Editora de Botucatu investe na publicação de livros utilizando criptomoedas

Editora de Botucatu investe na publicação de livros utilizando criptomoedas


O ateliê de criação multimídia, produtora e editora independente NADA Studio Criativo – de Botucatu (SP) – está investindo na publicação de livros utilizando criptomoedas. 

Essa é uma alternativa de viabilização financeira independente criada em 2006 pelo poeta e editor Baga Defente.

A empresa desde 2012 aposta nas publicações no formato "phygital" (que existe simultaneamente nos formatos físico e digital). 

As publicações utilizam de uma tecnologia chamada Blockchain, utilizada também pela Câmara Brasileira do Livro, e que funciona como uma espécie de livro de registros públicos e imutáveis, em que todos conseguem verificar a autenticidade das informações. 

Transparência na produção e distribuição


O objetivo é obter mais transparência tanto da distribuição quanto dos processos de produção dos livros, assim como na utilização de moedas digitais, as chamadas criptomoedas, na compra de livros e no financiamento de novos projetos editoriais.

“Nós acreditamos no apoio através de uma comunidade e encontramos na NEAR Protocol uma oportunidade de estimular a publicação de novos autores e autoras”, frisa Alex Zani, editor da casa, em comunicado.

Para Baga Defente, a web3 — a terceira fase da internet, gerida por blockchains e tecnologias relacionadas, como NFTs, DAOs e criptomoedas — surge como uma alternativa viável às fontes de financiamento tradicionais. 

“Acreditamos que futuramente será uma grande ferramenta de democratização ao acesso de crédito no mercado editorial, em especial para a viabilização de publicações independentes.”

Desde sua criação, o NADA Studio Criativo já publicou 18 livros, além de 4 livretos, com destaque para Serpentário, de Sérgio Santa Rosa, Ao mar, de Ana Vieira Pereira, O algoritmo do cavalo, de Darko Magalhães, e Pra estancar essa sangria, de Baga Defente.

O foco principal do estúdio são os projetos editoriais e a produção cultural, tanto de projetos ligados à literatura em suas diversas formas (publicações, saraus, oficinas), quanto aqueles relacionados às artes visuais e o audiovisual (exposições, documentários, curta-metragens). O NADA também produz podcasts e programas para transmissões ao vivo.

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo

O assassino de crianças Maníaco da Bicicleta oferecia doces às vítimas

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro