Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina

Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina, isso é importante pois grupos de mulheres indígenas do país empreendem uma caminhada desde o dia 14 de março em direção à cidade de Buenos Aires. Elas chegarão no dia 22 de maio na capital federal, dia da plurinacionalidade dos territórios. Para o bloco sul, a caminhada total será de cerca de 1.900km, e, para o bloco norte, 1.200km, segundo estimativas recentes das ativistas. Também partiram grupos do leste e oeste do país, reunindo mulheres de diferentes nações indígenas. "Caminhamos para propor que o terricídio seja considerado um crime de lesa humanidade e lesa natureza", afirmam, em comunicado. "Sabemos que não é o melhor momento para sair dos territórios. No entanto, se ficamos em casa, continuam nos matando." O conceito de terricídio foi criado pelo movimento de mulheres indígenas para englobar as diversas formas de assassinato das formas de vida. Trata-se de feminicídio, ecocídio

Outubro Rosa em Botucatu traz informações importantes para mulheres

O mês de outubro ganha a cor rosa para conscientizar mulheres acima dos 40  anos de idade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. 

O tema nacional da campanha do Outubro Rosa deste ano é “quanto antes  melhor”, com a ideia de alertar sobre a importância da prevenção e do  diagnóstico precoce, que aumenta bastante as chances de cura.  

Um estilo de vida saudável, consultas regulares e a realização de mamografias  anualmente a partir dos 40 anos são algumas recomendações. 

Durante o Outubro Rosa, as mulheres de Botucatu poderão realizar a  mamografia da seguinte forma: 

- mulheres de 40 a 59 anos de idade, poderão procurar diretamente a Casa da  Mama portando o RG e o cartão SUS atualizado, e realizar a mamografia; 

- mulheres de outras faixas etárias (60 anos ou mais), deverão procurar antes a  Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e pegar a guia de  encaminhamento com o agendamento do exame. Os exames são gratuitos, com  o laudo saindo em poucos dias. 

As mamografias serão realizadas na Casa da Mama, localizada na rua Dr. Costa  leite, 1190, Centro. O telefone é o (14) 3813-3779, e o local atua de segunda à  sexta, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas. Aos sábados, o atendimento é  das 8 às 12 horas. 

O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, possui uma taxa de  cura próxima a 100 % e requer tratamentos menos mutilantes. 

Mais informações: 

Secretaria Municipal de Saúde 

Rua Major Matheus, 7, Vila dos Lavradores 

Telefone: (14) 3811-1100


x

Comentários