Exposição “Birds na Pina - Aves de Botucatu” já está aberta para visitação

A exposição de fotografias “Birds na Pina” já está aberta ao público. Os visitantes poderão contemplar imagens de cerca de 70 espécies de aves que vivem em Botucatu, registradas por diversos fotógrafos. Promovida pela Secretaria Adjunta de Turismo, a exposição oferece aos seus visitantes experiências interessantes, como uma mostra de comedouros caseiros, vídeos sobre o tema e cantos de aves disponíveis no espaço audiovisual, jogo da memória exclusivo, painéis sobre os biomas locais e tótens de pássaros gigantes. Quem passar por lá também poderá vivenciar a experiência de entrar em uma gaiola humana, e participar de oficinas, passarinhadas, rodas de conversa, visitas guiadas, contações de histórias e encontros com os fotógrafos e outros convidados. No próximo sábado, dia 30, às 11h30, no espaço da exposição, será feito o lançamento do “Guia de aves da Demétria 2”, de Gersony Jovchelevich, que apresenta 76 novas espécies locais, todas ilustradas com fotos e breves informações para facil

Teatro da Cia. Beira Serra chega a diferentes bairros de Botucatu

Teatro da Cia. Beira Serra chega a diferentes bairros de Botucatu


A Cia. de Teatro Beira Serra vai desenvolver uma turnê por diferentes bairros de Botucatu levando arte e cultura para Rubião Júnior, Vitoriana, Marajoara e Monte Mor através da mostra Território Beira Serra, durante os finais de semana de outubro. 

A mostra contará com apresentações gratuitas de quatro espetáculos do repertório da Cia. Beira Serra. O Território Beira Serra é realizado através do edital ProAC 49/2021, com recursos da Lei Aldir Blanc 

Historicamente as instituições e equipamentos culturais, como bibliotecas, museus e teatros, ficam localizadas no centro das cidades e afastados de muitos bairros que comportam parte significativa dos cidadãos, dos trabalhadores e da juventude. 

A proposta do Território Beira Serra busca atingir o público morador de cada uma das comunidades, relativamente afastadas da região central e, talvez, com menor acesso aos meios e produções culturais. “Com essa ação cultural nós buscamos ampliar nossa rede de afetos em nossa própria cidade. Descentralizar nossa atuação em Botucatu e mostrar aos munícipes que nosso grupo e nossa arte existem”, comenta Fernando Vasques, ator e membro fundador da Beira Serra.

Cada bairro irá receber os seguintes espetáculos: “Acorda Januário”, “Circo da Cuesta”,  “Grão: Circo da Terra”, e “Café com Arco”. Rubião Junior será o primeiro local a receber a mostra, na Escola João Queiroz Marques. Lá as apresentações acontecem no fim de semana dos dias 01, 02 e 03. Em seguida, Vitoriana recebe a Cia na Escola Raymundo Cintra, nos dias 08, 09 e 10. No Marajoara, a Beira Serra se apresentará na sede da Associação Pérola Negra, nos fins de semana dos dias 15, 16 e 17. Encerrando a mostra, no Monte Mor as apresentações acontecerão na sede do programa Adolescer, nos dias 22, 23 e 24. Confira ao final deste texto a Agenda completa.

Além dos espetáculos, outra ação fundamental do Território Beira Serra será a realização de Oficinas de Circo com crianças, a partir de 6 anos, e adolescentes. “Queremos aproximar as crianças e jovens para o fazer artístico, através das habilidades circenses, apresentando os diversos aspectos dessa arte”, finaliza Fernando Vasques. 



Agenda de apresentações Território Beira Serra


Rubião Junior 


Local: Escola João Queiroz Marques - Rua Jairo Zucari, S/N

Sexta, 01/10 – às 19h30 – “Acorda, Januário”

Sábado, 02/10 – às 19h30 – “Circo da Cuesta”

Domingo, 03/10 – às 16h – “Grão: Circo da Terra”

Domingo, 03/10 – às 19h30 – “Café com Arco”


Vitoriana


Escola Raymundo Cintra - R. Turma Seis, S/N

Sexta, 08/10 – às 19h30 – “Acorda, Januário”

Sábado, 09/10 – às 19h30 – “Circo da Cuesta”

Domingo, 10/10 – às 16h – “Grão: Circo da Terra”

Domingo, 10/10 – às 19h30 – “Café com Arco”


Marajoara


Local: Associação Pérola Negra - R. Francisco Witzler Filho, 965 : 

Sexta, 15/10 – às 19h30 – “Acorda, Januário”

Sábado, 16/10 – às 19h30 – “Circo da Cuesta”

Domingo, 17/10 – às 16h – “Grão: Circo da Terra”

Domingo, 17/10 – às 19h30 – “Café com Arco”


Monte Mor


Adolescer - Rua Hermes Fonseca, 542 (Antigo Piec)

Sexta, 22/10 – às 19h30 – “Acorda, Januário”

Sábado, 23/10 – às 19h30 – “Circo da Cuesta”

Domingo, 24/10 – às 16h – “Grão: Circo da Terra”

Domingo, 24/10 – às 19h30 – “Café com Arco”

Comentários