Polo Cuesta inicia construção de Planejamento Estratégico para o Turismo Regional

O Consórcio Polo Cuesta, em parceria com o Instituto Jatobás, deu início à construção de um Planejamento Estratégico para o turismo. Este documento irá auxiliar os municípios da região a compreender, estruturar e integrar ações para este setor nos próximos anos. O primeiro encontro foi realizado no último dia 25 de novembro, na Fazenda dos Bambus, em Pardinho, e contou com a presença de dirigentes municipais de turismo da região, que agrega nove cidades: Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Paranapanema, Pratânia, Pardinho e São Manuel. “Trata-se de uma iniciativa inédita para o consórcio, que em 2021 está completando 20 anos. Estamos em um momento de transformação. Precisamos planejar para executar com sucesso todos os nossos sonhos para este setor”, diz Thiago Henrique Donini, diretor executivo do Polo Cuesta. “Queremos nos estruturar, unir e organizar como progredir, olhar os futuros possíveis e construí-los, beneficiando a nossa região. Especialmente a economia local que o

Pronto Socorro Adulto tem novo equipamento de Raio-X

Pronto Socorro Adulto tem novo equipamento de Raio-X


A Prefeitura de Botucatu adquiriu um novo equipamento de Raio-X para o atendimento de pacientes no Pronto Socorro Adulto. O investimento tem como objetivo melhorar o serviço prestado, com equipamento moderno, e com qualidade superior ao que vinha sendo utilizado.

O equipamento, que já foi instalado e já está em operação, é configurado para atendimento de grande volume, e exige menos tempo para executar o exame de radiografia.

Mais robusto e com tecnologia digital, ele concede a imagem obtida de forma imediata, diminuindo a etapa de digitalização da imagem, o que também diminui sensivelmente o tempo de espera do paciente pelo resultado.

O novo aparelho de Raio-X do PS, é integrado a um sistema que liga todas as Unidades de Saúde da Cidade, o que facilita o acesso de forma digital pelos profissionais de saúde do Município durante as consultas de rotina da população.


“Esse investimento substitui o equipamento anterior e vai garantir um melhor atendimento a população que precisar do serviço. Nosso objetivo é que esse atendimento no PS seja a cada dia mais completo, e o novo aparelho de Raio-X vai nos ajudar neste sentido”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

Botucatu conta com dois Pronto Socorros. Além do adulto, na região da Vila Assumpção, existe o Pediátrico, para atendimento de crianças, na Vila dos Lavradores, no Hospital do Bairro.

A Prefeitura de Botucatu conta também com a atuação de 10 pronto atendimentos noturnos, que funcionam das 18 às 22 horas, alocados em Unidades de Saúde do Município. São eles: Cohab I, Cohab IV, Cecap, Jardim Aeroporto, Centro de Saúde Escola (Vila dos Lavradores), Jardim Iolanda/Monte Mor, Jardim Cristina, Rubião Júnior e Vitoriana.


O Centro de Saúde I, no Centro, funciona também entre 18 e 23 horas, e, além do atendimento a pacientes, disponibiliza uma farmácia de retaguarda para que os atendidos pelos Prontos Atendimentos Noturnos e Prontos Socorros Adulto e Pediátrico retirem os medicamentos receitados. Não são dispensados medicamentos de uso contínuo durante o atendimento noturno.

Outro serviço que também é oferecido em período noturno é a sala de vacinação, iniciativa inédita no Município, que funciona junto ao Centro de Saúde Escola na Vila dos Lavradores entre 18 e 22 horas, para atender toda a população.

Comentários