A trajetória e o papel político da canção latino-americana

A trajetória e o papel político da canção latino-americana

 
A trajetória e o papel político da canção latino-americana é tema do livro recém-lançado, da professora Tânia da Costa Garcia que analisa a complexa relação entre música e cultura, política e sociedade em três países da América Latina. Do folclore à militância: A canção latino-americana no século XX é fruto de uma década de pesquisa da historiadora da Unesp (câmpus de Franca) em arquivos da Argentina, Chile e Brasil.

Publicado pela editora Letra e Voz, Do folclore à militância: A canção latino-americana no século XX conta um pouco da história desse gênero musical a partir de pesquisas em arquivos, análise de álbuns e entrevistas com intérpretes e cancionistas dos três países, revelando processos culturais e políticos muitas vezes semelhantes entre eles.
propaganda
Em sua parte inicial, o livro discute a música como objeto de investigação do historiador, para em seguida tratar da relação da canção folclórica com os meios de comunicação de massa, e a relação desta canção popular com símbolos de nacionalidade e com o populismo.

A relação entre campo e cidade na trajetória da música popular é outro assunto abordado na obra. “No caso do Chile e da Argentina, essa canção folclórica vem do campo para a cidade, se estabelece como simbólico de uma identidade nacional, mas é construído um lugar imaginário para essa origem”, destaca a autora, cujas pesquisas foram realizadas em arquivos de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e São Paulo.
propaganda
Na segunda parte da obra, a autora trabalha com a canção militante na América Latina, a partir de um estudo comparativo entre o manifesto do Centro Popular de Cultura (CPC), no Brasil, e o manifesto do Novo Cancioneiro, na Argentina. “Eu abordo semelhanças e  singularidades entre esses dois manifestos localizados no começo dos anos 60, um momento de efervescência cultural e de engajamento político”, explica a docente do câmpus de Franca.

O livro discute ainda como se deu a relação da canção latino-americana em terras brasileiras durante a década de 70. “Para falar deste tema eu entrevistei os músicos do grupo Tarancón e também Abílio Manoel, que tinha um programa famoso sobre música latino-americana na na Rádio Bandeirantes”, destaca.

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Dexco vai inaugurar em Botucatu com estimativa de geração de 350 empregos diretos