Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

Botucatu disponibiliza agendamento online para vacinação contra a raiva

Botucatu disponibiliza agendamento online para vacinação contra a raiva


A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) disponibiliza a população um sistema de agendamento online para vacinação antirrábica de cães e gatos. Através do link calendly.com/vigilanciaambientalbotucatu/agendavacinaantirrabica , os tutores poderão escolher a data e horário para imunizar seus animais.

Uma nova agenda está aberta para os dias 09 e 16 de janeiro de 2022. Serão imunizados somente cães e gatos com mais de 3 meses de idade, previamente agendados e residentes em Botucatu.

 “Com o agendamento online evitaremos as filas, briga de animais, fugas, possível transmissão de doença, entre outros transtornos que podem ocorrer durante a aglomeração de campanhas de vacinação em massa. Outro fator importante é sabermos antecipadamente a quantidade de animais agendados para um determinado dia, portanto evitaremos o desperdício do imunizante, pois uma vez aberto o frasco de vacina antirrábica, que contém 10 ou 25 doses, ele terá validade de apenas 3 dias”, afirmou Valdinei Campanucci, Coordenador de Programas de Saúde.

O agendamento para a vacinação também está disponível no site da Prefeitura (botucatu.sp.gov.br).

A expectativa da Prefeitura é vacinar nestas datas mais de 400 animais. No decorrer do mês de janeiro novas datas serão anunciadas para o ano de 2022.

A VAS vem solicitando junto ao Instituto Pasteur, através do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Botucatu, a aquisição de um número maior de doses mensais de vacina antirrábica para poder atender a demanda espontânea da população que manifesta o interesse em imunizar seus animais contra a raiva.

Comentários