Pinacoteca recebe exposição “Em Volta do Tempo”, de Renata Egreja, em outubro

As telas da artista plástica paulista Renata Egreja serão a atração da programação da Pinacoteca “Fórum das Artes”, de Botucatu, a partir do dia 10 de outubro. A exposição “Em volta do tempo”, é resultado do Prêmio de Artes Visuais do ProAC LAB 2020, incentivado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Ministério da Cultura do Governo Federal.  Na cidade de Botucatu ela recebe o apoio das secretarias de Cultura e Educação, em parceria com o Museu Botucatu. A mostra mescla trabalhos inéditos de Egreja, apresentando 5 telas grandes sobre tela e 10 aquarelas, além da instalação imersiva “Mesa Posta” (2021), que convida o espectador a mergulhar na obra e observá-la desta perspectiva, com cores e formas sugerindo sons e movimento, propondo um estado de encantamento. A exposição, que ocupará duas salas e o átrio da Pinacoteca, faz parte de um projeto que remete a experiência de retorno à terra natal. Lugar em que a artista cresceu e agora regressa com um olhar

Instituto Crescer inicia pesquisa sobre clima escolar em instituições de Ensino Médio

Instituto Crescer inicia pesquisa sobre clima escolar em instituições de Ensino Médio

Instituto Crescer inicia pesquisa sobre clima escolar em instituições de Ensino Médio e a maneira como as pessoas se relacionam entre si e como enxergam o ambiente. Para enteder essa pesqusia é necessário uma compreensão daquilo que caracteriza o “clima” em diferentes espaços. Seja no campo organizacional, seja em outros ambientes, o clima percebido pode ter impactos significativos nas instituições. Em se tratando de ambientes escolares, a situação não podia ser diferente.

Observando fatores como confiança, respeito, motivação para estudar e perspectivas para o futuro, o Instituto Crescer iniciou pesquisa que visa entender o clima escolar e de que forma ele contribui para a formação e o desenvolvimento de estudantes do Ensino Médio. A pesquisa é feita com instituições públicas e privadas de EM.

Inspirado em pesquisas do diretor do programa de liderança de Educação Urbana na Universidade de Columbia, Brian Perkins, o questionário é voltado não apenas para estudantes, como também para familiares e demais educadores.

De acordo com Perkins, o clima escolar depende de fatores como estrutura física, relações entre pessoas e atmosfera psicológica. Respeito e Confiança, por exemplo, são encontrados tanto nas relações quanto na citada atmosfera psicológica.

Para acessar os questionários, basta clicar nos links abaixo:

Para Estudantes do Ensino Médio: bit.ly/3xhG1BP

Para Pais e Familiares de estudantes do Ensino Médio: bit.ly/3viAWYh

Para Educadores que lecionam no Ensino Médio:  bit.ly/3naOFgG


Sobre o Instituto Crescer


O Instituto Crescer é uma Instituição fundada em 2000 que atua na área de Educação em projetos voltados à formação de professores para diferentes áreas do conhecimento, projetos de inclusão digital e qualificação profissional de jovens. Seus principais parceiros são Microsoft, Fundação Nestlé, Copersucar, Instituto Claro, Instituto CCR, Instituto EDP, CPFL Energia, Energisa, FTD Educação e Itaú Unibanco.

Da Agência Porvir - Edição Segue Rumo

Comentários