Desenhos animados "inocentes" que foram banidos da programação americana



Desenhos animados como Popeye, Pato Donald, Branca de Neve e os Sete Anões e curtas metragens da Disney, Looney Tunes e Hanna Barbera já serviram para fins que negam a ingenuidade natural desses personagens, como promoções de guerra, venda de cigarros, preconceito racial, apologia às drogas e ao sexo.

Durante a segunda guerra mundial os personagens de Walt Disney foram utilizados massivamente em promoções contra  o nazismo, em episódios bem humorados, mas que, quando vistos por poderiam gerar reações contrárias às reais intenções  e até mesmo incentivar a prática de crimes e a segregação racial.
Cartaz de “Der Fuehrer’s Face”

A Disney produziu um desenho animado que retratava como ocorria o aliciamento de novos integrantes para o exército alemão. Cenas que foram ao ar no clássico “As Crianças de Hitler”, onde mostra como se forma um nazista desde seu nascimento a comprovação se realmente são arianos,  a recusa do registro com nome judeu, e após o registro, a educação seguindo os ensinamentos do livro Mein Kampf (escrito por Adolf Hitler).

Militares americanos assistiram ao desenho e perceberam associações de personagens que são símbolos de pureza e bravura, dando a idéia de que todos os alemães eram educados como nazistas e favoráveis ao regime, indo contra a realidade de uma Alemanha também formada por judeus que passavam por perseguição, sofrimento e tortura.

A constatação fez com que a própria Disney apreendesse as cópias do filme e as destruíssem.

Esse é apenas um exemplo da anpropagandatinazista promovida pelos estúdios de animação.  Existem histórias onde os sete anões trocam seus bens por títulos, conhecidos como bônus de guerra, incentivando a guerra armamentista. 

No filme “Der Fuehrer’s Face”, de 1943, o Pato Donald é um soldado Nazista desastrado. Esse curta metragem chegou a receber o “Oscar” de melhor curta-metragem do ano. Nem mesmo o Mickey Mouse, Pluto e até o Bambi foram usados nas campanhas.


Na maioria dos casos, os desenhos ridicularizavam os inimigos , tratando-os como idiotas, débis e manipuláveis. O maior alvo eram os japoneses.

Existem histórias de que os criadores dos estúdios Disney chegaram a ser convocados para desenhar insígnias de unidades e equipamentos militares.

Em “Popeye - You're A Sap, Mr. Jap”, de 1942, dos estúdios estúdios Fleisher foi apresentado um marinheiro  Popeye que tem preconceito contra os japoneses. A animação foi lançada durante o período da II Guerra Mundial  e  mostra uma visão negativa e estereotipada dos japoneses, com destaque para caricaturas de alemães, entre eles Adolph Hitler.

No desenho, Popeye navega pelo Oceano Pacífico em um barco pequeno, quando entra em atrito com japonese que navegam em um barco maior. O grande ponto desse filme é a forma como os orientais falam e pronunciam as palavras.

Com o final da guerra muitos desses trabalhos foram recolhidos e deixaram de serem exibidos. Outros foram  avaliados pelo Código Hays e proibidos. 

O Código de produção cinematográfica não afetou apenas os filmes sobre a guerra de Disney, ele já era aplicado anteriormente a esse período, provocando a censura em curtas metragens da Betty Boop, Flinstones, Popeye, entre outros.

Semelhante à censura, o código determinou uma série de regras que restringiam a exibição de conteúdos nas emissoras americanas.

A regra foi criada pela associação dos produtores de filmes dos Estados Unidos (MPAA) considerando o que poderia ser moralmente aceitável. Sua redação foi assinada pelo líder do Partido Republicano William H. Hays. Passou a ser aplicado em 1934 e vigorou até 1967, quando foi substituído ao sistema Avaliação da idade da MPAA.

Uma das maiores vítimas do código foi a personagem Betty Boop, que teve vários curtas metragens proibidos devido à nudez, violência e apologia ao consumo de drogas.

A proibição das exibições e o banimento de produções aconteceram em um período onde o preconceito afetava o mercado da animação, para a comunidade desenhos animados tinham como público único as crianças, adultos não eram pegos prestigiando esse tipo de arte e por essa razão era necessário regrar a exibição e o conteúdo que integrariam a programação das emissoras.

O código possuía três "princípios gerais"


1.    Não autorizar qualquer filme que pode reduzir o nível moral dos espectadores. Nunca conduzir o espectador a tomar uma posição para o crime, o mal ou pecado.

2.    As formas de vida descritas no filme serão corretas, tendo em conta as necessidades específicas de drama e de entretenimento.

3.    A lei, natural ou humana, não deve ser ridicularizada e simpatia do público não vai para aqueles que violam.

E aplicava as seguintes restrições nos casos de:



•    A técnica de assassinato deve ser apresentada de modo a não provocar imitação. Não é mostrar os detalhes de assassinatos brutais. Vingança, hoje em dia, não se justifica. Os métodos dos criminosos não devem ser apresentados de forma precisa.

•    O contrabando de drogas e seu uso não serão exibidos em qualquer filme. Fora a exigência do enredo e da imagem das personagens não pode dar origem ao álcool na vida americana.

•    A sacralidade da instituição do casamento e do lar será mantida. Os filmes não vão assumir grosseiras formas de sexo como comuns e as aceitar. Adultério e comportamento sexual ilícito de tudo, por vezes, necessário para a trama não devem ser muito precisas de demonstração ou ser justificada, ou apresentada de uma aparência atraente.

•    Cenas de paixão não devem ser feitas para a trama, a menos que eles são indispensáveis. Nenhuns beijos ou abraços exibida serão exibidos em devassa excessiva, com poses e gestos sugestivos.

•    A blasfêmia intencional e profano ou vulgar qualquer fim é proibida em todas as suas formas. O caráter de Cristo deve ser tratado com respeito. Cristo não é um assunto para a comédia.

•    A mostra de corpo são proibidos. O umbigo também.

•    Os trajes dos movimentos de dança e exposições inconvenientes indecente durante a dança são proibidos. Danças ou sugerindo que representam ações ou paixões sexuais indecentes são proibidos.
Confira alguns desenhos que foram banidos da programação.

Confira abaixo alguns desenhos proibidos


As Crianças de Hitler


Pato Donald “Der Fuehrer’s Face”



Pato Donald “Comand Duck”



Popeye - You're A Sap, Mr. Jap


 

Bugs Bunny -Nazi--Negro U.S. War Bonds Com 


 

7 Wise Dwarves 



Betty Boop - Apologia às drogas 



 Nudismo


 

Japs-Bugs Bunny - Tokio Jokio



Blitz Wolf 1942



Donald Duck cartoon-the spirit of 43



Flinstones em comercial de cigarro



Relação de desenhos banidos


Betty Boop - Making Stars
Betty Boop - Minnie The Moocher
Betty Boop - Penthouse.
Betty Boop - Popeye The Sailor
Betty Boop - Snow White (Cab Calloway)1933
Bugs Bunny & Daffy Duck - Stupor Duck.
Bugs Bunny - Buy A Share Of Freedom (WWII Propeganda)
Bugs Bunny 51st Special Cartoon Network BANNED (1).
Castle Films - Little Black Sambo
Disney - A Good Time For A Dime
Disney - Haunted House
Disney - Mickey's Fire Brigade
Disney - The Spirit Of '43.
Disney - The Story Of One Of 'Hitler's Children
Disney - The Vanishing Private
Felix The Cat - Felix Saves The Day
Looney Tunes - A Coy Decoy
Looney Tunes - Daffy The Commando
Looney Tunes - Fresh Hare.
Looney Tunes - Gold Diggers of '49
Looney Tunes - Hare-way To The Stars
Looney Tunes - Operation Rabbit.
Looney Tunes - Southern Fried Rabbit
Looney Tunes - The Big Snooze
Looney Tunes - Which Is Witch
Merrie Melodies - Aviation Vacation
Merrie Melodies - Bushy Hare
Merrie Melodies - Coal Black and de Sebben Dwarfs
Merrie Melodies - Confederate Honey
Merrie Melodies - Corny Concerto
Merrie Melodies - Herr Meets Hare
Merrie Melodies - Mississippi Hare
Merrie Melodies - Rabbit Stew
Merrie Melodies - Russian Rhapsody
Merrie Melodies - Stupor Duck
Merrie Melodies - Tokio Jokio
Merrie Melodies - What's Cookin' Doc
Merry Melodies - Bunker Hill Bunny
Merry Melodies - Hiawatha's Rabbit
Merry Melodies - Hillbilly Hare
Merry Melodies - Jungle Jitters
Metro-Goldwyn-Mayer - Big Heel-Watha.
Metro-Goldwyn-Mayer - Blitz Wolf.
Metro-Goldwyn-Mayer - Dixieland Droopy.
Metro-Goldwyn-Mayer - Henpecked Hoboes
Metro-Goldwyn-Mayer - His Mouse Friday.
Metro-Goldwyn-Mayer - Lucky Ducky
Metro-Goldwyn-Mayer - Red Hot Riding Hood
Metro-Goldwyn-Mayer - Uncle Tom's Cabana
Popeye - A Jolly Good Furlough.
Popeye - Seein' Red,White, and Blue
Popeye - Spinach Fer Britain
Popeye - You're A Sap Mr. Jap
Universal - Scrub Me Mama With A Boogie Beat
Warner Broothers - The Ducktators
Banned Cartoons - Bugs Bunny - Herr Meets Hare
Banned Cartoons - Bugs Bunny - Southern Fried Rabbit (1953 uncensored).
Banned Cartoons - Bugs Bunny Nips The Nips
Banned Cartoons - Disney - Little Black Sambo (Banned) (1935 Castle Films)
Banned Cartoons - Tex Avery - 1947 - Uncle Tom's Cabana.
Banned Cartoons -Tex Avery - Red Hot Riding Hood (1943)
Walt Disney Cartoon - Hitler's Children - Education For Death - Banned Cartoons
Z Banned Cartoons - Bugs Bunny - Coal Black And De Sebben Dwarfs (WWII) Banned.

-----------------------------------

Renato Fernandes Jornalista com ampla experiência, antes de ingressar na redação do Segue Rumo passou por importantes meios de comunicação da cidade onde reside (Botucatu), como Diário da Serra (20 anos), folha Serrana, Folha Regional, Revista O Lojista, blog O Grito Notícias, Solutudo. Experiente no jornalismo web e formado em Análise em Mídias Digitais e ampla experiência em SEO atuando ainda na redação, edição, revisão de textos, e produção de conteúdo para o Youtube


Comentários

Postagens mais visitadas

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

16 curiosidades sobre a fábrica de brinquedos Estrela que toda criança adulta precisa saber

A história do Distrito de Vitoriana, em Botucatu

A história da Praça do Bosque da sua construção em 24 horas no centenário de Botucatu ao Shopping Amando

Helinho justiceiro: o controverso assassino adolescente do submundo criminal brasileiro

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural