Oficinas artísticas do SARAD contribuem para o recomeço de muitas vidas

Arte. Pequena palavra que pode ser entendida como uma habilidade dirigida para a execução de uma tarefa ou um conjunto de técnicas para a produção de objetos. Porém, no Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas (SARAD), essas quatro letras representam mais do que explicações teóricas: significam o recomeço na vida de muitas pessoas. Há cerca de dois anos, os pacientes da unidade vinculada ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) participam, semanalmente, de oficinas artísticas voltadas à marcenaria, à pintura, à escrita e à confecção artesanal de enfeites e objetos de decoração. As oficinas são acompanhadas pelas Enfermeiras Mariana Vulcano Neres e Patrícia Cristina Oliveira de Moraes e pela Técnica de Enfermagem Margareth Mendes Dantas que, além de realizarem o que a pioneira da Enfermagem moderna Florence Nightingale aponta como “a mais bela das artes”, investem parte de sua rotina também para aperfeiçoar as habilidades dos pacientes, em prol da

Alunos em férias Escolar receberão Kits de Alimentação em Botucatu

Alunos em férias Escolar receberão Kits de Alimentação em Botucatu


A  Prefeitura de Botucatu entregará Kits de Alimentação Escolar a alunos durante férias escolares garantindo uma alimentação nutritiva aos estudantes da Rede Municipal de Educação, e o atendimento àqueles socialmente mais vulneráveis. 

O projeto pretende distribuir 10 mil kits de alimentação aos alunos das escolas municipais durante o mês de janeiro de 2022.

Os kits serão montados pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação, contendo arroz, feijão, óleo, macarrão, extrato de tomate, leite em pó, achocolatado, ovos, batatas, tomates, bananas e maçãs.

“Crianças bem alimentadas são crianças prontas para aprenderem e se tornarem cidadãos e cidadãs de bem. Nosso trabalho sempre vai prezar o oferecimento de dignidade e alimentação de qualidade para os que mais necessitarem, inclusive neste período sem aulas, quando nossas crianças não têm acesso a merenda escolar”, afirmou o Prefeito Mário Pardini.

Receberão os kits alunos da Educação Infantil (4 a 5 anos de idade), Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, que se encontrarão em período de férias no mês de janeiro de 2022. A entrega ocorrerá na segunda semana do novo ano, em logística a ser informada pelas unidades escolares a cada aluno.

“Os aspectos nutricionais de uma boa alimentação estão ligados ao desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, pois influenciam o crescimento e o desempenho cognitivo dos alunos. A criança crescerá com capacidade física e de aprendizado, atenção, memória, concentração, energia necessária para trabalhar o cérebro, desde que tenha uma alimentação completa”, concluiu Cristiane Amorim, Secretária Municipal de Educação.

Comentários