Ausência de rituais dificulta luto pela perda na Covid-19

Ausência de rituais dificulta luto pela perda na Covid-19

Ausência de rituais dificulta luto pela perda na Covid-19 com a perda de um ente querido é sempre sofrida e dolorosa. Mas quando se trata de uma morte pela covid-19, essa experiência se complica.

Esse tema foi exposto pela psicóloga Mariele Rodrigues Correa, da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da Unesp, câmpus de Assis, e pelo psicanalista André Gellis, da Faculdade de Ciências (FC), também da Unesp, em Bauru, em debate on-line promovido pelo Centro de Documentação e Memória (CEDEM), neste dia 5 de maio.

Mariele integra uma equipe de professores e alunos da FCL que elaborou a cartilha E os que ficam?, que informa sobre como lidar com um luto delicado como é o da covid-19. “Os rituais compõem atividades esperadas de nossa sociedade, independentemente de como a pessoa parte. É necessário que o fim seja concretamente posto, com práticas tais como velório, sepultamento, presença de familiares e conhecidos, a fim de que a visualização e a confirmação desse corpo falecido sejam permitidas. Isso contribui para uma maior aceitação da perda e para o processo de enlutamento”.

Ainda segundo a cartilha, “Com a pandemia, nada disso está sendo possível. As reações conhecidas do processo de luto permaneceram - negação, raiva, barganha, depressão e aceitação - mas com novas nuances, dolorosas e semeadas em um campo consumado pela não-despedida, pela impossibilidade do último adeus, do último abraço, de um final justo e honrado. Esta realidade propicia experiências de sofrimento para as pessoas atingidas por um tempo ainda mais indeterminado, fazendo com que o lidar com essas dores se torne, na grande maioria das vezes, quase que insuportável”.

O material alerta para a sobreposição do luto em decorrências das perdas coletivas: de liberdade de circular livremente, impossibilidade de reunião, mudanças e adaptações e/ou perda de trabalho, a insegurança financeira, entre outras.

No debate, Gellis lembrou outras consequências traumáticas que impactam o cotidiano dos indivíduos na pandemia. Por exemplo, as perdas afetivas. Ele explica que falta de amparo e ausência de suporte são alguns elementos que favorecem o trauma. Na opiniao do docente, "a experiência do luto é um remédio para o trauma".

Ações da Universidade na pandemia – Os docentes Mariele e Gellis estão envolvidos em projetos de extensão que visam dar suporte emocional para a elaboração desse período de perdas.

A docente do câmpus de Assis supervisiona e oferece orientação para membros do projeto que acolhe enlutados por perdas pela covid-19. O trabalho, que atende pessoas de todo o país, consiste em reuniões semanais em ambiente virtual, com quatro grupos de quinze a vinte pessoas com até 1h30 de duração. A cartilha E os que ficam? é ofertada também para essas pessoas. “Nossa produção de conhecimento deve estar voltada para a população,” destaca Mariele.

Gellis participa de um projeto institucional, interunidade, iniciado em abril de 2020, que conta com a participação dos Centros de Pesquisa e Psicologia Aplicada dos câmpus de Assis e de Bauru.  O projeto consiste em atender a comunidade da unesp para permitir a elaboração da experiência na pandemia.

Os grupos são formados por categorias de alunos, calouros, docentes, funcionários. “O distanciamento social impôs perda de referências,” fala Gellis. “Os calouros não conhecem seus locais de estudos e não podem fazer a integração com a comunidade.” Para o docente, a Universidade criou uma resposta para o impacto da pandemia.

Acesse a Cartilha E os que Ficam?

Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Dexco vai inaugurar em Botucatu com estimativa de geração de 350 empregos diretos

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo