Polo Cuesta ampliará interesses em comum dos municípios

Consórcio Polo Cuesta, antes apenas dedicado ao Turismo, passará a ser multifinalitário e com foco ainda maior no desenvolvimento regional essa decisão foi tomada em assembleia realizada nesta sexta-feira (15), no auditório Cyro Pires da Prefeitura de Botucatu, quando membros aprovaram a mudança de finalidade do consórcio. Até então, o consórcio era unifinalitário, ou seja, atendia exclusivamente a um único interesse: no caso, o turístico. Com a mudança para consórcio multifinalitário, todos os municípios envolvidos poderão atuar juntos em diferentes áreas de interesse comum. “Acreditamos que essa mudança irá atender melhor aos interesses das cidades, ajudando as administrações municipais a tratarem de forma mais efetiva os desafios em comum de todos. Seja no meio ambiente, na saúde, na infraestrutura e outras áreas, nas quais serão criadas câmaras técnicas. Isso não quer dizer que o turismo será deixado de lado. Pelo contrário. Pensar o desenvolvimento regional fortalecerá ainda mais

10 coisas que você precisa saber sobre a vacinação em massa de Botucatu contra a Covid-19

10 coisas que você precisa saber sobre a vacinação em massa da população de Botucatu


Nós do site Segue Rumo separamos dez coisas que achamos que é importante você saber sobre a vacinação em massa contra a Covid-19 que acontecerá na cidade de Botucatu, interior de SP.

Se você não conhece essa história, nós te contamos, acontece que o Ministério da Saúde aprovou na noite de terça-feira, 27, a vacinação em massa de toda a população botucatuense, combinando com testagem e sequenciamento genético da Covid-19.


 A pesquisa que prevê a vacinação de toda a população adulta  ocorrerá no município por ele reunir as condições adequadas para esse tipo de análise.

Portanto, confira as dez coisas que você deve saber sobre a vacinação em massa na cidade de Botucatu.




1-  A fase de estudos pretende avaliar a efetividade da vacina da Universidade de Oxford / laboratório AstraZeneca contra as possíveis variantes do Coronavírus, apresentando respostas acerca do uso e integridade da vacina em uma população 100% imunizada.

2 - A pesquisa servirá de subsídio para comparar o quão eficiente foi a vacinação e seus efeitos junto à populacão já imunizada.

3 -Apenas moradores da cidade serão imunizados e não adianta se mudar para a Botucatu apenas para tomar a vacina, a administração pública exigirá documento que comprovem que a pessoa realmente é moradora do município;

4 - O estudo terá duração estimada de oito meses, período que incluirá a aplicação das duas doses e o acompanhamento da população que recebeu essas vacinas.

5 - Apesar da duração de oito meses a intenção dos parceiros é iniciar a imunização dentro de 15 dias, e encerrar o processo em outros 15 dias. Totalizando um mês de trabalhos intensos

6 - Botucatu conta com 150 mil habitantes – 106 mil são maiores de 18 anos. Pelo projeto de vacinação em massa, todos esses serão vacinados, e os casos positivos na região, sequenciados geneticamente



7 - Todos os casos positivos, num período de oito meses de estudo, serão sequenciados para saber exatamente qual é a cepa e avaliar exatamente qual é a efetividade da vacina da AstraZeneca com relação a casos graves, internação, necessidade de ventilação mecânica e óbito

8 - Botucatu foi escolhida porque já vinha adotando medidas cruciais para o desenvolvimento da pesquisa, como a testagem de todos os sintomáticos de síndromes gripais com o exame RT-PCR.1. Portanto o município reúne as condições adequadas para esse tipo de análise.

9 - Além do Ministério da Saúde, a pesquisa conta com uma série de parceiros, dentre os quais a Universidade de Oxford, o laboratório AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação Gates, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a prefeitura de Botucatu.

10 -
Laboratórios da Unesp precisarão de ampliação para se adequarem a um número considerável de sequenciamento genético e para atingir esse objetivo será necessário fazer contratações de profissionais especializados em vários segmentos..

Comentários