Filha de Stalin morreu na miséria em 2011


“Lamento que minha mãe não tenha se  casado com um carpinteiro” - Svetlana Stalin


A única filha do ditador russo Josef Stalin, Svetlana Stalin, morreu em novembro de 2011. Ela foi encontrada em um pequeno apartamento no estado de Wisconsin, Estados Unidos, onde passou seus últimos dias na miséria, solitária e distante dos filhos.

Svetlana nasceu em 1926 e ficou conhecida como a princesinha do Kremlin e apesar do título, sua vida pessoal não foi nada fácil.

Sua mãe, segunda esposa do ditador, se matou quando ela tinha seis anos e na adolescência, quando começou a namorar um judeu russo, seu pai interferiu e mandou o rapaz para uma Gulag (eram campos de prisioneiros de Stalin, onde os prisioneiros recebiam como punição trabalhos forçados, torturas físicas e psicológicas), onde passou dez anos.

Era bastante comum ela aparecer em fotos com o pai, isso humanizava a imagem do ditador junto à população russa, no entanto o sonho de se tornar artista, também foi negado pelo pai, que a obrigou a estudar história. Profissão que teria mais utilidade ao regime marxista russo.

A partir de 1967, após a morte do pai, perdeu seus privilégios de “princesa” e decidiu fugir para os Estados Unidos, abandonando seus dois filhos na União Soviética.
“Você não pode lamentar seu destino, mas lamento que minha mãe não tenha se  casado com um carpinteiro”, disse em certa ocasião.
Os primeiros anos na América foram bastante produtivos, ela escreveu duas autobiografias, onde criticava o pai e o regime comunista, assinando com o sobrenome da mãe, Svetlana Alliluyeva.

Entretanto, essa não foi a única vez que alterou o nome, quando se casou com um discípulo do arquiteto Frank Lloyd Wright, passou a se chamar Lana Peters.

No início dos anos 1980, decidiu retornar para a URSS, onde afirmou ter sido manipulada pela CIA, quando retornou aos Estados Unidos afirmou que a expressão  era um erro de tradução.



-----------------------------------

Renato Fernandes Jornalista com ampla experiência, antes de ingressar na redação do Segue Rumo passou por importantes meios de comunicação da cidade onde reside (Botucatu), como Diário da Serra (20 anos), folha Serrana, Folha Regional, Revista O Lojista, blog O Grito Notícias, Solutudo. Experiente no jornalismo web e formado em Análise em Mídias Digitais e ampla experiência em SEO atuando ainda na redação, edição, revisão de textos, e produção de conteúdo para o Youtube


Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando