18 curiosidades sobre a Nutella para debater no café da manhã




Nessa postagem, separamos 18 curiosidades sobre a Nutella (nuˈtɛla), marca de um creme de avelã com cacau e leite que está presente em supermercados de quase todo o mundo, e apenas a visão de sua embalagem já deixa muita gente com água na boca.

Desde a criação em 1963 até o momento atual a marca coleciona curiosidades, alterações em sua composição de acordo com cada país e até polêmicas referentes à saúde de seus consumidores.

Vale a pena conhecer cada uma dessas curiosidades para debater com seus parentes e amigos durante o café da manhã, ou aquele lanche da tarde.

Confira as 18 curiosidades sobre a Nutella


1) A Nutella foi criada pela empresa italiana Ferrero em 1963.

2) A receita do produto foi criada tomando como base outro produto lançado pela Ferrero no ano de 1944.

3) Atualmente Nutella pode ser encontrada a venda em mais de 75 países.

4) A Nutella chegou para os consumidores do Brasil em 2005.

5) No ano de 2016 foram vendidos diariamente uma média de dois milhões de frascos de Nutella, em porções que vão das 15 gramas aos três quilos

6) O produto é fabricado pela fábrica de Alba, na Província de Cuneo, Piemonte, e ocupa uma superfície de 340.000 m2, o equivalente a 50 campos de futebol.

7)
A Nutella começou a ser vendida em 1962, e na época se chamava "Supercrema".

8) Produtos semelhantes vem sendo produzidos desde o ano de 1944, porém a receita atual é de Pietro Ferrero e seus principais ingredientes, são: cacau, creme de avelã e leite.

9) A popularização do creme ocorreu em 1963, quando a filha de Pietro, Michele Ferrero decidiu lançar o então "Supercrema" em no mercado europeu, e com isso ela modificou a composição e a embalagem e batizando o supercrema de "Nutella".

10) A composição da é uma modificação da gianduia. De acordo com o fabricante, os principais ingredientes são o açúcar e óleos vegetais com avelã.

11) A receita de Nutella tem variações em diversos países, com alterações na quantidade de ingredientes.

• Austrália: açúcar, óleo vegetal, creme de avelã (13%), leite em pó desnatado (8,7%), pó de cacau gordura reduzida (7,4%), emulsificante, saborizante (baunilha);

• Polônia: açúcar, óleo vegetal, creme de avelã (13%), cacau (7,4%), leite desnatado (5%), lactose, leite de soja, baunilha (sabor artificial);

• Grã-Bretanha: açúcar, óleo vegetal, creme de avelã (13%), leite em pó desnatado (6,6%), emulsificante, saborizantes;

• Brasil: açúcar, óleo vegetal, avelãs (13%), cacau (7,5%), leite desnatado (5,6%), lactose, soro de leite, emulsificante (lecitina de soja) e aromatizante.

12) Existe uma polêmica com a composição do produto, as autoridades europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) realizou uma análise e concluiu que a composição do produto possui contaminantes que podem causar câncer.

13) Especialistas alegam que o óleo de palma, principal ingrediente para a produção do creme, possui um alto teor de poluentes em sua versão comestível. O óleo de palma é conhecido no Brasil como azeite de dendê e é usado na produção de diversos alimentos.

14) Supermercados da Itália decidiram retirar o produto de circulação, de acordo com o resultado do relatório da AESA. Segundo as autoridades, o óleo de palma é prejudicial à saúde quando é submetido a temperaturas maiores que 200° C, pois libera ácidos graxos que podem causar câncer.

15) A Ferrero, nega que a Nutella cause qualquer tipo de risco. De acordo com a Ferrero, na produção do alimento, a temperatura não chega a 200° C. Além disso, o óleo é mantido em baixa pressão tornando o processo lento e  caro.

16)
Vicenzo Tapella, gerente de compras da Ferrero, explica que a empresa não vai deixar de usar o óleo. “Fazer a Nutella sem o óleo resultaria em um produto de qualidade inferior. Seria um retrocesso”.

17)
Por ser muito popular a Nutella tem vários produtos similares que concorrem por mercado em vários países, entre essas marcas estão:

• Nocilla, na Espanha

• Tulicreme, em Portugal

• Nudossi, na Alemanha

• Sweet William, na Austrália

• Choconutta, no Canadá

• Fugini, no Brasil

• Pralinutta, na Bélgica (que também é exportada para o Brasil)

18)
No início de 2017 viralizou na internet o meme "Raiz x Nutella", em que a primeira expressão designaria algo tradicional e portanto legal, enquanto a última algo gourmet e "moderno demais".
-----------------------------------

Por Renato Fernandes Jornalista com ampla experiência, antes de ingressar na redação do Segue Rumo passou por importantes meios de comunicação da cidade onde reside (Botucatu), como Diário da Serra (20 anos), folha Serrana, Folha Regional, Revista O Lojista, blog O Grito Notícias, Solutudo. Experiente no jornalismo web e formado em Análise em Mídias Digitais e ampla experiência em SEO atuando ainda na redação, edição, revisão de textos, e produção de conteúdo para o Youtube


Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando