Polo Cuesta inicia construção de Planejamento Estratégico para o Turismo Regional

O Consórcio Polo Cuesta, em parceria com o Instituto Jatobás, deu início à construção de um Planejamento Estratégico para o turismo. Este documento irá auxiliar os municípios da região a compreender, estruturar e integrar ações para este setor nos próximos anos. O primeiro encontro foi realizado no último dia 25 de novembro, na Fazenda dos Bambus, em Pardinho, e contou com a presença de dirigentes municipais de turismo da região, que agrega nove cidades: Anhembi, Avaré, Bofete, Botucatu, Itatinga, Paranapanema, Pratânia, Pardinho e São Manuel. “Trata-se de uma iniciativa inédita para o consórcio, que em 2021 está completando 20 anos. Estamos em um momento de transformação. Precisamos planejar para executar com sucesso todos os nossos sonhos para este setor”, diz Thiago Henrique Donini, diretor executivo do Polo Cuesta. “Queremos nos estruturar, unir e organizar como progredir, olhar os futuros possíveis e construí-los, beneficiando a nossa região. Especialmente a economia local que o

Cachorros deixam as pessoas mais atraentes na paquera; psicólogo explica

Cachorros deixam as pessoas mais atraentes na paquera; psicólogo explica


Estudos apontam que ter um animal de estimação torna as pessoas “mais atraentes” aos olhares de possíveis interesses amorosos. Além dos benefícios que ter um animal de estimação em casa pode trazer para a saúde, isso também diz muito sobre a personalidade de alguém.

Uma pessoa que cuida de um animal de estimação tende a ser mais responsável, cuidadosa e carinhosa, além de ter obrigações que a façam voltar para casa. Isso também dá sinais de que a pessoa pode vir a ser um bom pai ou mãe.

Ao encontrar um homem com um animal de estimação, as mulheres entendem em seu subconsciente que aquela pessoa é mais carinhosa e capaz de dar sem exigir muito em troca. Além disso, estudos indicam que a outra pessoa achariam que o parceiro se tornaria mais atraente caso adotasse um cachorro, ou não namorariam alguém que não tivesse um. As pessoas também tendem a julgar o possível interesse pela forma como elas tratam o próprio animal de estimação.

Pessoas que andam com um animal de estimação também são consideradas mais felizes. O psicólogo e especialista em terapia cognitiva comportamental baseada em mindfulness, Vitor Friary, afirma que um animal de estimação pode trazer benefícios para o corpo, mente e para o coração das pessoas.

“Homens que possuem cães, segundo um estudo de revisão dos anos 1950 a 2019, tem menos risco de desenvolverem problemas do coração”, diz o especialista. “Um homem que caminha com um cão pelas ruas e nos parques demonstra mais felicidade, contentamento e menos estresse”.

Segundo uma pesquisa realizada pelos psicólogos Gad Saad e Nicolas Guéguen, os cães facilitam interações sociais e até mesmo práticas como pedir doações. Além disso, há cerca de três vezes mais chances de conseguir o número de telefone das pessoas se acompanhado de um cachorro.

“Ao observar cães, isso nos ativa uma inata resposta automática de cuidador, e quimicamente falando isso aumenta nossa sensação de amor, carinho, e diminui as barreiras mentais e emocionais que fazem pessoas menos conectadas, aumentando assim conexão e presença”, explica o psicólogo.


“Uma pesquisa realizada no Japão em 2009 confirmou que quando avistamos um cão, o hormônio chamado oxitocina [hormônio do amor] dispara no corpo, o que explica muito facilmente porque mulheres se sentem atraídas por homens mais facilmente. Com certeza o contrário também poderia acontecer”, conta Friary.

Outro estudo realizado pela PetMD em 2013, por exemplo, comprovou que a mulheres acham que homens com cachorros contam com qualidades que um sem cachorro provavelmente não teria. Foram listadas qualidades específicas como:

  • Responsabilidade:  com um animal de estimação o homem tende a ser mais responsável,por ter que alimentar o pet, levar para passear, levar ao veterinário, dar banho, entre outras obrigações.
  • Compreensão: o homem com cachorro é mais compreensivo. Provavelmente ele entende quando o pet faz xixi no lugar errado, ou destrói um sapato que ele adora. Do mesmo modo, elas acreditam que esse homem compreenderia qualquer atitude em um relacionamento.
  • Confiável: as mulheres acreditam mais na lealdade de um homem que tem um cachorro já que ele tende a ser mais confiável e honesto pela convivência com o animal.
  • Amor: um homem com cachorro sabe como amar; portanto, seria mais carinhoso em um relacionamento.

“As mulheres percebem mais harmonia e confiança nesses homens, e muito provavelmente são atraídas por esse comportamento e conjunto de atitudes”, diz o psicólogo.

Outra pesquisa mais recente também demonstrou que homens que posam em fotos com animais de estimação chamam mais a atenção das mulheres nos aplicativos de relacionamento. Omesmo estudo mostrou que  alguns homens, sabendo disso, pegam os pets de amigos e familiares unicamente para tirar fotos e usar nos respectivos perfis.

Só funciona com a mulheres?



Como indicou uma pesquisa realizada por uma loja online chamada Not On The High Street, que entrevistou 2 mil pessoas, entre os entrevistados, a maioria das mulheres (uma a cada cinco) mostrou mais interesse em ter um parceiro que tenha um cachorro do que por um que ostente roupas e carros caros.

Já metade dos homens entrevistados disse gostar de mulheres que os deixem relaxados. Quatro em cada 10 afirmaram gostar de receber elogios pela aparência.


Leia Também

::::: Jabutis são animais domésticos? Saiba o que é preciso para ter um em casa :::::

::::: Mais de 200 jacarés foram capturados no Walt Disney World desde 2016 :::::




Comentários