Projeto incentiva pessoas com necessidades especiais a empreender

Projeto incentiva pessoas com necessidades especiais a empreender


O projeto que incentiva pessoas com necessidades especiais a empreender surge com a proposta de reverter a ideia de que nem sempre é fácil manter a estabilidade em um emprego formal. Para pessoas com necessidades especiais, isso se torna ainda mais complexo, porque as políticas de inclusão e permanência nas empresas muitas vezes ainda são falhas.

A inclusão de pessoas especiais é uma das causas abraçadas pela Fundação Grupo Volkswagen, que financia o projeto Empreendedorismo Para Todos, realizado pela ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças. “A proposta do projeto é incentivar o empreendedorismo e, assim, melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão produtiva de pessoas com deficiência, contribuindo para sua autonomia e mobilidade social”, afirma Vitor Hugo Neia, Diretor de Administração e Relações Institucionais da Fundação Grupo Volkswagen.

“Acreditamos que uma sociedade inclusiva é aquela em que todas as pessoas têm a oportunidade de participar da coletividade e desenvolver todo o seu potencial. Nosso desejo para o projeto é que todos possam compartilhar conhecimento e desenvolver seu talento para criar uma grande rede de empreendedores e que haja uma grande diversidade entre os selecionados desta edição”, afirma Caroline Ferronato, Coordenadora de Projetos da ASID.  A organização foi criada em 2010 com o objetivo de construir uma sociedade mais inclusiva por meio da união de pessoas com deficiência, suas famílias, instituições, empresas e voluntários.

Parceria continuada


Em 2020, a parceria entre a ASID Brasil e a Fundação Grupo Volkswagen já rendeu frutos. A série de webinares “Conversas Inclusivas”, com foco na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho teve seis edições que somaram mais de 8 mil visualizações no YouTube e Facebook. Entre os participantes, quase 600 deles inscreveram-se previamente e receberam certificados. Além disso, a partir das discussões dos webinares, foi lançado o e-book “Panorama brasileiro de inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”.

Entre os temas que fazem parte do livro, estão aspectos da legislação e dicas para o processo de inclusão nas empresas. O material também traz um glossário com termos frequentes e sugestões de leitura para quem desejar se aprofundar nesses tópicos. A publicação digital está disponível para download gratuito no site da Fundação Grupo VW: https://fundacaogrupovw.org.br

Devido à pandemia de Covid-19, o programa foi totalmente virtual. Assim como será, em 2021, o projeto Empreendedorismo Para Todos. As inscrições começam dia 19 de abril e serão 140 negócios selecionados para participarem das aulas.

Serviço: Inscrições (abril e maio) http://bit.ly/empreendedorismoparatodos

Aulas sobre empreendedorismo (junho, julho e agosto): será semanal, às quartas feiras, com duração de 2 horas e horários disponíveis nos 3 turnos (manhã, tarde e noite). As facilitações acontecerão de 02/06 até 25/08. Dia 01/09 será realizada a cerimônia de encerramento.

Mentoria (setembro, outubro e novembro): depois das aulas, serão selecionados 20 participantes que receberão apoio de mentores para colocarem o conteúdo em prática.

Temáticas das facilitações: preço e cobrança, vendas, gestão financeira, processo produtivo, divulgação, entre outros.

Sobre a Fundação Grupo Volkswagen


Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraçamos três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, apoiamos tecnicamente ações de responsabilidade social das marcas do Grupo Volkswagen no Brasil. Compartilhamos a vocação de mover pessoas. Movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade.


Sobre a ASID Brasil


A criação da ASID Brasil foi motivada por um contexto familiar, a história da irmã de um dos fundadores. A Laura nasceu com síndrome de Down e transtorno do espectro autista e durante toda sua vida enfrentou inúmeros desafios para se desenvolver. A partir da história dela e o contexto da pessoa com deficiência no Brasil, a ASID nasceu com uma missão: unir pessoas com deficiência, suas famílias, instituições, empresas e voluntários para construir uma sociedade inclusiva.

Da Agência Boa Notícia

teste R$100 off no Novo Echo Dot (4ª Geração) com relógio

Comentários

Postagens mais visitadas

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Acidente aéreo de 1938 em Laranjal Paulista deixou São Paulo em luto

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

A história do Distrito de Vitoriana, em Botucatu

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts