Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

Drive-thru na Catedral e 6 pontos de vacinação contra Covid-19 funcionarão em Botucatu neste sábado, 15

Drive-thru na Catedral e 6 pontos de vacinação contra Covid-19 funcionarão em Botucatu neste sábado, 15


Com o objetivo de ultrapassar o índice de 70% da população imunizada com o ciclo vacinal completo contra a Covid-19, a Prefeitura de Botucatu realizará uma nova mobilização neste sábado, 15.

Um posto de vacinação drive-thru será montado no Largo da Catedral, das 8 às 13 horas.

Os cidadãos deverão comparecer aos locais portando documento de identificação (RG, CNH ou Passaporte), CPF, e a carteirinha de vacinação, podendo ser também o comprovante digital nos aplicativos do Poupatempo ou ConecteSUS.

A Prefeitura sugere que os veículos cheguem com os vidros abertos e que os condutores sigam estritamente as orientações dos profissionais de saúde que estarão no local.

Além da vacinação no formato drive-thru, 6 Unidades de Saúde estarão abertas excepcionalmente neste sábado, 15, também das 8 às 13 horas: UBS São Lúcio, USF Santa Maria, USF Rubião Júnior, USF Jardim Iolanda, USF Jardim Peabiru, USF Jardim Aeroporto.

Aproximadamente 17 mil botucatuenses que já poderiam ter recibo a 3ª dose do imunizante contra a Covid-19 ainda não procuraram uma Unidade para vacinação.

Tanto no drive-thru, quanto nas Unidades de Saúde, haverá também a vacinação de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose, ou que não se imunizaram com qualquer dose.

Ao todo em Botucatu, 94,2% da população já recebeu a primeira dose, 90,8% a segunda dose, e 66,4% já tem seu ciclo vacinal completo com a terceira dose.

Comentários