10 escritores que já foram presos

10 escritores que já foram presos

Escritores podem acabar na cadeia por vários motivos, como por exemplo, se eles tiverem violado leis relacionadas a direitos autorais, distribuição ilegal de materiais protegidos por direitos autorais, ou de acordo com leis locais ou federais.

Alguns escritores também podem acabar na cadeia se eles tiverem publicado materiais que incitem a violência, discriminação ou outras atividades ilegais. Além disso em outra época, até mesmo a opção sexual, ou preferência política, poderiam resultar em prisão para esses homens Os escritores também são presos porque o conteúdo das suas obras pode ser considerado uma ameaça à estabilidade política ou social de um país, ou por defender ideias consideradas subversivas.

Muitos governos consideram certos tipos de discurso político como uma ameaça à ordem pública e, portanto, presos os escritores que expressam suas opiniões em público ou em suas obras. Alguns governos também presos escritores porque acreditam que suas obras possam incitar o ódio ou a violência.

Confira a lista com 10 escritores que acabaram presos por vários motivos

  • 1. Galileo Galilei

Galileo Galilei foi um astrônomo, físico, engenheiro, matemático e filósofo italiano. Ele é considerado como um dos mais importantes cientistas da história. Em 1633, Galileo foi preso e condenado pela Inquisição Romana por acusado de heresia por defender a teoria heliocêntrica de Copérnico, que afirmava que o Sol, e não o planeta Terra, era o centro do sistema solar.

Galileo Galilei - 10 escritores que já foram presos


  • 2. Miguel de Cervantes

Miguel de Cervantes foi um escritor espanhol renomado, mais conhecido por sua obra-prima, Dom Quixote. Ele também serviu como soldado, poeta e escritor de comédias. Cervantes foi preso por causa de uma disputa com um funcionário do governo. Ele havia sido nomeado para gerir uma casa de penhores, mas acabou se envolvendo em uma disputa com um funcionário do governo devido ao pagamento de impostos devidos. Cervantes foi preso e passou cinco meses na prisão, até que o governo o liberou em 1576.

Miguel de Cervantes - 10 escritores que já foram presos

  • 3. Oscar Wilde

Oscar Wilde foi um escritor, poeta e dramaturgo irlandês do século XIX, considerado uma das mais importantes figuras da literatura inglesa. Nascido em Dublin, ele se mudou para a Inglaterra em 1878, onde escreveu a maioria de sua obra, entre elas a comédia de costumes O Retrato de Dorian Gray (1890) e a comédia romântica. Em 1895, Oscar Wilde foi preso por seu relacionamento homossexual com o Lorde Alfred Douglas. Naquela época, a homossexualidade era ilegal na Grã-Bretanha e Wilde foi condenado por "conspiração para cometer indecências entre homens". Ele foi condenado a duas anos de prisão com trabalhos forçados.

Oscar Wilde - 10 escritores que já foram presos

  • 4. Augusto dos Anjos

Augusto dos Anjos foi um poeta brasileiro do século XX, que nasceu em 1888 e morreu em suicídio em 1904. Ele é conhecido por suas obras simbolistas, que são caracterizadas por seu uso de metáforas e imagens poéticas. Augusto dos Anjos foi preso em 1903 por causa de suas opiniões políticas. Ele era um republicano fervoroso e muitas vezes criticou o governo monárquico no Brasil. Sua prisão foi considerada uma violação de sua liberdade de expressão e de seus direitos civis.
Augusto dos Anjos - 10 escritores que já foram presos


  • 5. Arthur Rimbaud

Arthur Rimbaud foi um poeta francês do século 19, famoso por sua obra revolucionária e radical. Seu estilo poético, que foi considerado "modernista" à época, influenciou muitos artistas e escritores. Em 1873, Rimbaud foi preso em Colônia, na Alemanha, por seu comportamento desordeiro e por se recusar a pagar suas contas de hotel. Ele foi liberado algumas semanas depois, depois de se comprometer a não retornar à cidade.

Arthur Rimbaud - 10 escritores que já foram presos

  • 6. Victor Hugo

Victor Hugo foi um poeta, romancista, dramaturgo, pintor e ativista político francês. Ele foi preso por seu ativismo político, especialmente por seu discurso nas jornadas de fevereiro de 1848, que foram parte de uma rebelião popular que forçou a abdicação da monarquia francesa. Ele foi preso e condenado ao exílio, mas fugiu para a Bélgica antes de ser condenado.
Victor Hugo - 10 escritores que já foram presos


  • 7. Aleksandr Solzhenitsyn

Aleksandr Solzhenitsyn foi um escritor russo premiado com o Prêmio Nobel de Literatura de 1970. Ele foi preso em 1945 por criticar a liderança soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Seu trabalho foi considerado subversivo pelo governo soviético e ele foi exilado em 1974. Sua crítica às atrocidades cometidas pelo regime comunista foi fundamental para mostrar ao mundo o que estava acontecendo na União Soviética.

Aleksandr Solzhenitsyn - 10 escritores que já foram presos

  • 8. Dario Fo

Dario Fo foi um dramaturgo, diretor de teatro, ator, escritor e artista político italiano. Foi preso em 1973 por suas atividades políticas durante a ditadura militar na Itália. Foi acusado de sedição e foi detido por duas semanas antes de ser libertado por uma ordem judicial. Foi acusado de violar a lei de segurança italiana ao organizar manifestações e protestos contra a ditadura. Foi inicialmente condenado a três meses de prisão, mas a sentença foi revertida em recurso.

Dario Fo - 10 escritores que já foram presos

  • 9. Paul Éluard

Paul Éluard foi um poeta francês do movimento surrealista. Ele foi preso várias vezes durante a Segunda Guerra Mundial por seu envolvimento com a Resistência Francesa. Em 1942, ele foi preso por sua atividade de imprimir e distribuir panfletos de propaganda antinazista. Ele também foi preso em 1944 por ajudar a esconder e proteger um jornalista judeu da Gestapo.

Paul Éluard - 10 escritores que já foram presos

  • 10. Vaclav Havel

Vaclav Havel foi um dramaturgo, dissidente político e líder da Revolução de Veludo na Checoslováquia. Foi o primeiro presidente democrático da República Checa após a dissolução da Checoslováquia. Durante a era comunista, ele foi preso várias vezes por desafiar as autoridades e defendendo a liberdade de expressão. Ele foi preso por escrever cartas críticas ao governo, realizar manifestações pacíficas e por organizar um movimento de resistência ao regime comunista.

Vaclav Havel - 10 escritores que já foram presos



..............................................................................
Conheça nossas redes sociais

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Preguiça Gigante: descubra a fascinante criatura pré-Histórica que habitou parte do Brasil, e seus mistérios

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo

O assassino de crianças Maníaco da Bicicleta oferecia doces às vítimas

Dexco vai inaugurar em Botucatu com estimativa de geração de 350 empregos diretos

A história do Distrito de Vitoriana, em Botucatu