso o ladrão de nossa privacidade, um aparelho capaz de dizer onde estamos, com quem estamos, quantos metros andamos e quanto "tempo levamos para isso".

Somos encontrados em qualquer lugar que estivermos, para nossas tristezas. O sucesso nessa tentativa em medir nossa permanência na terra nos afastou das origens, temos gerações que não sabem que o leite vem da vaca, as frutas das árvores, os legumes da terra.

Estamos insensíveis com o próximo, pois almejamos o amanhã cheio de coisas materiais nos rodeando. E recentemente, com o advento das redes sociais, além de coisas materiais, queremos ainda manter as aparências irreais.

Esse pensamento mesquinho, faz com que o ser humano distorça o seu presente, o seu espaço, gerando energias corporais e mentais destrutivas para o seu presente, para o agora! Tudo em nome de algo que pode nem vir a  existir, o depois.

Faça o seu melhor agora que o espaço irá retribuir, não o tempo, esse, apesar de inexistente, é cruel e nos deixou cheio de ilusões no passado.

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

Dexco vai inaugurar em Botucatu com estimativa de geração de 350 empregos diretos

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo