Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

NAPE abre inscrições para novo Curso de Libras

NAPE abre inscrições para novo Curso de Libras


Devido a grande procura, o NAPE - Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado "Alcyr de Oliveira”, está com inscrições abertas para mais um Curso de “Língua Brasileira de Sinais – Libras”, direcionado para a comunidade em geral interessada em se comunicar com deficientes auditivos.

O curso, que terá duração de 20 horas, será realizado de 17 a 28 de janeiro e disponibilizado nos três períodos: manhã, das 9 às 11 horas; tarde, das 13 às 15 horas; e noite, das 19 às 21 horas.

Com vagas limitadas, as inscrições seguem até o dia 13 de janeiro e devem ser feitas através dos links abaixo:




A Língua Brasileira de Sinais foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, cada país possuindo a sua.  A Libras possui estrutura gramatical própria, onde os sinais são formados por meio da combinação de formas, de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.

Segundo a legislação vigente, a Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.

Comentários