Movimento Extropian: você está pronto para viver eternamente?


O sonho de viver eternamente seja como consciência, em forma mecânica ou robotizada é um dos pilares do grupo chamado Extropians.  Os adeptos dessa linha de pensamento acreditam na evolução dos valores e normas para a melhoria contínua da condição humana.

Os extropianos acreditam que os avanços científicos e tecnológicos permitirão a vida eterna futuramente. Eles trabalham para atingir esse objetivo desenvolvendo pesquisas e testando novas tecnologias.

Grupo crê no download da mente


O grupo age através de um fundamento ético, o Princípio Proactionary, formulado pelo filósofo Max More um dos fundadores do movimento Extropians:

“No momento de escolha entre medidas visando restringir a inovação tecnológica, priorizemos critérios decisórios como estes: que se dê prioridade aos riscos a humanos e a outras formas de vida inteligentes sobre os riscos a outras espécies; que se dê prioridade a ameaças não-letais à saúde humana sobre ameaças limitadas ao meio ambiente (dentro de limites razoáveis); que se dê prioridade a ameaças imediatas sobre ameaças distantes; que se prefira a medida com o valor de expectativa mais alto através da priorização de ameaças mais certas sobre as menos certas, e de impactos irreversíveis e persistentes sobre impactos transitórios.”

Max More é um dos fundadores        

O grupo também responde como um dos responsáveis pelo surgimento do pós-humanismo, caracterizado pela atitude de abertura ao progresso tecnológico, com a expectativa de superar as limitações humanas como doenças, envelhecimento e morte. O discurso é de transcendência com a meta de expansão da consciência, capacidades corporais e intelectuais.

O movimento surgiu no início dos anos 1990, período em que o mundo começou a desvendar a internet e avançar rumo ao universo virtual. Geograficamente, os primeiros extropianos vieram do estado americano da Califórnia.

A principal característica do grupo é a negação da entropia, ou seja, a tendência natural dos seres e coisas se degenerarem e morrer. Os primeiros líderes são Tom Morrow e Max More.

Além do Princípio Proactionary, que orienta as ações, os extropianos atuam diretamente em pelo menos quatro frentes polêmicas, e consideradas como utópicas por muitos.

• Criogenia – Alguns seguidores desta linha de pensamento querem ser congelados para poderem acordar no futuro, assim que a ciência tornar isso possível com garantias ao prolongamento da existência;


• Download da Mente – O grupo acredita na possibilidade de transferir idéias, pensamentos e personalidade para uma espécie de “Disco Rígido”, que pode ser acoplado a um novo sistema quando o corpo perecer. O sistema pode ser orgânico ou mecânico.

Cidade utópica           


• Sociedade Extropians – Tom Morrow defende a criação de ilhas para abrigar os adeptos dessa filosofia, enquanto o futuro ideal não chega. A sociedade que renascerá com os extropians, em forma de cyborgs, clones ou outras formas experimentais de consciência humana viverão sob um regime anarco-capitalista, com a ausência do Estado e baseada no livre comércio.

• Auto-ajuda – Os extropians são adeptos do otimismo, os membros são orientados a superar obstáculos afastando os pensamentos negativos. A lógica é que tudo é possível, desde que você acredite.


Comentários

Postagens mais visitadas

Lagoa Gigante em Formato de Homem em Iacanga é classificada como bizarrice do Google Maps pela imprensa internacional

Dioguinho, o infame assassino do interior de São Paulo

Símbolo da Paz ou a marca do Diabo?

Gêmeas siamesas mostram superação e felicidade: conheça a história de Yara e Yasmin Santos

Pedreira de Laranjal Paulista: área antes degradada agora é uma das maravilhas da região

Betty Adreasson, a mulher que foi abduzida por um OVNi triangular em Massachusetts

Travis Walton, o lenhador que foi abduzido e ficou cinco dias com alienígenas

Conheça o serial killer José Paz Bezerra, ou melhor, o Monstro do Morumbi

A história incrível por trás das Tartarugas Ninjas: da paródia à fenômeno cultural

Cabo Bruno: o justiceiro do Jabaquara que exterminava tatuados e criminosos da periferia de São Paulo