Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

Próxima RuralTur será realizada em Botucatu

Próxima RuralTur será realizada em Botucatu


A próxima edição de uma das principais feiras de turismo rural do Brasil, a Feira Internacional de Turismo Rural no Brasil (RuralTur), será realizada em Botucatu no ano de 2022. 

A RuralTur foi criada em 2005 pelo Sebrae da Paraíba, e a próxima edição será histórica pois após 10 anos acontecendo na Paraíba e cidades como Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo e Maranhão, a feira chega ao Estado de São Paulo.

Em 2023 o evento permanecerá em São Paulo, com realização programada para a cidade de Franca. Segundo a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Amorim, as duas novas edições em São Paulo foram fechadas em contato com dirigentes do Convention Bureau da região de Cuesta Paulista (Botucatu) e Sebrae-SP.

“Os municípios paulistas que irão sediar a Feira Internacional de Turismo Rural no Brasil certamente serão beneficiados com a promoção e comercialização das experiências do meio rural, fortalecendo a atividade turística e a produção associada ao turismo dos municípios e regiões. Como representante do Sebrae da Paraíba, acreditamos que apenas com a colaboração e a parceria podemos ultrapassar fronteiras e ir mais longe, no propósito de apoiar as micro e pequenas empresas do País”, pontuou Regina Amorim ao site Turismo em Foco.

“A Ruraltur tem sido avaliada como a melhor feira de turismo rural do Brasil, que tem o pertencimento dos empresários do setor, e essa é a primeira ação de captação de evento do Convention Bureau de Cuesta Paulista, criado em outubro de 2021”, finaliza Regina ao site.

Comentários