Torneio SESI de Robótica: mais treze equipes garantem vaga na etapa nacional

Torneio SESI de Robótica: mais treze equipes garantem vaga na etapa nacional


Mais treze equipes garantem vaga na etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica. Para você ter idéia as competições regionais da FIRST LEGO League – Challenge (FLL) estão bombando! Por conta da pandemia de Covid-19, as competições estão sendo realizadas remotamente, por meio da plataforma FIRST Remote Event Hub (REH).

Mesmo online, as equipes e a torcida estão vibrando nas lives dos torneios regionais que traz muita brincadeira e interatividade com os competidores.

Nas últimas semanas, as etapas regionais realizadas em Goiás, Pernambuco e Bahia classificaram mais treze equipes para o torneio nacional no Festival SESI de Robótica, organizado pelo Serviços Social da Indústria (SESI). Os times de robótica também foram premiados nas categorias Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô, além de eleger o Técnico Destaque, nova premiação da competição.


Formas inovadoras de se movimentar

Com o tema voltado para esportes e atividades físicas, os Projetos de Inovação das equipes trazem novas maneiras de se exercitar. Para os jovens, características como idade, tipo de corpo, deficiências físicas ou doenças não são impedimentos.

A Visão Elétronsbot, equipe vencedora de Pernambuco, focou no público jovem. “Após muitas análises em diversos pontos de pesquisa, identificamos que o público jovem é um dos mais sedentários e isso pode levar problemas para a fase adulta”, explica Vinícius Albuquerque.

Pensando em revolucionar a forma de se exercitar, a equipe criou o XRun. O aplicativo trabalha com um sistema de recompensa que transforma a distância percorrida pelos usuários, calculado por checkpoints, em moedas. Esse benefício pode ser trocado por produtos ou descontos em lojas parceiras.

Entretanto, para que o usuário foque cada vez mais no exercício físico, o sistema de recompensa funciona apenas como um incentivo inicial e é desativado após um período de 6 a 8 meses.

Além disso, o XRun propõe atividades de uma forma gradual e eficaz para que os usuários avancem de nível sem perder a motivação.

“Por conta disso, o nosso aplicativo vai contar com a função de desafios em equipes, de 2 a 4 jogadores, e também competições que podem ser realizadas entre os usuários ou entre as equipes. Com isso, o público vai se sentir engajado no projeto e, consequentemente, vão estar mais ativos fisicamente”, complementa Arthur Xavier.

A equipe SESI SENAI RoboBen, grande vencedora do regional da Bahia, desenvolveu o SpeedBen. O projeto também utiliza a checkpoints com a tecnologia RFID para auxiliar as pessoas que desejam se exercitar ou já praticam atividades físicas.

O usuário utiliza um cartão ou chaveiro que o identifica nos checkpoints e as informações são armazenadas no site do SpeedBen. O portal mostra atualizações de desempenho e treino do usuário, além de mostrar notificações como locais públicos e previsão do tempo para a prática de atividades físicas.

O objetivo do projeto é incentivar a prática de atividades em locais públicas e diminuir o quantitativo de assaltos e furtos, já que o usuário não precisará levar o seu aparelho tecnológico para o local de treino para acompanhar o seu desempenho.


Lugar de mulher é na robótica

Após cada etapa regional, os competidores da FLL comprovam que nada impede a prática de atividades físicas com seus projetos inovadores. Agora os jovens mostram que o coronavírus não para a robótica. Juízes, técnicos e equipes continuam engajados para que as competições continuem respeitando as normas de prevenção.

Desde o início do torneio em abril, 96 equipes já participaram, totalizando 575 estudantes de escolas públicas e privadas, de 9 a 17 anos. Enquanto os meninos ainda são a maioria na robótica, as meninas também fazem parte deste universo e estão tomando conta.

Dos 575 jovens que competiram até agora nos torneios regionais de Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Bahia, 276 são mulheres. No regional do Goiás, as meninas constituíram 54% dos competidores, se tornando o regional que recebeu mais mulheres até o momento.


Meninas lideram em Desafio Relâmpago de robótica do SESI

No torneio regional da Bahia, que ocorreu na última semana, a competição estava balanceada. 140 estudantes constituíam as 22 equipes participantes, sendo que 70 eram meninos e 70 eram meninas, e a proporção segue para o torneio nacional. Dentro dos 28 jovens das quatro equipes selecionadas, 14 são homens e 14 são mulheres.

O regional da Bahia teve outro resultado interessante: a Equipe de Garagem Black Gold foi a única dessa modalidade inscrita e eles se classificaram em 2º Lugar no Champion’s Award, garantindo uma vaga para o Festival SESI de Robótica.

Confira todos os resultados
Goiás


Champion’s Awards

1º Lugar: Titans L.J. Planalto

2º Lugar: Life SESI Canaã

3º Lugar: L.J. Origens


Classificados para o Torneio Nacional – 2020/2021

Titans L.J. Planalto

Life SESI Canaã

L.J. Origens

AP. Gyn Alphatech

Gametech


Desafio do Robô

1º Lugar: Titans L.J. Planalto

2º Lugar: Gametech


Design do Robô

1º Lugar: Lego Bros

2º Lugar: Gametech


Core Values

1º Lugar: Meq Lego

2º Lugar: Star Guardians


Projeto de Inovação

1º Lugar: AP. Gyn Alphatech

2º Lugar: Robotic Engineers


Pernambuco
Champion’s Awards

1º Lugar: Visão Elétronsbot

2º Lugar: SESI SENAI Robomac

3º Lugar: Criadores do Amanhã


Classificados para o Torneio Nacional – 2020/2021

Visão Elétronsbot

SESI SENAI Robomac

Criadores do Amanhã

Unity


Desafio do Robô

1º Lugar: SESI SENAI Robomac


Design do Robô

1º Lugar: Unity


Core Values

1º Lugar: Legomito


Projeto de Inovação

1º Lugar: New Atom


Bahia
Champion’s Awards

1º Lugar: SESI SENAI RoboBen

2º Lugar: Black Gold

3º Lugar: Acrônicos


Classificados para o Torneio Nacional – 2020/2021

SESI SENAI RoboBen

Black Gold

Acrônicos

MIDAS


Desafio do Robô

1º Lugar: SESI SENAI RoboBen

2º Lugar: MIDAS


Design do Robô

1º Lugar: Sputnik

2º Lugar: ELLEGTICS


Core Values

1º Lugar: TECSAB

2º Lugar: GÊNIUS


Projeto de Inovação

1º Lugar: Equipe TECGOLD

2º Lugar: MIDAS

Comentários

Postagens mais visitadas

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando