Mulher envia maconha e k4 para o irmão preso na Penitenciária de Avanhandava

Agentes da Penitenciária “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava apreenderam, na manhã desta quarta-feira (26), drogas escondidas em fundo falso de um pote de margarina. A encomenda teria sido enviada à unidade pela irmã de um preso. Durante vistoria realizada na presença do destinatário, a equipe localizou duas porções de maconha, pesando cerca de 16 gramas no total, e 550 pedaços de papel contendo k4, a maconha sintética. CONFESSOU Questionado pelos servidores, o detento confirmou que havia encomendado os entorpecentes com a sua irmã, que é devidamente cadastrada no rol de visitas do estabelecimento penal. A direção da Penitenciária de Avanhandava registrou boletim de ocorrência e instaurou procedimento interno para apurar o caso.

Festival Pint of Science 2021 será online nos dias 17, 18 e 19


O Pint of Science é um festival mundial que aproxima a ciência da sociedade ao discutir temas científicos de forma descontraída. O festival acontece anualmente ao longo de três dias consecutivos e, este ano, será realizado na semana que vem nos dias 17, 18 e 19.

Criado no Reino Unido em 2012 e inaugurado no Brasil em 2015, o festival de divulgacão científica Pint of Science terá neste ano a participação de 67 cidades de todas as regiões brasileiras.

Confira a programação do Pint of Science Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, as cidades vão realizar o Pint of Milk, um evento de divulgação científica exclusivo para as crianças. A transmissão dos eventos acontecerá no canal do Pint of Science Brasil no Youtube, além dos canais das instituições de ensino parceiras. Para saber como assistir, basta acessar a programação no site https://pintofscience.com.br.

“Infelizmente, por conta da pandemia, não poderemos realizar novamente o Pint of Science em bares e restaurantes das cidades participantes”, explica o coordenador do Pint of Science Brasil, Luiz Gustavo de Almeida. “O que nos motiva a continuar é a comunidade criada em torno do festival.”

O evento acontece anualmente graças ao empenho dos coordenadores e das equipes locais espalhados por todo o País, explica o coordenador.

Programação do Festival Pint of Science 2021 em Botucatu


No Brasil, Botucatu, que abriga um dos câmpus da Unesp, é uma das cidades que participarão este ano, de forma online, desse enorme festival de divulgação científica.

Sob a coordenação da professora Ariane Rozza, do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB), docentes e alunos de pós-graduação e graduação planejaram bate-papos com convidados e pesquisadores de diferentes áreas. As transmissões serão feitas nos três dias, sempre às 19h30 pelo Canal YouTube da Agência de Divulgação Científica e Comunicação (AgDC) do IBB.

Na segunda-feira, dia 17, Gabriela Bailas falará sobre pseudociência. Doutora em Física Teórica de Partículas e criadora de conteúdos do @fisicaeafins e co-host no podcast @panoramas, ela vai diferenciar ciência e pseudociência e nos mostrar se dá para aprender a exercitar o nosso pensamento crítico e evitar que o charlatanismo entre em nossa vida.

Ana Lígia Barbour Scott, docente na Universidade Federal do ABC (UFABC), e Beatriz Pagliarini Bagagli, doutoranda em Linguística na Unicamp, são as convidadas de terça-feira, dia 18. Elas conversarão sobre os desafios que pessoas transgêneras enfrentam no ambiente educacional, seus direitos e visibilidade.

E, para finalizar o Pint of Science de Botucatu, na quarta-feira, dia 19, haverá uma conversa com três indígenas incríveis da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – Fabiane Medina Cruz, Ana Carolina Ferreira e Diogo Souza – que vão contar sua trajetória de vida, desafios e conquistas e como foi chegar até a universidade.

..........................

Por Adriane Wasko - professora do Departamento de Ciências Químicas e Biológicas do Instituto de Biociências da Unesp, câmpus em Botucatu, onde é coordenadora da Agência de Divulgação Científica e Comunicação (AgDC)

Comentários