Exposição “Birds na Pina - Aves de Botucatu” já está aberta para visitação

A exposição de fotografias “Birds na Pina” já está aberta ao público. Os visitantes poderão contemplar imagens de cerca de 70 espécies de aves que vivem em Botucatu, registradas por diversos fotógrafos. Promovida pela Secretaria Adjunta de Turismo, a exposição oferece aos seus visitantes experiências interessantes, como uma mostra de comedouros caseiros, vídeos sobre o tema e cantos de aves disponíveis no espaço audiovisual, jogo da memória exclusivo, painéis sobre os biomas locais e tótens de pássaros gigantes. Quem passar por lá também poderá vivenciar a experiência de entrar em uma gaiola humana, e participar de oficinas, passarinhadas, rodas de conversa, visitas guiadas, contações de histórias e encontros com os fotógrafos e outros convidados. No próximo sábado, dia 30, às 11h30, no espaço da exposição, será feito o lançamento do “Guia de aves da Demétria 2”, de Gersony Jovchelevich, que apresenta 76 novas espécies locais, todas ilustradas com fotos e breves informações para facil

Prefeitura de Botucatu adquire nova ambulância para o SAMU 192

Prefeitura de Botucatu adquire nova ambulância para o SAMU 192


A Secretaria Municipal de Saúde recebeu uma nova ambulância de suporte básico, para utilização do Serviço de Atendimento Médico de Urgência, o SAMU 192.

A ambulância, tipo furgão com teto alto, possui todos os equipamentos necessários para o atendimento de emergências na Cidade. O serviço do SAMU na Cidade atua com um veículo de suporte avançado e dois de suporte básico.

“Ambulância nova significa mais conforto para os pacientes, melhores condições para os profissionais que atuam todos os dias no atendimento da Cidade, e mais agilidade na chegada às ocorrências. Vai qualificar o trabalho do SAMU que já é de excelência em Botucatu”, afirmou o Secretário Municipal de Saúde, André Spadaro.

O investimento é de aproximadamente R$ 200 mil, vindo de emenda parlamentar e também de contrapartida dos cofres públicos.

SAMU 10 anos


Neste ano de 2021, o SAMU completa 10 anos de atuação em Botucatu. De 2011 até hoje, já foram recebidas mais de 350 mil chamadas pelo SAMU e realizados mais de 60 mil atendimentos com suas ambulâncias.

A equipe das Centrais de Regulação, local onde os chamados são recebidos, é composta por telefonistas auxiliares de regulação médica (que recebem os primeiros chamados) e médicos reguladores. Este último profissional, por sua vez, é responsável pelo gerenciamento dos casos de urgência e emergência de toda região além do encaminhamento de ambulâncias e recursos para o atendimento da população. É ele quem decide todo o fluxo das Centrais de Regulação e Urgência do SAMU 192.

Além da equipe da Central de Regulação o serviço conta com os profissionais que tripulam as ambulâncias e fazem o atendimento nos casos de urgência e emergência. São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas. Para garantir a segurança da equipe e dos pacientes, o serviço também conta com uma equipe de lavadores de ambulância, os quais também participam indiretamente do atendimento, garantindo higiene e segurança aos pacientes, especialmente em tempos de COVID-19.

Priscila Masquetto, chefe do SAMU 192, relata que “ao longo destes dez anos o serviço tornou-se imprescindível para Botucatu, atuando com profissionais qualificados. Nossas equipes levam assistência de urgência e emergência para toda a população do nosso município, com a média de tempo de atendimento para os casos graves de 11 minutos, desde o chamado telefônico. 

O atendimento especializado se inicia na casa ou local da ocorrência da urgência/emergência e na sequência conecta pacientes aos serviços de saúde, de acordo com a complexidade necessária para seu atendimento, sejam os prontos socorros ou hospitais. E foi assim que nestes dez anos, trabalhando em equipe com toda a rede de serviços de urgência e emergência, o SAMU 192 Botucatu salvou muitas vidas e evitou que muitas pessoas convivessem com sequelas graves”.

Comentários