Pinacoteca recebe exposição “Em Volta do Tempo”, de Renata Egreja, em outubro

As telas da artista plástica paulista Renata Egreja serão a atração da programação da Pinacoteca “Fórum das Artes”, de Botucatu, a partir do dia 10 de outubro. A exposição “Em volta do tempo”, é resultado do Prêmio de Artes Visuais do ProAC LAB 2020, incentivado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.  Na cidade de Botucatu ela recebe o apoio das secretarias de Cultura e Educação, em parceria com o Museu Botucatu. A mostra mescla trabalhos inéditos de Egreja, apresentando 5 telas grandes sobre tela e 10 aquarelas, além da instalação imersiva “Mesa Posta” (2021), que convida o espectador a mergulhar na obra e observá-la desta perspectiva, com cores e formas sugerindo sons e movimento, propondo um estado de encantamento. A exposição, que ocupará duas salas e o átrio da Pinacoteca, faz parte de um projeto que remete a experiência de retorno à terra natal. Lugar em que a artista cresceu e agora regressa com um olhar

Trio preso em Laranjal Paulista usava criança para praticar crimes e foi capturado por tentativa de roubo em Jumirim

Trio de Laranjal Paulista usava criança para praticar crimes e foram presos por tentativa de roubo em Jumirim


A Polícia Civil prendeu, na tarde de terça-feira (2), duas mulheres e um homem que foram identificados como autores de uma tentativa de roubo no município de Jumirim. O filho de uma das indiciadas era usado para praticar crimes.

A ocorrência foi atendida pelo setor de Investigações Gerais (SIG) de Laranjal Paulista que receberam informação indicando uma tentativa de roubo de uma bateria de um caminhão na cidade vizinha.

Os agentes imediatamente iniciaram as diligências na região apurada, identificaram o veículo usado pelos ladrões - um GM/Corsa Wind - e descobriram que ele estava passando em frente o terminal rodoviário local.

As equipes foram até local, viram o automóvel alvo ocupado por uma suspeita, sendo que um homem e outra mulher estavam fora do veículo acompanhado de uma criança, e resolveram realizar abordagem.

Durante revista pessoal no homem, foram encontrados quatro frascos de perfume. Em seguida, durante buscas no carro, foram localizados quatro pares de chinelo, caixas com dois pares de tênis novos e duas calças.

As mercadorias estavam novas, com etiquetas. Além disso, ainda foram encontrados três telefones celulares com os acusados, que logo foram conduzidos à unidade de polícia judiciária de Laranjal Paulista. 

Na delegacia, policiais militares de Jumirim apresentaram a vítima, que reconheceu prontamente os três como autores do crime. Ela ainda contou que estava dentro de seu comércio quando percebeu o roubo.

Assim que percebeu a movimentação, o dono do caminhão se aproximou e, mesmo o homem simulando estar armado, conseguiu recuperar a bateria. Em seguida, os suspeitos fugiram e ele acionou a Polícia Militar.

Segundo apontado nas primeiras diligências, o filho de uma das detidas ainda era usado para a prática de furtos e os três estavam vendendo produtos furtados em estabelecimentos comerciais da cidade.

Os acusados responderão tentativa de roubo e por corromper menor de 18 anos. O homem foi recolhido à Cadeia Pública de Itatinga e as indiciadas à de Cesário Lange. A criança foi entregue ao Conselho Tutelar para demais providências.

As mercadorias encontradas com eles foram apreendidas e encaminhadas para análise. A Polícia Civil ainda apura a participação do trio em diversos furtos na região.



Comentários