Veículos interceptados em Itatinga seriam vendidos criminosamente na Colômbia

A equipe do (TOR) Tático Ostensivo Rodoviário evitou que dois veículos alugados irregularmente fossem repassados de maneira criminosa, na fronteira do Brasil com a Colômbia. A abordagem dos policiais ocorreu na madrugada desta quinta-feira, dia 03, na praça de pedágio de Itatinga, na Rodovia Castelo Branco.   Os policiais desconfiaram das informações desencontradas dadas pelos motoristas dos dois veículos, que segundo as autoridades perceberam algo errado quando perceberam que os veículos estavam trafegando como se fosse um comboio. O primeiro motorista dirigia um GM/Tracker, e disse que alugou o carro e que pretendia ir até a cidade de Corumbá-MS para passar o final de semana prolongado. Ele também adiantou que o condutor do outro veículo, um MBenz/C180, era amigo e iria com ele para a mesma cidade. Sobre o contrato de locação do automóvel o condutor apresentou uma foto do contrato, armazenada no aplicativo de conversas WhatsApp, porém o nome que constava no documento não batia com o

Site reúne análises e boas práticas sobre a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio

Site reúne análises e boas práticas sobre a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio

Você conhece o  site que reúne análises e boas práticas sobre a implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, não! Não se apresse, antes você precisa saber que nas redes estaduais existem 7.560.385 estudantes de ensino infantil e fundamental que já lidam com referenciais alinhados à BNCC. 4.575 municípios já homologaram seus currículos de EI/EF também de acordo com a Base. Isso representa 82% do total de municípios no Brasil.


Esses dados aparecem no Observatório de Implementação da BNCC e do Novo Ensino Médio, lançado no fim de 2020 pelo Movimento pela Base. A plataforma traz esses e outros dados sobre a adesão de princípios norteadores apontados em ambos os documentos. Além disso, o site também traz análises e exemplos de como os estados e municípios estão lidando com a questão.

Camila Guimarães, coordenadora de comunicação do Movimento pela Base destaca que são grandes políticas nacionais e são grandes ações que acontecem nas redes de ensino públicas e particulares, ações estas que foram desencadeadas pela implementação da BNCC. Para que as ações previstas tanto na BNCC quanto no Novo Ensino Medio sejam efetivadas e saiam do papel, a coordenadora destaca que é preciso tempo, dada a complexidade dessa implementação.

Pela proximidade com diversas secretarias, Guimarães também destaca que o Movimento pela Base esteve em uma posição privilegiada e pode ser um espaço para que esse monitoramento da implementação fosse possível de maneira mais ampla.

“A gente acompanhava muito todas as movimentações que acontecem nessas frentes, tanto nos currículos das redes, nas políticas nacionais etc. E aí o que a gente começou a perceber é que estava tudo muito concentrado aqui e que faria muita diferença dar transparência para esse processo e contar para mais pessoas, para outros públicos”, aponta.

Currículos municipais EI/EF homologados em março de 2020: 1409. Em março de 21: 4.575 (82%).

Em março de 2020 nenhum currículo do Novo Ensino Médio havia sido entregue aos conselhos estaduais e/ou homologados. Essa realidade foi alterada um ano depois, como mostra o monitoramento. Em março de 2021 vinte estados enviaram currículos aos conselhos, dos quais 3 já foram aprovados pelos conselhos e aguardam homologação da secretaria e 6 já foram homologados pelas secretarias.

Além de exemplos de boas práticas que podem servir como inspiração para novos projetos em outras escolas, há também uma série de análises que podem colaborar com pensatas de implementação e formação continuada para professores.

Para conhecer o Observatório da BNCC e do Novo Ensino Médio acesse: observatorio.movimentopelabase.org.br



por Ruam Oliveira - Agência Porvir - edição Segue Rumo

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