Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina

Mulheres indígenas chegam na reta final da caminhada de 2.000 km pela Argentina, isso é importante pois grupos de mulheres indígenas do país empreendem uma caminhada desde o dia 14 de março em direção à cidade de Buenos Aires. Elas chegarão no dia 22 de maio na capital federal, dia da plurinacionalidade dos territórios. Para o bloco sul, a caminhada total será de cerca de 1.900km, e, para o bloco norte, 1.200km, segundo estimativas recentes das ativistas. Também partiram grupos do leste e oeste do país, reunindo mulheres de diferentes nações indígenas. "Caminhamos para propor que o terricídio seja considerado um crime de lesa humanidade e lesa natureza", afirmam, em comunicado. "Sabemos que não é o melhor momento para sair dos territórios. No entanto, se ficamos em casa, continuam nos matando." O conceito de terricídio foi criado pelo movimento de mulheres indígenas para englobar as diversas formas de assassinato das formas de vida. Trata-se de feminicídio, ecocídio

Feira de Artesanato do TCE do Mato Grosso do Sul completa 10 anos


Em sua 20ª edição, a Feira de Artesanato do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul completa 10 anos de existência. Composta por servidoras da ativa, aposentadas e por familiares de servidores do TCE-MS a feira que é realizada duas vezes por ano, uma no mês de maio em comemoração ao Dia das Mães e outra em dezembro, mês do Natal, teve início dia 02 de dezembro e se estende até sexta-feira, dia 13.

De acordo com a organizadora do evento, a servidora Sibele Santos Mir, participam desta edição 16 artesãs que dispõem diversos produtos, que vão desde gêneros alimentícios, até peças de vestuário e produtos para cozinha e lavabo. “A Feira é uma excelente oportunidade para quem está em busca de um presente para o Natal, são diversos produtos com preços bem acessíveis”, declarou Sibele.

Estão sendo comercializados artesanatos em tecido, tear como tapetes e jogos americano, bijuterias, enfeites em feltros, crochês, tricôs, panos de prato, toalhas de mesa, chinelos bordados com pedrarias, arranjos florais, carteiras, bijuterias, semijóias, quadros, perfumes e cheiro para lavabos, e ainda, peças exclusivas em cerâmica.

Na área alimentícia, a feira apresenta uma variedade de produtos de excelente qualidade e procedência, como biscoitos, doces, tortas, pães, entre outros produtos que utilizam as mais variadas técnicas. Os preços também são muito atrativos, variando de R$ 2,50 a R$ 300,00.

Comentários