Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

Orquestra Sinfônica Municipal se apresenta neste domingo, no Shopping Park Botucatu

Orquestra Sinfônica Municipal se apresenta neste domingo, no Shopping Park Botucatu


Compondo o clima de Natal que já tomou conta do Shopping Park Botucatu, no próximo domingo, 5 de dezembro, às 17 horas, haverá apresentação especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu (OSMB). O evento é gratuito e ocorrerá na Praça de Alimentação.

Há cinco anos com a regência do maestro titular Fernando Ortiz de Villate, a Orquestra completa, no próximo dia 21, 35 anos de atividades. A criação oficial, porém, ocorreu em 26 de agosto de 1987, quando foi sancionada a Lei Municipal 2.644.

Mantida com recursos municipais, a Orquestra conta com mais de 30 músicos, distribuídos em instrumentos de cordas, sopros e percussão. O repertório tem músicas que vão do erudito ao popular.

Recentemente, a  OSMB encantou o público quando esteve no shopping. Na ocasião, as músicas de filmes consagrados foram o grande destaque.

Segundo o maestro titular Fernando Ortiz de Villate, o concerto terá repertório diversificado para que as pessoas sintam orgulho da cidade onde vivem e dos equipamentos de cultura que a cidade oferece para elas. "A orquestra é da população, é de cada um dos botucatuenses. Isso é importante e precisa ser criada uma raiz. Temos repertório tradicional europeu, como Mozart, com algumas surpresas e novidades, para que as pessoas escutem algo conhecido e aprendam a escutar uma nova linguagem", explica.

"Quando escolhemos esse repertório, pensamos no enlace harmônico sonoro, a vibração de cada obra, tendo uma ligação de uma obra com outra para poder chegar a uma mensagem subliminar através da matemática musical. E que o público possa sentir realmente que as coisas vão melhorar, mas somente trabalhando em equipe, como uma Orquestra Musical", conclui.

"Todos terão a oportunidade de passar ótimos momentos ao lado da família e amigos, antecipando suas compras de Natal, curtindo muitas novidades do shopping e apreciando música de qualidade", convida o gerente geral do Shopping Park Botucatu, Fernando Brandão.




Serviço

Endereço: Av. Doutor José Amaro Faraldo, 1050, Vila Real, Botucatu/SP.

Horários de funcionamento do shopping: segunda a sábado: lojas e praça de alimentação - das 10h às 22h.

Domingos e feriados: lojas – das 14h às 20h / Praça de Alimentação – 11h às 21h.
Estacionamento - Isento de cobrança: de segunda a sexta-feira, até às 14 horas. Para comodidade de todos, o estacionamento pode ser pago em três pontos: em frente à Lojas Renner, próximo à Ri Happy e ao Tenda Atacado.
Mais informações: (14) 3880-5555. Site: www.shoppingbotucatu.com.br  

Comentários