Cachoeira Véu de Noiva deve ser reaberta em 2023

Cachoeira do Véu de Noiva deve ser reaberta em 2023



O acesso à Cachoeira do Véu de Noiva esta interditado e a reabertura deverá ocorrer no próximo ano, após o encerramento da construção da Barragem do Rio Pardo. "Concluindo a obra começamos a pensar na reabertura do Véu de Noiva. Primeiro precisamos da segurança para quem frequenta o local. Mas tão logo encerrem as obras e aconteça o enchimento da barragem no segundo semestre de 2023, o Véu de Noiva será reaberto", explica o prefeito municipal de Botucatu, Mário Pardini. 

As obras iniciadas em 2019 representam um investimento de R$ 56 milhões, e a interdição é necessária para evitar acidentes, já que a represa do Rio Pardo fica há 9 km, da Represa do Mandacaru, acima do Véu da Noiva. 

Apesar de ressaltar que o único e exclusivo objetivo da represa é garantir o abastecimento de água no município, Pardini coloca que existe a possibilidade de se criar um parque municipal na região. "Futuramente a possibilidade de criação de um parque municipal, porém para isso é necessário desapropriar uma área um pouco maior", diz.

Entretanto, Pardini ressalta que essa possibilidade não é tão simples, sendo necessário discutir com a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e outros órgãos reguladores. "Abarragem é de abastecimetno de água então é necessário cuidar da ocupação dessas áreas", explica.

Pardini lembra que, com relação à Estrada Odilon Cassetari, acesso à barragem e ao Véu de Noiva, existe uma licitação aberta durante o priumeiro semestre e até o final do ano do ano deverá estar plenamente pavimentada.

A Barragem do Rio Pardo garantirá reserva de 9 bilhões de litros de água, com área que chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo

O assassino de crianças Maníaco da Bicicleta oferecia doces às vítimas

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro