Pinturas trazem arte e humanização ao Pronto-Socorro Pediátrico de Botucatu

O filósofo alemão Arthur Schopenhauer definiu, assim, esta palavra pequena em seu tamanho, mas gigante em seus significados. Dentre as formas de arte idealizadas para deixar mais leve o caminho da existência humana, está a pintura, que detém o olhar e encanta o coração de quem se depara com suas obras. Em um ambiente hospitalar, cada traço evolui para um abraço, sendo forma de acolhimento e amor.

Nas últimas semanas, artistas voluntários, arquitetos e pintores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e da Prefeitura Municipal de Botucatu transformaram as paredes brancas das instalações temporárias do Pronto-Socorro Pediátrico, no câmpus de Rubião Júnior, em um cenário lúdico, de alegria e de esperança em meio aos desafios do dia-a-dia, relacionados à saúde dos pequenos.

O arquiteto Gilberto Mariano Tenório Júnior se inspirou nos conceitos de leveza e brincadeira para realizar o seu trabalho e acha importante a oferta de uma ambientação leve para os pequenos pacientes. “Estamos trazendo a ideia de que esse ambiente é passageiro e que a criança está em um lugar pensado para elas, adaptado ao universo delas, e não o contrário. Foi um prazer contribuir e ver a dedicação de várias pessoas para que as instalações ficassem cada vez mais bonitas”.

Pinturas trazem arte e humanização ao Pronto-Socorro Pediátrico


Quem também acredita na leveza do ambiente a partir da pintura é o pintor Marcos Vasque. “Minha inspiração é sempre a natureza, com o intuito de trazer paz e alegria para o ambiente. Espero, com minhas pinturas, estimular o interesse nas crianças pela arte”.

Já o pintor letrista Elvis Roberto Kraus acredita que o muralismo representa um grito de paz, alegria e esperança. “Nesta arte, os surdos escutam, os analfabetos entendem, os sãos meditam e até os loucos compreendem. Para mim, a arte é uma magia e, quando se fala em crianças, uma semente colorida para o futuro. Quem pratica a arte, sempre tem um refúgio”.

Maria Clara Ribeiro Maciel, estagiária do Núcleo de Ensino a Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB | Unesp), ficou muito animada ao receber o convite para ser voluntária desta ação, pois sempre teve uma admiração por decorar paredes com desenhos e pelo sentimento que pode brotar a partir de cada imagem. 

“A arte não é apenas algo visual, mas as cores, os traçados e as técnicas realizadas também ajudam no psicológico. As crianças sempre ficam atentas aos detalhes e a arte no ambiente hospitalar as ajuda a ‘fugir’ mentalmente de alguma dor e a aliviar o clima”.

Pinturas trazem arte e humanização ao Pronto-Socorro Pediátrico


Já a voluntária Beatriz Leite Antunes, da Gerência de Comunicação, Imprensa e Marketing do HCFMB, considerou a experiência incrível e reveladora, além de perceber o impacto positivo da arte na humanização dos hospitais. 

“Através das cores pasteis e da escolha das ilustrações envolvendo o encanto dos animais e da natureza, percebemos que a arte tem o poder de trazer vida, conforto e alegria aos lugares. Todos sabemos que ninguém quer passar por estes momentos mas, para mim, é uma alegria proporcionar este espaço lúdico e de acolhimento e, mais ainda, em saber que pude contribuir com este resultado”, finaliza.
.............................................................................
Conheça nossas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo

O assassino de crianças Maníaco da Bicicleta oferecia doces às vítimas

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi