Canil Municipal sofre surto de cinomose e cães serão sacrificados

Canil Municipal sofre surto de cinomose e cães serão sacirificados


O Canil Municipal está sofrendo um surto de cinomose que já infectou nove animais, sendo necessária a eutanásia dos mesmos, para conter o avanço da doença entre os outros cães.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro caso registrado ocorreu em agosto e desde então órgão tem trabalhado para conter o vírus que é transmitido por vias aéreas.

A doença é altamente contagiosa, entretanto a confirmação do surto ocorreu apenas na quarta-feira (20), em comunicado oficial conjunto entre a Pasta e a Organização Social em Saúde (OSS) Pirangi, que responde pela administração do Canil Municipal.

A eutanásia dos animais infectados se faz necessária devido ao alto grau de infecção dos nove cães. Vale lembrar que é possível proteger soa animais contra o vírus através da aplicação da vacina V8 e V10. 

O que é a cinomose canina?



A cinomose é uma doença viral causada pelo vírus CDV, ou Canine Distemper Virus, também conhecido em português como o “vírus da esgana canina”. Altamente contagiosa, a cinomose canina afeta principalmente filhotes ou outros canídeos com o sistema imunológico debilitado. 

Uma vez no organismo dos cachorros, o vírus pode atacar os sistemas nervoso, respiratório e gastrointestinal. Isso pode provocar a cinomose canina com sintomas que vão desde alterações da pele até problemas neurológicos. 

Embora o vírus não afete todos os cães da mesma maneira, a cinomose é uma doença muito grave. Além disso, pode até mesmo levar o pet a óbito, dependendo do estado de saúde dele. 

A cinomose canina não tem cura específica, apenas tratamentos de suporte. Em alguns casos, porém, é possível fortalecer o organismo do pet a ponto de ele conseguir combater a infecção, sobrevivendo à doença. 

Confira a nota da Secretaria Municipal de Saúde sobre o caso


Orientações da Secretaria Municipal de Saúde sobre medidas de prevenção à cinomose


A melhor maneira de prevenir a cinomose é através da vacinação. Por ser uma doença contagiosa, a vacinação do filhote no desmame é necessária e altamente recomendada como rotina básica de cuidados. Atualmente, a enfermidade é controlada com a vacina, porém, mesmo em ambientes controlados, há animais que podem se infectar e apresentar os sintomas, já que a vacina não garante 100% de imunidade.

O ato de não vacinar os animais domésticos pode aumentar as chances em 100 vezes de contaminação pelo vírus. Também é de suma importância não deixar os animais soltos em via pública, para que estes não entrem em contato direto com outros animais doentes. Caso seu pet apresente sinais característicos de cinomose, como febre, diarreia, vômitos, diminuição ou ausência total de apetite, secreção nasal, tosse, respiração curta e dificultada, conjuntivite seca, tremores musculares e convulsões, procure atendimento médico veterinário imediato e evite que o mesmo tenha contato com outros animais.

Comentários

Postagens mais visitadas

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando