Secretaria de Estado da Cultura monta programação para a Semana Nacional de Museus

Secretaria de Estado da Cultura monta programação para a Semana Nacional de Museus


 A Secretaria de Cultura e Economia Criativa participa, de 17 a 23 de maio, da 19ª Semana Nacional de Museus (SNM). Sob o tema   O futuro dos museus: recuperar e reimaginar, o evento trará atividades para todos os gostos e interesses e, em função da pandemia, tudo no formato digital. A SNM é promovida pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

“A Semana Nacional de Museus é um evento importante de integração, divulgação e valorização dos museus brasileiros e traz em sua temática uma excelente oportunidade para dialogarmos e refletirmos com a sociedade sobre o futuro dos museus”, afirma Letícia Santiago, coordenadora da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da secretaria.  “Os museus da Secretaria de Cultura participarão desta ação por meio de uma programação diversificada, contribuindo para o fortalecimento do diálogo com seus diferentes públicos e integração com os demais museus do estado e do país”, completou.

O museu Catavento preparou um vídeo explicativo sobre o surgimento e a importância da data para o calendário museológico. Dia 17, a partir das 12h, pelo Instagram e Facebook da instituição, os interessados poderão assistir e ainda participar de um debate sobre o tema desta edição do evento.

A programação segue em todos os museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da capital, interior e litoral. Dia 18, tem Luiz Gonzaga – Tradição e regionalismo na Casa das Rosas para discussão da figura do Rei do Baião e seu papel na difusão das tradições nordestinas. A atividade será realizada por videoconferência, das 19h às 21h.

Na Casa Guilherme de Almeida, a jornalista Marlene Laky oferece uma oficina para pessoas que buscam recuperar livros antigos. O curso tem carga horária de dez horas e acontece de 19 a 23 de maio.

O Museu de Arte Sacra, em parceria com a Casa Museu Ema Klabin, realiza no dia 19 a visita integrada para educadores a fim de discutir a religiosidade e o sagrado; replicabilidade; materiais e técnicas; autoria e originalidade. O encontro é online e as inscrições já estão abertas.

“O que preservar para amanhã’ é o tema da ação colaborativa proposta pelos museus da Imigração e do Café. O público será convidado a responder uma questão sobre o futuro. Interessados poderão participar por meio de links que estarão disponíveis nas mídias sociais e sites das duas instituições. O resultado será apresentado em uma nuvem virtual de palavras.

A Biblioteca Itinerante da Casa Mário de Andrade quer ampliar o acesso do público à leitura e traz Jonatas Varela, diretor do projeto Prateleira de Quadrinhos, para um bate-papo com Fernanda Mazete, do Núcleo de Ação Educativa do museu Casa Mário de Andrade. Dia 20 de maio, às 16h30.

Marcados pelo fenômeno da intertextualidade, os memes se tornaram um lugar comum não só na cultura pop da internet, mas em manifestações políticas, repertórios culturais e estratégias de linguagem. Provocadores natos, os memes e seus sentidos serão abordados pelo jornalista Guilherme Popolin durante um bate papo no Museu da Diversidade Sexual. Popolin vai contar um pouco mais sobre o #MUSEUdeMEMES e suas experiências, dia 20, a partir das 14h.

Para encerrar a semana, o Museu Felícia Leirner, de Campos do Jordão, traz o som do DJ Meszo, que vai mostrar mixagens de músicas clássicas com batida eletrônica. A apresentação será gravada nos jardins do museu como uma forma de ocupar e reimaginar os espaços vazios. O show estará disponível nas redes sociais da instituição no dia 23, às 11h.

Programação completa da Semana Nacional de Museus


CASA DAS ROSAS
O Vitral da Casa das Rosas

Neste vídeo, a conversa é voltada à criação do vitral da Casa das Rosas com a Profa. Dra. Regina Lara, descendente de Conrado Sorgenicht, o criador da Casa Conrado.

Data: 19/5

Horário: 16h30

Custo: grátis e disponível nos canais Youtube e Facebook da instituição


Expresso Poesia: o stand-up poético da Casa das Rosas

Projeto oferece doses altamente concentradas de poesia nas tardes de sábado. A cada encontro, um poeta é convidado a estabelecer contato direto com o público, dessa vez em formato virtual, apresentando sua obra em até trinta minutos.

Data: 22/5

Horário: 15h

Transmissão pela página da Casa das Rosas (Youtube e Facebook)


Imigração e literaturas africanas: tensões culturais e identitárias em novas fronteiras

Com Issaka Bano

Neste curso, serão abordados três romances – O ventre do atlântico, de Fatou Diome (Senegal), Minha casa é onde estou, de Igiaba Scego (Somália) e Caminho de casa, de Yaa Gyasi (Gana), por meio dos quais serão discutidas questões como imigração, identidade, xenofobia, racismo e retorno às raízes.

Data: Sextas-feiras  (7, 14, 21 e 28 de maio)

Horário:  19h às 21h

A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.

Custo: grátis


Programação especial

Voltas do voltar e o Sertão: letras com que o forró se escreve

Curadoria: Marina Zacchi


Forró e etnicidade

Em debate, o modo como o forró, prática cultural que se definiu em associação à afirmação de uma identidade nordestina, se relaciona com a questão étnico/racial.

Data: 22/5

Horário: 19h às 21h

A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.

Custo: grátis


MESA – Luiz Gonzaga – tradição e regionalismo

Nesta mesa de conversa, será discutida a figura de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, e seu papel na difusão das tradições e lugares de memória nordestinos a partir de seu projeto de cantar o Nordeste.

Data: 18/5

Horário: 19h às 21h

A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.

Custo: grátis


MESA – Jackson do Pandeiro e o forró da mistura

Data: 20/5

Horário: 19h às 21h

A atividade será realizada em videoconferência, por meio da plataforma Zoom.

Custo: grátis

Site: www.casadasrosas.org.br


CASA GUILHERME DE ALMEIDA


Restaure seu livro!


Marlene Laky, conservadora-restauradora formada pelo SENAI e à frente de diversas oficinas sobre conservação de livros no museu Casa Guilherme de Almeida, aplica uma oficina para pessoas que buscam recuperar danos em livros antigos.

Data: 19 a 23 de maio

Horário: 19h às 21h

Pela plataforma zoom

Inscrições pelo site do museu


Os registros do Brasil por Rugendas


Neste vídeo, serão explorados os registros do artista alemão Johann Moritz Rugendas (1802-1858) em suas expedições realizadas pelo Brasil no século XIX. Data: 21/05

Horário: 16h30

O vídeo será disponibilizado nas páginas da Casa Guilherme de Almeida (Youtube e Facebook) –Custo: grátis


Site – http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/


CASA MÁRIO DE ANDRADE


Biblioteca Circulante – Ontem e hoje


A resposta inventiva de Mário de Andrade para a ampliação do acesso público à leitura, por meio da Biblioteca Circulante, quando diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, será o destaque. Décadas depois, a mesma necessidade de inovação se impõe.

Data: 20/5

Horário: 16h30

O evento será transmitido em gravação prévia disponibilizada no Facebook e Youtube do museu

Custo: grátis


Ações inclusivas e o futuro dos museus 


Apresentação de um panorama das ações e experiências em curso, promovidas pela equipe do Programa de Exposição do Museu do Ipiranga, que pretendem trazer um novo olhar sobre a democratização do acesso ao patrimônio cultural por meio de ações inclusivas.

Data: 22/5

Horário: 16h30 às 18h

Pelo Google Meet ou Zoom (a confirmar)

Inscrições devem ser feitas pelo site do museu

Site – http://casamariodeandrade.org.br/


MEMORIAL DA RESISTÊNCIA DE SÃO PAULO


Atividade: Passado em disputa: representação e memória da ditadura civil-militar

Em ocasião da exposição de Rafael Pagatini no Memorial da Resistência, onde apresenta o trabalho “Retrato Oficial” (2017), o museu convida o artista para uma roda de conversa online com o objetivo de dialogar as possibilidades de atravessamentos e interpretações da história a partir da arte, bem como os processos de construção e representação do período da ditadura.

Data: 18/5, terça, ao vivo pela plataforma Teams

Horário: 18h às 19h

Site: www.memorialdaresistenciasp.org.br


Atividade: A cultura e os potenciais do educar em Direitos Humanos

Vídeo visita para profissionais de turismo e professores integrando o acervo do Memorial da Resistência de São Paulo e da Pinacoteca de São Paulo com o objetivo de evidenciar suas potencialidades pedagógicas.

Data: 17/05 a 23/05

Hora: Sem horário – disponibilização do link mediante inscrição e mailling list das instituições

Site: www.memorialdaresistenciasp.org.br


MUSEU AFRO BRASIL

Visita mediada:  Visita virtual elaborada com obras selecionadas a fim de apresentar os núcleos temáticos que compõem o Museu e uma reflexão com o público acerca dos desafios e potencialidades de mediação virtual.


Local: As visitas virtuais serão realizadas via Plataforma Zoom, com inscrições realizadas previamente. O link para inscrição será informado via mídias sociais e no site no museu

Data: 17/05 a 23/05


MUSEU CATAVENTO

#hojeédiade – especial sobre a SNM (segunda-feira)

Vídeo sobre a importância da Semana Nacional de Museus para o calendário museológico e como surgiu esta data comemorativa

Data: 17/05

Horário:12h (Instagram e Facebook).


#live (terça-feira)

A museóloga do Museu Catavento, Paula Ferreira, fará um bate-papo ao vivo com o museólogo Ivanei Silva da rede de Museus – Casas Literárias para tratar do tema: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Data: 18/05

Horário: 17h (Instagram: Museu Catavento X Casa das Rosas).


#pordentrodocatavento (quarta-feira)

Vídeo com apresentação dos métodos adotados pelo Museu Catavento no período de pandemia para o atendimento do público presencial e online.

Data: 19/05

Horário: 20h  (Instagram, Facebook e Youtube).


#cataventoresponde (quinta-feira)

O vídeo trará o tema proposto na Semana Nacional de Museus e abordará as tomadas de decisões dos espaços a respeito de novas exposições e métodos, considerando soluções interessantes para manter a interatividade do público sem que objetos sejam compartilhados em massa.

Data: 20/05

Horário: 20h (Instagram, Facebook e Youtube).


#frequênciadaciência (sexta-feira)

Os monitores do Museu Catavento falam sobre as novas práticas educativas implantadas a partir do contexto de pandemia

Data: 21/05

Horário: 20h (Spotify, Youtube, Instagram e Facebook)


MUSEU DA CASA BRASILEIRA


Exposição Itinerante Casas do Brasil: conexões paulistanas

A mostra estará na estação São Paulo Morumbi da Linha 4-Amarela, proporcionando reflexões acerca das formas de habitação da maioria dos paulistanos.

Data: Até 31/5

Horário: Das 04h40 às 00h

https://mcb.org.br/pt/

Gratuito

Estação São Paulo-Morumbi da Linha 4-Amarela do Sistema Metroviário

Av. Dep. Jacobe Salvador Zveibil, 50 – Butantã, São Paulo – SP, 05513-400


Oficina Online Que Objeto é Esse? (Via Zoom)

Oficina online de desenho realizada pelo Educativo. Nela, escolhe-se algum objeto doméstico que motive a troca de histórias e, então, o grupo desenha coletivamente em um encontro virtual.

Data: 22/05

Horário:  10h às 12h

https://mcb.org.br/pt/

Inscrições pelo site do MCB

Gratuito

Via plataforma Zoom


MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL

Visita mediada – Visitação temática à exposição Ressetar, do Museu da Diversidade Sexual, visando abordar o caráter híbrido das obras expostas e suas relações com o futuro dos museus e da arte LGBTQIA.

20/05/2021 – 14h às 20h


Mesa redonda – Memes e Museologia, ressetando sentidos e investigando intertextualidades da cultura pop com Guilherme Popolin e Gabriel Almeida mediados por Ellen Nicolau. Local:Virtual – Mídias Sociais do Museu da Diversidade Sexual

Data:20/05

Horário: 14h às 20h30


MUSEU DA IMAGEM E DO SOM (MIS)


Segunda no Acervo

As coleções de fotografias Teatro Brasileiro de Comédia e Teatro de Revista tomarão conta das redes sociais do museu.


O MIS relembra duas faces do teatro brasileiro da década de 1950, com destaque para as fotografias do Teatro de Revista e do Teatro Brasileiro de Comédia.

As coleções foram recentemente digitalizadas.

Data: 17 e 18/5


Programa Notas Contemporâneas com Renato Teixeira

O programa Notas Contemporâneas registra depoimentos de significativos nomes do cenário musical brasileiro, erudito e popular, cuidando da manutenção da prática de história oral do MIS. Nesta edição inédita, o convidado é o cantor e compositor Renato Teixeira.

Data: 19/5

Horário: 20h


VideoArtePapoMIS #16

Bate-papo ao vivo com a poeta e artista visual Lenora de Barros.

Data: 20/5

Horário: 19h


Premiação mObgraphia Mobile Photo Festival

A mObgraphia Cultura Visual realiza a 8ª edição do Mobile Photo Festival 2021, que acontecerá no período de 21 de maio a 04 de julho de 2021, no MIS (Museu da Imagem e do Som de São Paulo), sendo a noite de premiação, no dia 21 de maio às 19h).

Data: 21/5

Horário: 19h


Roteiros & Roteiristas

Luísa Guanabara, roteirista e professora dos cursos de roteiro do MIS, recebe Tetel Queiroz, roteirista e consultor de roteiro, que participou do desenvolvimento de séries como “1 Contra  Todos”, “Me Chama de Bruna” e “Impuros” (FOX).

Data: 21/5

Horário: 20h


CineCiência

O #CineCiência, tradicional programa mensal do MIS, que apresenta a cada edição um filme em longa-metragem de variados gêneros e promove em seguida um bate-papo com especialistas, ganha sua versão online para a programação do #MISemCASA.

Data: 23/5

Horário: 17h


MUSEU DA IMIGRAÇÃO E MUSEU DO CAFÉ


Ação colaborativa “O que preservar para o amanhã?”

O Museu da Imigração e Museu do Café convidarão o público a responder uma questão sobre o futuro.

Site Museu do Café: http://www.museudocafe.org.br/

Site Museu da Imigração: https://museudaimigracao.org.br/

Data: 17 a 23/5


MUSEU DA IMIGRAÇÃO


Seminário “Encontro da Rede de Museus Históricos (SISEM)”

Um encontro virtual, no canal do MI no YouTube, contará com a presença de especialistas e profissionais. O assunto da programação será o futuro desse tipo de instituição.

Data: 19/5

Horário: 15h às 17h


MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA


Museu de Mim

“Um museu sobre mim” consiste em refletir sobre momentos, objetos, comidas, músicas e outros elementos que marcaram ou que ainda marcam a sua vida e poderiam estar expostos em um museu para contar a sua história.

Por meio de uma conversa pretendemos que os participantes compartilhem algumas memórias e objetos do que gostariam de expor no seu próprio museu.

Seu museu teria um tema? Como o museu sobre você seria chamado? Qual seria o público a visitar o seu museu? Qual seria o estilo do seu museu? Tecnológico ou clássico? Teria acervo ou alguma coleção exposta?

Datas e horários: 18/5 às 10h e 22/5 às 15h.

Duração: de 1h a 1h30.


MUSEU DA ARTE SACRA DE SÃO PAULO


Webinário Museus de Arte Sacra: recuperar e reimaginar

Data: 17 e 18/5

Horário: 9h30 às 17h

Transmissão ao vivo: www.youtube.com/museudeartesacradesaopaulo


Visita Integrada – Materiais e técnicas na expressão artístico-religiosa

Atividade online

Serão discutidos religiosidade e sagrado, replicabilidade, materiais e técnicas, autoria e originalidade.


Data: 19/5

Horário:  14h às 17h

Site: http://museuartesacra.org.br/

Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1HkQtrW4S_3jpOlVqzsHjI0nX_KdjMNz4QmUI-X_qEa0/edit


MUSEU DO FUTEBOL


Ação educativa – “Museu de mim” é uma atividade lúdica e poética que propõe criar com os participantes uma coleção que conte a trajetória de cada um, seja através de narrativas, imagens, comidas, músicas ou objetos.

Dia: 18/05/2021

Hora: 10h às 11h30

Endereço: Plataforma virtual

Data: 22/05

Horário: 15h às 16h30

Endereço: Plataforma virtual


Mesa redonda – “Reimaginando o futuro: a causa antirracista no Museu do Futebol”. O Museu se coloca ao lado da luta contra o racismo, imagina e prepara um futuro sem preconceito por meio de ações a serem debatidas.

Data: 20/05

Horário: 17h às 19h

Endereço: Plataforma virtual


ACAM Portinari


MUSEU CASA DE PORTINARI – BRODOWSKI

Live “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, com Davidson Kaseker, diretor do SISEM-SP

Local: Youtube @casadeportinari

 Data: 19/05/2021

Horário: 20h


MUSEU FELÍCIA LEIRNER E AUDITÓRIO CLÁUDIO SANTORO – CAMPOS DO JORDÃO

 Museu Humanizado

 O objetivo dessa ação será apresentar a Instituição Museu como um espaço cultural humanizado, feito por pessoas para pessoas, como um agente social e transformador.

Data: 17/05

Horário: 15h

Entrada: acesso gratuito


História Oral: um Olhar de Nossos Colaboradores

 Ação com os colaboradores do Museu e Auditório, para que todos possam compartilhar seus pensamentos, suas histórias, suas reflexões e suas  perspectivas sobre o futuro dos Museus.

Data: 19/05

Horário: 15h

Entrada: acesso gratuito


O Museu que Queremos e o Museu que Podemos: Tendências e Boas Ideias para Repensarmos já as nossas Práticas e Relações

 Para essa ação, o Museu convida Marina Falsetti para mediar uma conversa virtual que deverá promover um campo de diálogo e reflexão pautado por dados obtidos em pesquisas recentes da área cultural.

Público-alvo: Profissionais de Museus, estudantes e interessados no tema.

Local: Pelo Zoom – inscrições: www.sympla.com.br/omuseuquequeremos

 Data: 22/05

Horário: 10h


Apresentação Musical com DJ Meszo

 Para encerrar a Semana, o Museu convida o DJ Meszo, de Campos do Jordão, para mostrar mixagens de músicas clássicas com batida eletrônica. A apresentação será gravada nos jardins do Museu Felícia Leirner como uma forma de ocupar e reimaginar os espaços vazios.

Local: Redes Sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner | Twitter: /mfelicialeirner )

Data: 23/05

Horário:  11h


Local de toda programação do Museu Felícia Leirner e Auditório Cláudio Santoro:  Local: Redes Sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner | Twitter: /mfelicialeirner


MUSEU ÍNDIA VANUÍRE – TUPÃ

Lançamento da Exposição Virtual “Ató Jagí Burum Krenak – Saberes do Povo Krenak”

Na mostra, são exibidos em galerias, vídeos e fotos do processo de produção de 28 objetos indígenas do povo Krenak.

Datas: 17 a 31/05/2021


Refletir o hoje para construir o amanhã: A perspectiva de um visitante sobre o futuro do Museu Índia Vanuíre

 Confira o depoimento de Paulo José, historiador e visitante assíduo do museu, que apresentará seu olhar sobre o futuro do Museu Índia Vanuíre e suas relações com a sociedade.

Data: 17/05/2021


Refletir o hoje para construir o amanhã: A perspectiva de um Guarani Nhandewa sobre o futuro do Museu Índia Vanuíre

Confira o depoimento de Tiago, Guarani Nhandewa da terra Indigena Araribá, falando sobre a parceria entre o museu e a comunidade indígena e quais as perspectivas para o futuro.

 Data: 18/5/2021


A perspectiva de uma Krenak sobre o futuro Museu Índia Vanuíre

 A relação entre museus e povos indígenas é de extrema importância e frequentemente aparece na pauta das discussões museológicas atuais. Krenak Lidiane Damaceno, cacique da Terra Indígena Vanuíre, fala sobre a parceria entre o museu e a comunidade indígena e quais suas perspectivas para o futuro.

Data: 19/05/2021


Programação Cultural

O setor de Programação Cultural apresenta, por meio de vídeo, como se dá o processo de construção de uma programação cultural e como isso pode fortalecer e consolidar a relação entre o museu e a comunidade, além de abordar como sobre os impactos no futuro de novas gerações.

 Data: 20/05/2021


Acervo

 A equipe de acervo do museu apresenta as ações de conservação e documentação realizadas pela instituição, trazendo reflexão sobre a importância dessas ações para a preservação do patrimônio material e imaterial para as futuras gerações.

Data: 21/05/2021


Centro de Referência

 O Centro de Referência exibe como as ações realizadas por esse setor impactarão positivamente na relação entre museu e comunidade.

Data: 22/05/2021


Núcleo de Educação

 O Núcleo de Educação do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre apresenta o seu olhar referente ao futuro das ações, buscando refletir e reimaginar o desenvolvimento e a conexão com os diversos públicos.

Data: 23/05/2021


Local de toda programação do Museu Índia Vanuíre: Redes Sociais (Instagram: @museufelicialeirner | Facebook: /museufelicialeirner | Twitter: /mfelicialeirner )

Comentários

Postagens mais visitadas

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando