Exposição “Birds na Pina - Aves de Botucatu” já está aberta para visitação

A exposição de fotografias “Birds na Pina” já está aberta ao público. Os visitantes poderão contemplar imagens de cerca de 70 espécies de aves que vivem em Botucatu, registradas por diversos fotógrafos. Promovida pela Secretaria Adjunta de Turismo, a exposição oferece aos seus visitantes experiências interessantes, como uma mostra de comedouros caseiros, vídeos sobre o tema e cantos de aves disponíveis no espaço audiovisual, jogo da memória exclusivo, painéis sobre os biomas locais e tótens de pássaros gigantes. Quem passar por lá também poderá vivenciar a experiência de entrar em uma gaiola humana, e participar de oficinas, passarinhadas, rodas de conversa, visitas guiadas, contações de histórias e encontros com os fotógrafos e outros convidados. No próximo sábado, dia 30, às 11h30, no espaço da exposição, será feito o lançamento do “Guia de aves da Demétria 2”, de Gersony Jovchelevich, que apresenta 76 novas espécies locais, todas ilustradas com fotos e breves informações para facil

Outubro Rosa em Botucatu traz informações importantes para mulheres

O mês de outubro ganha a cor rosa para conscientizar mulheres acima dos 40  anos de idade sobre a importância da prevenção do câncer de mama. 

O tema nacional da campanha do Outubro Rosa deste ano é “quanto antes  melhor”, com a ideia de alertar sobre a importância da prevenção e do  diagnóstico precoce, que aumenta bastante as chances de cura.  

Um estilo de vida saudável, consultas regulares e a realização de mamografias  anualmente a partir dos 40 anos são algumas recomendações. 

Durante o Outubro Rosa, as mulheres de Botucatu poderão realizar a  mamografia da seguinte forma: 

- mulheres de 40 a 59 anos de idade, poderão procurar diretamente a Casa da  Mama portando o RG e o cartão SUS atualizado, e realizar a mamografia; 

- mulheres de outras faixas etárias (60 anos ou mais), deverão procurar antes a  Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e pegar a guia de  encaminhamento com o agendamento do exame. Os exames são gratuitos, com  o laudo saindo em poucos dias. 

As mamografias serão realizadas na Casa da Mama, localizada na rua Dr. Costa  leite, 1190, Centro. O telefone é o (14) 3813-3779, e o local atua de segunda à  sexta, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas. Aos sábados, o atendimento é  das 8 às 12 horas. 

O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, possui uma taxa de  cura próxima a 100 % e requer tratamentos menos mutilantes. 

Mais informações: 

Secretaria Municipal de Saúde 

Rua Major Matheus, 7, Vila dos Lavradores 

Telefone: (14) 3811-1100


x

Comentários