Ecofalante: a plataforma gratuita que oferece filmes para professor usar em aula on-line

A plataforma gratuita Ecofalante oferece filmes para que professores utilizem em aulas on-line e isso é muito importante nesse momento em que estar em casa afetou completamente a maneira como o conteúdo pedagógico é organizado e dIficulta a participação de alunos em aulas com câmeras ligadas.

Com curadoria da Mostra Ecofalante de Cinema, os 130 filmes disponíveis abordam questões como mudança climática, questões socioambientais, saúde, trabalho, entre outras.


A plataforma surgiu neste contexto de pandemia e como um reflexo desse aumento de demanda. Para usar a ferramenta é necessário que o educador faça um cadastro na própria Ecofalante Play vinculando a instituição de ensino onde atua. Assim é possível ter acesso ao catálogo e agendar sessões.

A inserção de filmes para discutir diferentes assuntos tende ser cada vez mais presentes nas dinâmicas de aulas. Quem já passou por todo o catálogo das já conhecidas plataformas, agora pode optar por um novo serviço gratuito de streaming com filmes selecionados para o professor adotar em programas educacionais. Trata-se do Ecofalante Play.

Entre os filmes disponíveis estão “Obrigado, Chuva”, de Julia Dahr, que acompanha a história do agricultor Kisilu e como ele usou sua câmera para registrar os impactos das mudanças climáticas na vida de sua família e de sua comunidade. O catálogo também traz o “A Era das Consequências”, documentário que mostra os impactos das mudanças climáticas em conflitos ao redor do mundo, pela ótica da Segurança Nacional norte-americana.

Alguns dos títulos também abordam povos tradicionais, como é o caso do “Amazônia Sociedade Anônima”, de Estevão Ciavatta que aponta como o cacique Juarez Saw Munduruku e índios ribeirinhos enfrentaram máfias no combate ao roubo de terras e desmatamento ilegal.

O projeto está vinculado ao Ecofalante Universidades que visa trazer ao ambiente educacional filmes de teor socioambiental e promover reflexões e debate sobre a realidade brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando