Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

Circo Girassol, estreia neste sábado

Circo Girassol, estreia neste sábado


Depois de um longo e intenso processo de pesquisa e criação artística, Willian Novak, estreia sua nova obra, o Circo Girassol, na Casa da Juventude "Vinício Aloise", com apresentação única no sábado, 08 de janeiro, às 16h. A entrada é gratuita. 

O Circo Girassol é uma obra celebrativa que traduz poeticamente a trajetória do artista até o momento, envolvendo o público em suas peripécias de maneira divertida e singela. Reunindo variadas habilidades musicais e circenses, como malabarismo, equilibrismo e ilusionismo, o espetáculo tem classificação livre e é indicado para toda a família

O trabalho concebido por Willian Novak, conta com a direção de Fernando Vasques. Ambos são membros da Cia Beira Serra de Circo e Teatro e atuam no espetáculo Circo da Cuesta. "Willian é um parceiro de longa data, já vivemos muitas experiências artísticas e de vida juntos. Foi um grande prazer contribuir com ele nessa criação e estou muito feliz com a entrega dessa obra para a população botucatuense", afirma Vasques.

Profissionais locais das áreas de cenotecnia, cenografia, designer e figurinos estão presentes nessa criação que teve sua realização garantida através dos recursos municipais advindos da Lei Aldir Blanc, repasse federal emergencial em função da pandemia. 

"Com a pandemia minha agenda de apresentações foi toda cancelada. O ano de 2020 foi muito desafiador, tive que trabalhar com outras atividades para sobreviver. Foi um alento em 2021 ter o Circo Girassol contemplado na Lei Aldir Blanc, pude me dedicar mais ao meu ofício e finalmente chegou a hora de compartilhar com o público." destaca Novak.

Comentários