Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

Natal mais seguro: Botucatu inicia operação para vacinar pessoas com ciclo atrasado

Natal mais seguro: Botucatu inicia operação para vacinar pessoas com ciclo atrasado


Botucatu tem números bastante expressivos nos que diz respeito a cobertura vacinal contra a Covid-19. Ao todo, 93,8% da população já recebeu a primeira dose, 89,5% a segunda dose, e 55,5% já tem seu ciclo vacinal completo com a terceira dose.

Mesmo com esses bons números, aproximadamente 24 mil botucatuenses já estão ou estarão aptos até o Natal, para completar sua vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta quarta-feira, 15, uma grande mobilização para vacinar quem está atrasado no ciclo vacinal.

A mobilização do Natal Mais Seguro ocorrerá em três formatos


- Postos fixos:

Praça do Bosque - dias 15,16, 17, 20,21 e 22 de dezembro, das 18 às 22 horas. Sábado, dia 18, e Domingo dia 19, das 13 às 17 horas

Shopping Park Botucatu - dias 15,16, 17, 20,21 e 22 de dezembro, das 18 às 22 horas. Sábado, dia 18 e Domingo, dia 19, das 13 às 22 horas;

- “Vacinight”:

De 15 a 23 de dezembro, das 18h30 às 22h15, de forma itinerante em bares, restaurantes e casas noturnas, bem como nas feiras livres noturnas (Feiras da Lua).

- Vacina nos bairros:

Viaturas da Secretaria de Saúde percorrerão bairros da Cidade que concentram maior número de pessoas com a vacinação incompleta, para vacinar os atrasados.

“Nossa meta é chegar ao fim deste ano com 105 mil pessoas imunizadas com as 3 doses da vacina, o que equivale a 70% da população. Ainda temos 3 mil idosos e quase 2 mil profissionais de saúde que ainda  não tomaram a 3ª dose e devem se proteger”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro;

As ações também buscarão imunizar botucatuenses que ainda não tomaram a 2ª dose. São aproximadamente 4 mil pessoas, majoritariamente jovens e adolescentes.

“Não podemos dar brecha para essa 4ª onda, da variante Ômicron. Somente a vacinação com a dose de reforço vai nos proteger”, finaliza André Spadaro.

Mais informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3811-1100

Comentários