Hospital Estadual de Botucatu fez 200 cirurgias em 15 dias

Hospital Estadual de Botucatu fez 200 cirurgias em 15 dias



O Hospital Estadual de Botucatu realizou cerca de 200 cirurgias em apenas 15 dias, ou seja: a reabertura dos atendimentos já reflete números expressivos na retomada gradual do fluxo assistencial do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).

Desde o dia 3 de novembro, o HEBo reiniciou suas atividades assistenciais cirúrgicas, com a proposta de realizar  cirurgias eletivas que tiveram seu fluxo reduzido devido à  pandemia. Nestas duas primeiras semanas, foram agendados e realizados cerca de 200 procedimentos.

Cirurgias como fimose, hérnias, tonsila; entre outras, geralmente realizadas em crianças,  também tiveram seu fluxo reiniciado.  Nas cirurgias com necessidade de anestesia local, destacam-se os procedimentos para o tratamento de catarata e glaucoma.

Segundo a Diretora do HEBo, Dra. Silke Weber, estes primeiros procedimentos realizados  priorizaram pacientes que  aguardavam nas filas dos ambulatórios do HCFMB. “Iniciamos também a triagem para atender e preparar os pacientes dos municípios da DRS VI e do AME, o que otimiza a assistência regional”, diz.

Mesmo não atuando em sua plena capacidade, os atendimentos eletivos e ambulatoriais realizados pelo HEBo neste período já trazem muitos benefícios, não só aos pacientes, como também ao restabelecimento do fluxo assistencial do HCFMB.

“A reabertura do HEBo tem reduzido a espera dos pacientes, proporcionando tratamento de doenças, mesmo não consideradas graves, têm repercussões importantes na qualidade de vida de cada um. Além disso, o aumento de rotinas cirúrgicas reflete na ampliação de campo de aprendizado para alunos e residentes de todas as áreas da saúde”, finaliza Silke.

Sobre a reabertura do Hospital Estadual Botucatu


Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES), da Prefeitura Municipal de Botucatu, da Unesp e demais autoridades políticas, o HEBo, que faz parte do Complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), iniciou no mês de novembro a reabertura gradual de seus atendimentos.

Nos últimos dois anos, o HCFMB tomou inúmeras medidas para o enfrentamento da COVID-19 em âmbito regional, entre elas, a utilização dos leitos do HEBo como retaguarda para pacientes clínicos ou covid negativos. O anúncio do Governo do Estado sobre o repasse de cerca de R$ 13 milhões até o final deste ano ao HCFMB permitiu que Hospital Estadual Botucatu iniciasse sua retomada assistencial de forma progressiva.

Comentários

Postagens mais visitadas

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

16 curiosidades sobre a fábrica de brinquedos Estrela que toda criança adulta precisa saber

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

A história do Distrito de Vitoriana, em Botucatu

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro