Serviço de Acupuntura e Homeopatia do HCFMB - 16 anos de atendimento de excelência no SUS

Serviço de Acupuntura e Homeopatia do HCFMB - 16 anos de atendimento de excelência no SUS



Um serviço médico acessível e com resultados de excelência. Assim pode ser classificado o Serviço de Acupuntura e Homeopatia (SAH) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Criado em 2007, o SAH é um dos poucos serviços existentes em hospitais de nível terciário no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e apresenta expressiva repercussão em número de atendimentos e eficácia de tratamento. Em 2022, o SAH realizou 1.153 atendimentos em pacientes do SUS, sendo 506 na área de Homeopatia e 647 de Acupuntura.

O Serviço de Acupuntura recebe profissionais médicos que buscam o aperfeiçoamento curricular. Por meio do Colégio Brasileiro de Acupuntura, há possibilidade de os médicos de diversas especialidades realizarem estágio teórico e prático no Ambulatório de Acupuntura.

Atualmente a médica de família Drª Olga Mercedes Velazco realiza um estágio supervisionado pela Drª Maria Doris Bedoya Henao, Chefe do Serviço de Acupuntura do HCFMB. O foco do atendimento é em pacientes com dores crônicas, doenças degenerativas, neurológicas, ortopédicas, ginecológicas, como infertilidade. Pessoas com queixas de saúde mental, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico, que já realizaram tratamentos convencionais sem resolutividade esperada, também são atendidas pelas médicas.

Desde o ano de 1998 já existia a atividade de acupuntura que era ligada à Terapia Antálgica do HC. Em 2000, foi implementada a Homeopatia, ainda associada à Terapia Antálgica.

Encaminhamentos


Parte significativa dos pacientes que chegam ao SAH é encaminhada por outras especialidades médicas do HCFMB. Na acupuntura, por exemplo, qualquer queixa relacionada à saúde recebe abordagem. Atualmente, o foco do atendimento concentra-se em encaminhamentos de pacientes com processos inflamatórios e dores crônicas.

No caso da Homeopatia, o atendimento contempla o mesmo princípio. Os mais diversificados problemas de saúde são abordados pela especialidade. Atualmente, os atendimentos estão centralizados em indivíduos com transtornos agudos de repetição, problemas psiquiátricos e psicológicos.

 “Existem os encaminhamentos internos, dentro do próprio Sistema MV. As especialidades médicas podem encaminhar os pacientes para a Homeopatia e Acupuntura e ainda temos a opção de contra referência de serviços de especialidade da região”, explica Drª Renata Lemônica, Chefe do SAH do HCFMB.

Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT HCFMB / Famesp)

“Quando a pandemia começou, em 2020, nós viemos oferecer o cuidado para os funcionários do complexo HCFMB. Criamos o Serviço de Práticas Integrativas vinculado ao SESMT. Esta é uma demanda espontânea”, frisa Drª Renata.

Dados de 2022 mostram que 156 funcionários do Complexo Hospitalar do HCFMB passaram por atendimento na Homeopatia. Já na especialidade de Acupuntura foram 72 funcionários atendidos.

De acordo com a médica, uma das maneiras de os funcionários chegarem ao Serviço é quando a Chefia de determinada área do complexo hospitalar encaminha o funcionário, com a concordância destes, para atendimento no Serviço de Práticas Integrativas.

Atualmente, os atendimentos das Práticas Integrativas para funcionários do complexo hospitalar ocorrem de segunda e quarta-feira, na parte da manhã. Interessados em ter acesso ao Serviço podem entrar em contato com o telefone: (14) 3811 6155 / 6536.

Essência das Especialidades


Embora as especialidades (Homeopatia e Acupuntura) estejam reunidas em um único Serviço Médico, a forma de abordagem do paciente é peculiar para cada uma.“Para a homeopatia o importante é a individualização. Isto é o ponto-chave do tratamento homeopático”, lembra Drª Renata.

Ainda segundo a especialista do HCFMB, “a Acupuntura também possui uma visão sistêmica, contudo a anamnese (informações recolhidas pelo médico a respeito de um doente e de sua doença) é diferente, as abordagens são distintas da Homeopatia”.

As consultas das especialidades baseiam-se nos atos médicos convencionais, com a realização de anamnese, exame físico, laboratorial e terapêutica.

Tratamentos Homeopáticos


A partir do momento em que o indivíduo recorre a Homeopatia para melhorar seu quadro de saúde, alguns aspectos devem ser levados em consideração. “A abordagem homeopática, por ser sistêmica, possui uma ação medicamentosa instantânea, porém o tratamento costuma ser longo por tratar diferentes queixas em diferentes sistemas”, lembra Drª. Renata.

Nos casos de adultos com diferentes queixas, “eu demoro um pouco mais para deixá-lo equilibrado como um todo, mas cada uma das queixas, quanto mais aguda for, precisa ser tratada imediatamente”, lembra a especialista do HCFMB.

Crianças também são beneficiadas pela Homeopatia. Os tratamentos não possuem efeito colateral, são seguros e possuem a mesma abordagem sistêmica, com a prevenção de doenças agudas.

Acupuntura Médica


A Acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar da Medicina Chinesa, que consiste na aplicação de finas agulhas (como fios de cabelo), que ativam terminações nervosas, promovendo a liberação de substâncias calmantes, relaxantes, analgésicas e antiinflamatórias.

Esta prática é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento eficaz contra dores e sintomas de doenças sistêmicas:

  •  Musculoesqueléticas: dores agudas e crônicas, contraturas e tensões
  • Ginecológicas: síndrome pré-menstrual, congestão pélvica e infertilidade
  • Neurológicas: nevralgia, cefaleias, enxaqueca e doenças degenerativas
  • Digestivas: gastrite, úlcera, refluxo e colites
  • Emocionais: estresse, medo, ansiedade, depressão e distúrbios do sono
  • Estéticas: rugas, estrias e gordura localizada
  • Transtornos alimentares: obesidade, compulsão alimentar e falta de apetite
  • .............................................................................
Conheça nossas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

O assassino de crianças Maníaco da Bicicleta oferecia doces às vítimas

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro